PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
Ética na mídia


MÍDIA
Justiça garante direito de resposta ao Cremesp


ARTIGOS
Paulo Giraldes e Iolanda Ramos


ESCLARECIMENTO
Caixa Econômica Federal pede desculpas aos médicos


LEGISLAÇÃO
Novo Código Civil: as repercussões no exercício profissional


ESPECIAL
Conheça as prioridades e opiniões do Secretário de Estado da Saúde


GERAL 1
Planos de Saúde


EXTENSÃO
Projeto põe alunos da USP em contato com a realidade da saúde da população


GERAL 2
Agenda do Cremesp e De Olho no Site


SERVIÇOS
Destaque para um "mutirão" de atendimento para catarata realizado pela USP e Unifesp


NOTAS
Editais, Convocações e Contato


PARECER
Norma do INSS fere Código de Ética Médica


MOBILIZAÇÃO
Fórum Social Mundial


GALERIA DE FOTOS



Edição 186 - 02/2003

GERAL 2

Agenda do Cremesp e De Olho no Site


De olho no site

O site do Cremesp continua ampliando a disponibilidade de serviços que possam facilitar a comunicação com o órgão. Atualmente, o site dispõe de oito mil páginas, com assuntos não só de interesse dos médicos como da sociedade em geral. As estatísticas de acesso, levantadas e medidas diariamente, são uma resposta gratificante ao empenho dedicado no contínuo aperfeiçoamento deste mais recente meio de comunicação do Cremesp.

Prova disso é a significativa evolução dos acessos únicos que dobrou em um ano, passando dos 15 mil registrados em janeiro de 2002 para 32 mil visitantes no mesmo período de 2003. Dos serviços mais visitados, o “Guia Médico” ocupa o primeiro lugar, com 11.400 acessos únicos em um ano. O “Guia Médico” é um serviço optativo com informações cadastrais, autorizados para divulgação, dos médicos registrados neste Conselho, como endereço e telefone. A Seção de Manuais Publicados pelo Cremesp, o link para acesso ao site Bioética do Cremesp e o Manual de Doenças Relacionados ao Trabalho se destacam em seguida com cerca de 3.500 visitantes único cada um, no mesmo período.

A área de Mercado de Trabalho, com ofertas de vagas para médicos ou de médicos que procuram trabalho, cresceu significativamente nos últimos meses e também se destaca entre as seções mais procuradas.

Criado em janeiro de 2003, as informações sobre taxas e anuidades do Cremesp podem ser acessadas diretamente pelo link taxas/anuidades, na Seção Institucional do menu. A página de atualização do cadastro de pessoa física de médicos também teve seu acesso dobrado em um ano, tornando o serviço interno mais eficiente e atualizado. Em relação à pessoa jurídica, em janeiro foi lançado o novo requerimento de estabelecimento de saúde com layout elaborado pelo Conselho Federal de Medicina, por meio do preenchimento de formulário on-line tanto para abertura de empresas como para serviços a empresas já cadastradas, o que facilita os trâmites na Seção de Registro de Empresas deste Conselho.

www.bioetica.org.br

Apesar de ser aberto aos profissionais de outras áreas do conhecimento como o Direito e a Filosofia, a maioria dos visitantes do novo site do Centro de Bioética do Cremesp é formada por médicos ou estudantes de medicina interessados em abordagens voltadas não apenas à rotina prática dos consultórios, mas às profundas reflexões sobre a dignidade da pessoa humana – no caso, os pacientes.

As estatísticas apontam uma expressiva quantidade de acessos a links com temas abrangentes como a cobertura jornalística do simpósio Bioética e Meio Ambiente: O Desafio da Poluição (promovido pelo Centro de Bioética e pela Câmara Técnica Interdisciplinar de Bioética, do Cremesp). Outro item bastante procurado é o que disponibiliza entrevistas com grandes nomes da Bioética – incluindo médicos, filósofos e teólogos, entre outros. Recentemente, também foi colocada no ar a mesa-redonda com respeitados professores falando sobre Deus e a Bioética: o americano H.T.Engelhard JR; o escocês Alastair Campbell e o brasileiro Márcio Fabri dos Anjos. Por outro lado, há seções destinadas a facilitar a vida do usuário do site, como Legislação em Bioética e Biblioteca, com referências de títulos nacionais e internacionais.


Entidades médicas se reúnem com Ministro da Saúde

O ministro da Saúde, Humberto Costa, participou no dia 15 de janeiro, de uma reunião com as entidades médicas, durante café da manhã, organizado na sede do Conselho Federal de Medicina, em Brasília. Além de conselheiros do CFM, estiveram presentes 120 representantes dos conselhos regionais, da Associação Médica Brasileira, Federação Nacional dos Médicos, Confederação Médica Brasileira , sociedades de especialidades médicas e representantes de residentes e estudantes de medicina.

As entidades apresentaram que há interesse especial dos médicos pela ampliação do acesso da população aos medicamentos, aumento do orçamento de saúde, funcionamento das agências reguladoras, ajuste da tabela de procedimentos do SUS, participação dos médicos no Conselho Nacional de Saúde, “moratória” para criação de escolas de medicina (que atualmente tem a autorização concedida pelo Conselho Nacional de Educação) e contratação de médicos no sistema público de saúde.

O ministro Humberto Costa, médico psiquiatra e jornalista, ex-diretor do Sindicato dos Médicos e ex-secretário municipal de Saúde de Recife, manifestou concordância com as preocupações e apontou como suas prioridades: a formulação de uma política de recursos humanos para a saúde, humanização do atendimento, ampliação da atenção básica e da assistência farmacêutica.


Remuneração e Trabalho serão tema de simpósio internacional

O 3º Simpósio Internacional de Economia da Saúde – Remuneração e Trabalho será realizado nos dias 28 e 29 de abril, em São Paulo. No programa preliminar estão previstos os temas: questões éticas e de organização; prestadores de serviços de saúde; pagadores de serviços de saúde; regulação do mercado; formas de pagamento – experiências de outros países; e perspectivas.

Como convidados estrangeiros, irão proferir palestras: John Toby, diretor médico do Royal College of General Practitioners, da Inglaterra; e Leigh Passman, professor associado da Ucla e Veterans PCP, dos Estados Unidos. A presidente do Cremesp, Regina Parizi, também participará do evento.

Mais informações: (11) 3207-8241 / 3341-2980 ou e-mail:
numen@terra.com.br


Agenda do Cremesp

Unifesp comemora 45 anos de residência médica
Durante cerimônia nos dias 30 e 31 de janeiro foram recepcionados os novos médicos residentes de 2003 da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Na ocasião, foram comemorados 45 anos da Residência Médica da universidade e 30 anos da existência da Comissão de Residência Médica (Coreme). A presidente do Cremesp, Regina Parizi, proferiu palestra aos novos residentes a respeito do tema “O Conselho Regional de Medicina e o exercício da Residência Médica”.


Julgamentos simulados

O Cremesp realizou os seguintes julgamentos simulados, atividade que têm função educativa e preventiva:
Carapicuiba – dia 27 de janeiro, no Hospital Sanatorinhos, com a participação da conselheira Irene Abramovitch.
São Paulo – dia 30 de janeiro, por ocasião do evento de recepção aos novos residentes da Unifesp/EPM, no anfiteatro Marcos Lindenberg, com a participação dos conselheiros André Scatigno Neto e Luiz Antônio Nogueira Martins.
São Paulo - dia 3 de fevereiro, no Hospital Grajaú, com a participação do conselheiro Cristião Fernando Rosas.


Palestra sobre Bioética
O coordenador do Centro de Bioética do Cremesp, Gabriel Oselka, proferiu palestra sobre o tema “Bioética”, por ocasião da formatura dos residentes do Hospital Ana Costa, em Santos, dia 31 de janeiro.

Este conteúdo teve 87 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 326 usuários on-line - 87
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.