PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL (JC pág. 2)
Lei dos Conselhos: em 50 anos de existência, as normas que regem os CRMs e o CFM somente foram alteradas em 2004, em pontos limitados...


ENTREVISTA (JC pág. 3)
José Osmar Medina Pestana, diretor do Hospital do Rim e Hipertensão, é o convidado desta edição


ATIVIDADES 1 (JC pág, 4)
Interior do Estado integra o programa de educação médica continuada do Cremesp


CAPES (JC pág. 5)
Acompanhe um passo-a-passo para acessar o acervo de periódicos do portal Medicina em Evidência/Capes


ENSINO MÉDICO (JC pág. 6)
A crise no curso de Medicina da Universidade Santo Amaro provoca a demissão de cerca de 50 professores e preceptores


FISCALIZAÇÃO (JC pág.7)
Acompanhe um resumo dos procedimentos realizados pelo Departamento de Fiscalização do Cremesp em 2008


ESPECIAL (JC pág. 8 e 9)
Dando continuidade às reportagens sobre o sistema público de saúde, esta edição avalia o funcionamento da Atenção Básica no SUS


ÉTICA & JUSTIÇA (JC pág. 10)
Desiré Callegari, coordenador do Departamento Jurídico do Cremesp, analisa a interdição cautelar do exercício profissional


GERAL 1 (JC pág. 11)
Políticas irregulares das seguradoras: Cremesp colabora na investigação realizada pela Comissão Parlamentar de Inquérito


GERAL 2 (JC pág. 12)
Notificação a reações adversas foi o tema central do encontro entre Cremesp e Centro de Vigilância Sanitária, regional São Paulo


GERAL 3 (JC pág. 13)
Temas em destaque na Coluna dos Conselheiros do CFM: Trotes Violentos e Cirurgia Plástica


ALERTA ÉTICO (JC pág. 14)
Esclareça suas dúvidas sobre o estado da morte no canal especialmente preparado pelo Centro de Bioética do Cremesp


GERAL 4 (JC pág. 15)
Ranking de "melhores médicos": publicações ferem a ética médica e caracterizam publicidade indevida


HISTÓRIA (JC pág, 16)
Complexo Hospitalar Juqueri: um dos símbolos do surgimento da psiquiatria no Brasil


GALERIA DE FOTOS



Edição 257 - 03/2009

GERAL 4 (JC pág. 15)

Ranking de "melhores médicos": publicações ferem a ética médica e caracterizam publicidade indevida


Nota oficial

Cremesp alerta: divulgação de “melhores médicos” fere a ética médica

O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, mais uma vez, vem a público manifestar sua preocupação quanto às publicações, encartes, cadernos especiais de jornais, revistas, catálogos, anuários, premiações e similares que fazem divulgar relações, listas ou rankings de “melhores médicos”, “médicos mais admirados”, “médicos do ano” etc.
Com fins comerciais, tais publicações ferem a ética médica ao promoverem determinados médicos em detrimento de outros colegas, podendo caracterizar, ainda que indiretamente, publicidade indevida, concorrência desleal e angariação privilegiada de clientela.

No Estado de São Paulo atuam cerca de 100 mil médicos, o que torna impossível eleger e diferenciar, por meio de critérios objetivos e justos, a excelência dos inúmeros profissionais, da Capital e do Interior, que se destacam em 53 especialidades médicas e 54 áreas de atuação oficialmente reconhecidas.

As diversas possibilidades de vínculos (públicos e privados) e de inserção profissional (clínica, assistência, ensino, pesquisa, gestão, dentre outras) também impedem comparações generalizadas.

Considerando as reclamações de médicos que chegam ao Cremesp, solicitamos aos colegas que não aceitem a veiculação de seus nomes e informações pessoais nesse tipo de publicação e que comuniquem ao Conselho sempre que ocorrer a divulgação sem a devida permissão do profissional.

Recomendamos a atenção dos diretores clínicos e responsáveis técnicos de hospitais, laboratórios e outras empresas da área da saúde, que geralmente constam como anunciantes e patrocinadoras das referidas publicações.

Por fim, ressaltamos que o Cremesp divulga na internet, após  cadastramento e autorização dos médicos,  fotografia, dados pessoais e profissionais que ficam à disposição para a consulta da população.

Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo

Justiça Federal nega mandado de segurança contra o Conselho

A Justiça Federal em São Paulo negou mandado de segurança impetrado contra o Cremesp por centro de estética que questionava a legalidade da Resolução nº 1.836/2008, do Conselho Federal de Medicina (CFM). Esta proíbe vínculo de qualquer natureza entre os profissionais e as empresas que anunciam e/ou comercializam procedimentos médicos em planos de financiamento, consórcios e similares.

O médico não pode, portanto, atuar como credenciado ou referenciado dessas empresas. E, ainda, de acordo com o Código de Ética Médica, a medicina não pode, em qualquer circunstância, ser exercida como comércio.

Um centro de estética com sede em São Paulo, que intermedeia a realização de cirurgias plásticas, impetrou mandado de segurança contra o Cremesp com o objetivo, dentre outros, de obrigar o Conselho a se abster de qualquer ato contra os médicos credenciados ou que vierem a se credenciar junto à empresa. O Cremesp, assim como os demais Conselhos Regionais de Medicina, atuam na fiscalização do cumprimento das resoluções do CFM.

Funcionários de Delegacias Regionais têm curso de reciclagem profissional

Em busca de maior integração funcional e aprimoramento no atendimento ao médico, o Cremesp realizou um treinamento entre seus 59 funcionários lotados nas Delegacias do Interior e da Capital. O workshop foi realizado na sede do Conselho, com duas turmas, nos dias 12 ,13,18 e 19 de fevereiro.

De acordo com o conselheiro coordenador das Delegacias do Interior, Carlos Alberto Monte Gobbo, “além de possibilitar a melhoria na qualidade dos serviços prestados pelas delegacias regionais aos médicos, o treinamento possibilitou maior interação entre os funcionários das delegacias e dos departamentos do Conselho, permitindo a reciclagem e padronização dos procedimentos administrativos de cada seção”.

O Departamento de Recursos Humanos do Conselho distribuiu apostilas e a maioria dos instrutores utilizou power point para facilitar a didática das palestras. Participaram do treinamento as seguintes delegacias: Americana, Araçatuba, Araraquara, Assis, Barretos, Bauru, Botucatu, Bragança Paulista, Campinas, Guarulhos, Jaú, Jundiaí, Limeira, Marília, Mogi das Cruzes, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba, Taubaté, Zona Leste, Zona Norte, Zona Oeste e Zona Sul.

Eventos do Cremesp em abril

Dia 7
Reunião mensal do Clube do Fígado na sede do Cremesp.

Dia 23
Programa de Educação Médica Continuada, sob o tema: Saúde do Idoso, na Delegacia Regional de Presidente Prudente.

Dia 24 e 25
I Fórum Estadual de Cooperativismo Médico, no auditório da sede do Cremesp. As palestras e as mesas-redondas terão os seguintes temas: Cooperativismo; As Cooperativas na Visão do Ministério Público do Trabalho; Cooperativas de Especialidade nos setores público e privado; Cooperativas de Hospitais; Cooperativas de intermediação de mão-de-obra e o SUS; Cooperativas de intermediação de mão-de-obra e o setor privado; Grupo de estudo sobre terceirização dos serviços de saúde e O Sistema Unimed no panorama da Saúde Suplementar.

Mais informações: Seção de Eventos, fone (11) 3017-9345 e 3123-8704 ou pelo e-mail: eventos@cremesp.org.br


Hepatologia e cirurgia do fígado são temas
de encontro mensal


Médicos participam de encontro do Clube do Fígado

Mais um encontro promovido pelo Clube do Fígado foi realizado no dia 3 de março. Desta vez, coordenada por Paulo Herman, da USP, tratando de metástases hepáticas metacrônicas e ressecções hepáticas. As palestras, abertas  a todos os médicos interessados em hepatologia e cirurgia do fígado do Estado de São Paulo, integram o Programa de Educação Médica Continuada do Cremesp.

Destinam-se a atualizar e reciclar nessa área os colegas interessados, por meio de discussão de casos clínicos, com a participação de especialistas em hepatologia clínica, cirurgia do fígado, radiologistas e anatomopatologistas, permitindo a troca de experiência e informação entre todos, e a consequente melhoria da formação médica e da qualidade da assistência prestada nessa área de atuação.

O próximo encontro acontece no dia 7 de abril, na sede do Cremesp.


Dia Internacional da Mulher

IV Happy Hour Solidário em Campinas
O evento, que teve como tema “Mulheres em Foco”, foi realizado no dia 5 de março, no Pot Pourri Festas, em Sousas. Em sua quarta edição, foi organizado pela Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas, para homenagear as mulheres pelo Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, e contou com a participação da presidente da entidade e conselheira do Cremesp na região, Denise Malek.

Homenagem na APM
Em sessão solene, realizada pela Associação Paulista de Medicina (APM) em 6 de março, oito personalidades femininas que se destacaram na Medicina, ou que desenvolvem trabalhos comunitários, foram homenageadas. O Cremesp foi representado pelos conselheiros Krikor Boyaciyan, Renato Françoso Filho, Silvana Figueiredo Morandini e Ieda Therezinha Verreschi (também presidente da Associação Brasileira de Mulheres Médicas).



Este conteúdo teve 101 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 296 usuários on-line - 101
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.