

TODOS OS SAÚDE EM PAUTA |
ÚLTIMOS SAÚDE EM PAUTA |
|
Saúde em pauta
Agosto Dourado
Aleitamento materno: a base da vida é o tema da Semana Mundial de Aleitamento Materno de 2018 que acontece de 1o a 08 de agosto
O aleitamento materno faz bem ao bebê e à mãe. E para marcar a importância desse ato, todo ano acontece a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), que em 2018 será promovida de 1o a 07/08, cujo tema estipulado pela Aliança Mundial para Ação em Amamentação será: Aleitamento materno: a base da vida.
No Brasil, a Lei Nº 13.435, de 12 de abril de 2017, estabelece, ainda, o mês de agosto – denominado Agosto Dourado – como o período voltado para a realização de ações que estimulem a amamentação em todo o território nacional.
Além de todos os benefícios do leite materno já conhecidos, recentemente, um novo tipo de célula do sistema imunológico – as Células Linfóides Inatas (ILC - sigla em inglês) do tipo 1 foi encontrado no leite materno por pesquisadores da Universidade de Georgia, nos Estados Unidos. De acordo com o estudo, publicado no Jama Pediatrics, estas partículas atuam na linha de frente no combate às ameaças infecciosas e, a longo prazo, auxiliam também no desenvolvimento do sistema imune do recém-nascido. As ILCs foram descobertas há cerca de 10 anos e é a primeira vez que são identificadas no leite materno.
Mas os benefícios da amamentação também atingem as mães de maneira muito positiva. Ela é uma ferramenta de prevenção ao câncer de mama, colabora nas situações de depressão pós-parto, previne câncer nos ovários, problemas cardíacos, hemorragias e diabetes do tipo 2.
Mesmo com uma série de benefícios comprovados, a amamentação ainda é substituída, prematuramente, por outros alimentos. Em relatório divulgado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), os bebês são amamentados cinco vezes menos em países de alta renda. Na pesquisa, revela-se que as razões incluem mudanças de políticas governamentais, falta de apoio social e percepção pública.
Conheça outros benefícios da amamentação:
- Promove uma interação profunda entre mãe e filho;
- Ajuda no desenvolvimento motor e emocional da criança;
- Faz o útero da mãe voltar mais rápido ao tamanho natural;
- Diminui o risco de hemorragia pós-parto e, consequentemente, de anemia na mãe;
- Ajuda a mulher a voltar mais rapidamente ao peso que tinha antes da gestação e diminui o risco de câncer de mama e de ovário;
- O leite materno contém todos os nutrientes necessários à criança;
- Protege contra infecções e alergias e propicia menos problemas ortodônticos (dentes) e fonoaudiólogos (na fala) associados ao uso de mamadeira.
Fontes: Unicef, Jama Pediatrics e Sociedade Brasileira de Pediatria