PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL (pág. 2)
Renato Azevedo Júnior - Presidente do Cremesp


ENTREVISTA (pág. 3)
Ophir Cavalcante, presidente da OAB Nacional


PLENARIA TEMÁTICA (pág. 4)
Falta integração entre serviços de urgência e emergência


COMISSÃO PRÓ-SUS (pág. 5)
Fórum Sul-Sudeste analisa gestão e financiamento da saúde


CREMESP (pág. 6)
Eleita a quarta diretoria da Gestão 2008-2013


DEMOGRAFIA MÉDICA (pág. 7)
Em 2020, distribuição de médicos continuará desigual


ENSINO MÉDICO (págs. 8 e 9)
Registro profissional dependerá de participação no Exame do Cremesp


EXAME DO CREMESP (pág. 10)
Conselho apresenta nova resolução a entidades


AGENDA DA PRESIDÊNCIA (pág. 11)
Perfil dos médicos brasileiros


CFM (pág. 12)
CRM digital e portal Saúde Baseada em Evidências


REGIONAIS (pág. 13)
Unidades do interior têm novo layout para melhor atender


INFORME TÉCNICO (pg. 16)
Atestado de óbito


GALERIA DE FOTOS



Edição 294 - 07/2012

AGENDA DA PRESIDÊNCIA (pág. 11)

Perfil dos médicos brasileiros


Arruda apresenta projeto de avaliação de escolas médicas

Milton de Arruda, professor titular de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e ex-secretário de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde (MS), foi recebido por Renato Azevedo, presidente do Cremesp, e demais membros do Conselho durante sessão plenária, no dia 19 de junho. Arruda é coordenador do projeto Avaliação das Escolas Médicas, financiado pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi) do MS e pelos hospitais Albert Einstein e Sírio Libanês.

O professor apresentou parte do estudo que delineia o perfil dos médicos, qualidade da formação, número de profissionais atuantes no país, vínculos de trabalho e carreira. Para Arruda, não há necessidade de formar mais médicos. Ele relatou que os 196 cursos existentes no país foram autorizados ao longo dos últimos governos, independentemente de partido, mas sem um planejamento.

“Houve um grande aumento no número de vagas em cursos de Medicina e o resultado de uma intervenção na formação demora de seis a dez anos para se fazer sentir na assistência”, afirma. De acordo com ele, o mais importante não é a quantidade, mas a qualidade da formação, baseada nas diretrizes curriculares, projeto pedagógico, corpo docente, infraestrutura e programas de Residência Médica, levando em conta também a necessidade social, integralidade do cuidado e rede de saúde qualificada e suficiente para a prática.

Além das atividades internas do Conselho, Renato Azevedo, como presidente do Cremesp, também participou de:

  • Descerramento do quadro do conselheiro e ex-presidente do Cremesp, Luiz Alberto Bacheschi, na sede da Casa, no dia 15/06;
  • Plenária temática especial sobre Urgência e Emergência, na sede do Cremesp, em 15/06;
  • Visita e reunião na Delegacia Metropolitana de Mogi das Cruzes, em 15/06, com o diretor responsável pelas Delegacias Metropolitanas, Rui Telles, e o conselheiro Kazuo Uemura;
  • Solenidade de abertura do V Congresso Brasileiro de Nutrição e Câncer - Ganepão 2012 e II ICNO, no Auditório Teatro Raul Cortez da Fecomércio, em 20/06;
  • Palestra no Fórum Pró-SUS Região Sul-Sudeste sobre o tema Demografia Médica no Brasil, no dia 22/06;
  • Lançamento do livro Direito Sanitário, realizado em 27/06, na Livraria Cultura, juntamente com o vice-presidente, Mauro Aranha, e os diretores Nacime Mansur, Henrique Carlos Gonçalves e Krikor Boyaciyan;
  • III Fórum Nacional de Ensino Médico do CFM, nos dias 5 e 6/07, na sede do CFM, com demais diretores e conselheiros do Cremesp



CRM Digital

Nova cédula de identidade permite certificação digital

A nova cédula digital de Identidade Médica (CRM Digital) já está sendo for-necida aos médicos recém-formados, desde 2 de julho na sede, subsede e delegacias do Cremesp. Em breve, estará acessível a todos os profissionais médicos do Estado de São Paulo. A adesão não é obrigatória. O modelo antigo continua válido para quem não efetuar a substituição.

A cédula em policarbonato (similar aos cartões de banco), que está sendo implantada nos Conselhos de Medicina de todo o Brasil, pelo CFM, possui validade indeterminada e um sistema antifraude, com chip criptográfico, que pode ser ativado para certificação digital. O CFM realizará ampla campanha publicitária informando sobre o novo sistema de identificação dos médicos.

Para obter a nova cédula, é necessário imprimir e preencher o formulário e o boleto disponíveis no portal do Cremesp (www. cremesp.org.br > Serviços > Área do Médico), pagar a taxa de R$ 70 (conforme Resolução CFM nº 1.979/2011) e levar pessoalmente essa documentação ao Conselho, juntamente com a carteira de médico. 

Se ativado, o chip possibilita a certificação digital, que permite ao médico acessar os sistemas de Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) que requeiram essa tecnologia, além do uso pessoal para assinar contratos digitais, gerar procurações eletrônicas, declarações de imposto de renda pela internet e pesquisas de informações junto à Receita Federal, entre outros. Saiba mais no site (http://portal.cfm.org.br/crmdigital).

A habilitação do chip para certificação digital é facultativa e não será feita pelos Conselhos de Medicina. Para isso, o médico deve procurar uma Autoridade de Registro (AR), capaz de inserir o certificado digital no padrão ICP – Brasil, de Infraestruturas de Chaves Públicas. O CFM estabeleceu um termo de cooperação com a Caixa Econômica Federal em condições diferenciadas para os médicos. Mais informações no site (www.certificado.caixa.gov.br).


Este conteúdo teve 97 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 279 usuários on-line - 97
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.