PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL (JC pág. 2)
PL que regulamenta a medicina retorna para o Senado Federal, após aprovação na Câmara


ENTREVISTA (JC pág. 3)
Claudio Giulliano Alves da Costa, presidente da SBIS


ATIVIDADES (JC pág. 4)
Módulos de atualização profissional e homenagens pelo Dia do Médico pautaram o mês


EXAME (JC pág. 5)
A segunda fase da 5ª edição da avaliação foi realizada em 25 de outubro


GERAL (JC pág. 6)
Irregularidades pairam sobre indicação da nova diretoria da Agência Nacional de Saúde


ATO MÉDICO (JC pág. 7)
Após sete anos de tramitação no Congresso, regulamentação da profissão é aprovada


ÉTICA MÉDICA (JC pág. 8)
Acompanhe pontos importantes da 8ª edição do encontro, que contou com experts nacionais e internacionais


GERAL 2 (JC pág. 10)
Novos nomes à frente do Conselho Federal tomaram posse dia 1º de outubro


GERAL 3 (JC pág. 11)
Coluna dos novos representantes do Estado de São Paulo no CFM


ALERTA ÉTICO (JC pág. 12)
Análises do Cremesp ajudam a prevenir falhas éticas causadas pela desinformação


GERAL 4 (JC pág. 13)
Conheça o trabalho desenvolvido pelo Programa de Educação em Saúde no mês de setembro


Geral 5 (JC pág. 15)
Confira se você necessita atualizar seus dados junto ao nosso Setor de Cadastro


ESPECIALIDADE (JC pág, 16)
Série de matérias especiais sobre especialidades médicas


GALERIA DE FOTOS



Edição 264 - 10/2009

EDITORIAL (JC pág. 2)

PL que regulamenta a medicina retorna para o Senado Federal, após aprovação na Câmara


Mais um passo para a regulamentação da medicina

O texto aprovado pelos deputados anuncia, logo de início, o verdadeiro objetivo da regulamentação: a nossa atuação a serviço da saúde do ser humano e da coletividade



Com a aprovação pela Câmara dos Deputados, em 21 de outubro de 2009, demos mais um importante passo na longa trajetória do projeto de  lei que regulamenta a profissão médica.

Originário do Senado, Casa para onde retorna após as alterações dos deputados federais, o projeto segue o trâmite que se espera de um Parlamento em um Estado Republicano que respeita a democracia, promove o debate ampliado, acolhe o contraditório e legisla sobre assunto de interesse nacional.

O texto aprovado pelos deputados anuncia, logo de início, o verdadeiro objetivo da regulamentação: a nossa atuação a serviço da saúde do ser humano e da coletividade, ressaltando que, em benefício da sociedade, o médico deve agir com o máximo de zelo e o melhor de sua capacidade profissional, sem nenhuma forma de discriminação de qualquer natureza.

O que os médicos defendem junto ao Congresso Nacional, conforme ressaltado por nossas entidades representativas nas inúmeras audiências públicas e debates promovidos pelas comissões da Câmara dos Deputados, é o reconhecimento legal da medicina, status já conquistado pela maioria das profissões.
 
Em momento algum a discussão foi pautada na ampliação de prerrogativas, na reserva de mercado ou no monopólio do saber. A definição das atividades médicas restritas aos campos do diagnóstico e do tratamento das doenças; e da prevenção e da recuperação da saúde não guarda nenhuma incoerência nem extrapola os limites da responsabilidade e da justiça.

O respeito às profissões da saúde perpassa todo o projeto de lei, no momento em que afirma que o médico integrante da equipe de saúde deve atuar em mútua colaboração com os demais profissionais, e que ressalta que a direção administrativa de serviços de saúde não constitui função privativa de médico. Mas, principalmente, quando deixa claro que diversos procedimentos, ligados ao cuidado em saúde, podem ser exercidos por outros profissionais, a exemplo das cauterizações, coleta de material biológico para análises clínicas, aplicação de injeções, curativos, determinadas aspirações, punções e exames citopatológicos, dentre outros.

Ao estabelecer como atividades privativas do médico a formulação do diagnóstico nosológico e a respectiva prescrição terapêutica, o projeto assume que estamos diante de habilidades complexas resultantes de formação específica e intensiva, que demandam elevado teor científico e técnico.

Os campos e os parâmetros propostos para a definição da profissão médica guardam semelhança com a maioria dos países onde o direito à prática médica é titulado, regulado, valorizado e respeitado. As competências atribuídas a um profissional devem ter íntima relação com a grade curricular. Neste sentido, não podemos ignorar que o curso de graduação em Medicina no Brasil exige, nos seis anos de duração, 8000 horas, no mínimo. A especialização, por sua vez, em média, consome o mesmo tempo, totalizando assim 16000 horas de dedicação em período integral.

Se o texto é claro sobre as atividades que obviamente são reservadas aos médicos como a execução de cirurgias, anestesias, procedimentos invasivos, etc, por outro lado resguarda as competências específicas das várias profissões já regulamentadas, como as de assistente social, biólogo, biomédico, enfermeiro, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, profissional de educação física, psicólogo, terapeuta ocupacional e tecnólogo de radiologia.

Não há, portanto, tutela nem corporativismo da profissão médica sobre as demais. Assim, não faz sentido a disputa plebiscitária contra ou a favor do ato médico. A especificação das funções dos médicos é uma medida em defesa da qualidade do trabalho médico e da sociedade.

Por isso conclamamos a todos os médicos e demais profissionais comprometidos com a saúde da população que se mobilizem junto ao Senado Federal, para que seja aprovado o projeto de lei que regulamenta a medicina.


Henrique Carlos Gonçalves
Presidente do Cremesp


Este conteúdo teve 89 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 374 usuários on-line - 89
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.