PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL (JC pág. 2)
Médico do SUS: em defesa de plano de carreira definido e piso salarial digno


CONFERÊNCIA (JC pág. 3)
Os desafios por melhores condições de trabalho no sistema público de saúde


ATIVIDADES 1 (JC pág. 4)
Módulos para atualização profissional avançam no ABC e no interior


BIOÉTICA (JC pág. 5)
Síntese dos temas abordados no Simpósio de Bioética Hospitalar, realizado no final de maio


ATIVIDADES 2 (JC pág. 6)
Quatro chapas disputam o pleito para a gestão 2009-2014


PRÓ-SUS (JC pág. 7)
Fórum Nacional e Sudeste debate plano de cargos e salários da classe


ENSINO (JC págs. 8/9)
Coletiva de imprensa apresenta livro e estudo sobre o Exame do Cremesp


ÉTICA (JC pág. 10)
O médico auditor deve se identificar de forma clara em todos os seus atos


VIDA DE MÉDICO (JC pág. 11)
O ortopedista Luiz Mestriner relata sua paixão pelo ensino médico


ESPECIALIDADES (JC pág.12)
Acompanhe a história das especialidades médicas a cada edição do JC


GERAL (JC pág. 13)
Acompanhe a participação do Cremesp em eventos relevantes para a classe


ALERTA ÉTICO (JC pág.14)
A ética no preenchimento do prontuário médico, segundo Parecer Consulta do Cremesp


PESC (JC pág. 15)
Iniciativa leva informações sobre temas de saúde a comunidades da periferia


GALERIA DE FOTOS



Edição 260 - 06/2009

ATIVIDADES 1 (JC pág. 4)

Módulos para atualização profissional avançam no ABC e no interior


PROGRAMA DE EDUCAÇÃO MÉDICA CONTINUADA

Cremesp oferece cursos gratuitos de reciclagem profissional


Programa é apresentado em Batatais 

O Conselho disponibiliza aos médicos, desde 2005, cursos de reciclagem e atualização profissional por meio do Programa de Educação Médica Continuada (PEMC). O curso é gratuito e apresenta, em módulos, aulas expositivas e painéis de debates, temas gerais de interesse prático, ministrados por médicos com reconhecida experiência na área.

Os cursos são frequentados principalmente por médicos generalistas, que atuam em hospitais, ambulatórios, unidades básicas de saúde, prontos-socorros e nos programas de Saúde da Família. Mas todos os médicos inscritos no Cremesp também podem participar. O evento tem total isenção, pois não conta com nenhum financiamento de indústria farmacêutica ou outro apoio de iniciativa privada. Atualmente, a coordenação do programa na Capital está a cargo da conselheira Maria do Patrocínio Tenório Nunes e, no Interior, do conselheiro Carlos Alberto Monte Gobbo.

Santo André
O tema Perícia Médica foi abordado no 56º módulo do PEMC, realizado no dia 23 de maio, no anfiteatro da Associação Paulista de Medicina de Santo André, sob a coordenação do delegado superintendente adjunto da região, Edson de Souza Freitas. Foram apresentadas as seguintes palestras: Momentos Éticos (Desiré Carlos Callegari), Coluna Vertebral e Capacidade Laboral, (Luciano Miller Reis Rodrigues), Ética em Perícia Médica (Jarbas Simas), Doenças Psiquiátricas e Capacidade Laboral (João Baptista Laurito Júnior) e Responsabilidade Jurídica na Perícia Médica (Airton Gomes).

Batatais
O 55º módulo, com Temas Gerais de Interesse Prático, do Programa de Educação Médica Continuada, aconteceu no dia 21 de maio, em Batatais, dando continuidade ao objetivo do Cremesp de levar informação especializada aos profissionais médicos de cidades do interior paulista.
 
O evento contou com a participação dos delegados regionais  Carlos Riad Aoude (Franca), Ulisses Martins Mini¬cucci (Franca), Said Miguel Junior (Franca/Batatais), Eduardo Luiz Bin (Ribeirão Preto), Gabriel Junqueira Leite (Ribeirão Preto/São Joaquim da Barra) e Ângelo Mário Sarti (Ribeirão Preto/Sertãozinho), além do conselheiro Isac Jorge Filho.
O programa foi realizado na Unimed local, onde puderam ser conferidas as palestras: Momento Ético (Lavínio Nilton Camarim), Atestado Médico  (Antonio Pereira Filho) e Saúde do Idoso (Flávia Campora).

Na avaliação do conselheiro Pereira, que dividiu sua palestra entre a discussão sobre atestados de um modo geral e atestados de óbito, a plateia participou ativamente das discussões. “O evento esclareceu muitas dúvidas existentes por parte dos profissionais, como as referentes a preenchimento de atestados médicos”, disse.

Franca
O 57º módulo sobre Emergências em Pronto-Socorro do PEMC, aconteceu no dia 4 de junho, na cidade de Franca, sob a coordenação da Delegacia Regional de Franca. O programa teve a apresentação das seguintes palestras: Momento Ético  (Lavínio Nilton Camarim), Choque (Rosa Goldstein Alheira Rocha) e Conduta Inicial no AVC (Eduardo Souza de Melo).


Público discute emergências em pronto-socorro em Franca

O evento foi realizado na sede recreativa do Centro Médico de Franca e contou com a participação de aproximadamente 40 médicos. “A intenção é colocar o Cremesp mais próximo do médico, levando a reciclagem profissional aos colegas das cidades da região”, declarou Camarim, conselheiro responsável pela regional.


Clube do Fígado
Especialistas em hepatologia discutem casos clínicos

A 4ª reunião do ano do Clube do Fígado, integrante do Programa de Educação Médica Continuada, foi realizada no  dia 2 de junho, na sede do Cremesp, coordenada pela Faculdade de Medicina da USP.

Tendo como moderador Paulo Herman, foram discutidos dois casos clínicos de hepatocarcinoma e adenoma de fígado submetidos a hepatectomias laparoscópicas; e um caso de nódulo hepático incidental em que foi discutida a conduta diagnóstica e terapêutica, com a participação ativa da plateia.

Esses encontros – que acontecem mensalmente, na primeira terça-feira do mês, às 10 horas, são coordenados pelos setores de hepatologia e cirurgia do fígado da Unifesp, Faculdade de Medicina da USP e Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de SP, reunindo especialistas em hepatologia clínica, cirurgiões do fígado, radiologistas e anatomopatologistas.

O objetivo é atualizar e reciclar, nessa área, todos os colegas interessados do Estado de São Paulo, por meio de discussões de casos clínicos muito bem documentados – especialmente escolhidos para essa finalidade. O evento também permite a troca de informações entre os colegas, resultando na melhoria da formação médica e da qualidade da assistência prestada à população.

Conselho participa do Ação Global


Presidente do Cremesp (à esq.) participa do evento

O Cremesp participou do Projeto Ação Global – resultado de uma parceria entre o Sesi e a Rede Globo, que visa montar uma rede de solidariedade, unindo instituições públicas, privadas e do terceiro setor para a prestação de serviços gratuitos relevantes para a população.

Realizado no último dia 30, no Parque da Água Branca, o Cremesp participou desse evento para a realização de mais uma atividade dentro do Programa de Educação em Saúde para a Comunidade (PESC). “O objetivo da iniciativa é integrar o Conselho às comunidades, em especial àquelas vulneráveis e socialmente excluídas, levando discussões sobre assuntos da área da saúde, tais como: alcoolismo, drogas, planejamento familiar, doenças sexualmente transmissíveis (DST), entre outros”, afirmou o presidente do Cremesp, Henrique Carlos Gonçalves, que compareceu ao evento juntamente com o diretor conselheiro Nacime Salomão Mansur.

O Ação Global – que acontece uma vez por ano, num único dia, em todo o Brasil – recebeu um público estimado em 6 mil pessoas, as quais durante todo o dia puderam participar de diversas atividades educativas e culturais, dentre elas as discussões sobre Obesidade Infantil e Hábitos Alimentares Saudáveis, Automedicação e Direitos do Paciente, abordadas pela equipe do Cremesp.



Este conteúdo teve 97 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 356 usuários on-line - 97
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.