5. DÚVIDAS FREQUENTES

1. O que é a isenção do rodízio municipal de veículos para médico?

É uma Autorização Especial de Trânsito (AET) que permite aos médicos que residem na cidade de São Paulo utilizarem um veículo de sua propriedade nos dias e horários de restrição de circulação de veículos automotores imposta pelo rodízio municipal, para o cumprimento da sua atividade profissional.

2. Quais são os requisitos para solicitação do serviço.

  • Estar com a inscrição ativa no Cremesp e possuir acesso à área do médico;
  • Ter o endereço de residência na cidade de São Paulo cadastrado no Cremesp, sendo que este tem de ser o mesmo destinado ao recebimento das correspondências oficiais. Se houver devolução das postagens, o cadastro no Cremesp é bloqueado e a autorização poderá ser cancelada;
  • O veículo objeto da autorização deve estar registrado em nome do médico requerente (pessoa física), com o licenciamento anual vigente e registrado no município de São Paulo.

3. Como solicitar a isenção do rodízio municipal”?

A solicitação da isenção do rodízio é feita exclusivamente pela área do médico. Após se conectar na área exclusiva, clique em "Isenção do Rodízio", selecione "Solicitar Isenção", aceite o Termo de Ciência e Responsabilidade, clique em "Prosseguir", informe a placa e clique em "Prosseguir" novamente. A resposta será emitida no ato da solicitação e já iniciará a validade do benefício, se aprovada.

4. Não consigo encontrar informações sobre a documentação necessária para solicitar a isenção nem localizar o boleto para pagamento da taxa de serviço.

O processo foi totalmente automatizado, não havendo mais necessidade de apresentação de quaisquer documentos nem pagamento de taxas. O sistema verifica se as condições para aprovação são atendidas de forma eletrônica e automática, no ato da solicitação. 

5. Quando devo solicitar a renovação do benefício?

A renovação da isenção – que é de inteira responsabilidade do médico – não é automática e deve ser solicitada a partir de 60 dias antes do término do período de vigência. É possível consultar a vigência do seu benefício de isenção do rodízio na área do médico, no menu "Isenção do Rodízio", opção "Consultar Situação".

6. Não consigo localizar a área para pedir renovação da isenção / substituição do veículo no site do Cremesp. 

Não é mais necessário identificar o tipo de solicitação (se é pedido inicial, renovação ou substituição). O sistema já identifica o processo automaticamente quando a placa é informada.

7. Assim que solicitar o pedido, já posso utilizar o veículo em dias e horários da restrição?

A resposta da solicitação é instantânea. Se aprovada, poderá utilizar o veículo a partir do dia e horário da aprovação.

8. Como confirmar se minha solicitação foi aprovada?

Após a solicitação, o sistema informará o resultado. Caso queira consultar a vigência, acesse a opção "Consultar situação", em "Isenção do Rodízio", na área do médico.

9. Qual o período de validade do benefício?

As isenções concedidas a partir de 07 de junho de 2021, data da publicação do Decreto nº 60.291/2021, são válidas por até 2 (dois) anos, caso mantidas as condições que motiveram a aprovação. Já os benefícios efetivados anteriormente a esta data possuem validade de até 1 (um) ano. A renovação é de responsabilidade do requerente e deve ser providenciada a partir de 60 dias antes de expirar a validade da autorização.

10. Como funciona o bloqueio das multas para as autorizações concedidas?

Quando o veículo é liberado do rodízio, a placa é registrada no sistema do Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV) de forma que todas as infrações por descumprimento ao rodízio municipal ocorridas durante o período de vigência do benefício sejam automaticamente desconsideradas.

11. Tenho isenção do rodízio e fui multado. O que fazer?

Durante a validade do benefício, não há emissão de multas para este tipo de infração. A multa por desobediência ao rodízio municipal é identificada no corpo da autuação como “enquadramento nº. 57.462” e é expressa a palavra "rodízio" na descrição da infração. Portanto, verifique se a multa foi ocasionada por outro tipo de infração (circular em faixas e corredores de ônibus, por exemplo) ou se o benefício está ativo.

12. É possível solicitar a liberação do rodízio municipal se o veículo for obtido por meio de financiamento?

Sim. Desde que o veículo esteja registrado em nome do requerente.

13. É possível solicitar a liberação do rodízio municipal para veículos alugados?

Não. Para solicitar a isenção do rodízio, obrigatoriamente, o veículo deve estar em nome do médico requerente.

14. Meu veículo está registrado em nome da minha empresa. Posso solicitar a isenção do rodízio municipal para este veículo?

Não. O benefício não é concedido para veículos registrados em nome de Pessoa Jurídica, ainda que seja uma empresa médica. O veículo deve obrigatoriamente estar em nome de Pessoa Física.

15. Posso cadastrar dois veículos na isenção do rodízio municipal?

Não. É concedida a liberação para apenas um veículo. Ao solicitar a substituição, haverá o CANCELAMENTO IMEDIATO DA AUTORIZAÇÃO CONCEDIDA AO VEÍCULO ANTERIOR.

16. Vendi meu veículo com isenção do rodízio vigente. Como proceder?

O Detran-SP repassa ciclicamente os dados dos veículos registrados ao DSV, órgão municipal responsável pelo benefício de isenção do rodízio. Quando as informações de propriedade são atualizadas junto ao Detran-SP, o órgão as envia ao DSV, que executa automaticamente o cancelamento. A data do cancelamento do benefício em caso de transferência de propriedade do veículo retroage à data de preenchimento do comprovante de compra e venda (CRV ou ATPV-e). Mais informações, leia a seção CANCELAMENTO DA AUTORIZAÇÃO.

17. Não consigo acessar a área do médico. O que devo fazer?

Entre em contato com a Seção de Cadastro através do e-mail rod@cremesp.org.br, ou ligue para a Central de Atendimento Telefônico no número (11) 4349-9900, de segunda a sexta-feira, no período das 8h às 20h, para que seja feita a análise da situação e receba as orientações adequadas.

 

Leia também a seção INFORMAÇÕES IMPORTANTES. Situações não abordadas no site podem ser esclarecidas junto à Seção de Cadastro, pelo e-mail rod@cremesp.org.br, ou pelo telefone (11) 4349-9900, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

 


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