PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL (pág.2)
Renato Azevedo Júnior - Presidente do Cremesp


ENTREVISTA (pág.3)
Áquila Mendes


PLENÁRIA TEMÁTICA (pág.4)
Reprodução Assistida


DIÁLOGOS (pág.5)
Exame do Cremesp


PLANOS DE SAÚDE (pág.6)
Mobilização dos médicos paulistas


MOVIMENTO MÉDICO (pág.7)
Carreira Médica


PESQUISA (pág.8)
Demografia Médica


BIOÉTICA (pág.10)
Prontuário do paciente


PLENÁRIA TEMÁTICA (pág.11)
Declaração de óbito


COLUNA CFM (pág.12)
Artigos dos representantes de SP no CFM


AGENDA DA PRESIDÊNCIA (pág.13)
Participação de diretores e conselheiros em eventos relevantes para a classe


CENTRO ESPECIALIZADO (pág.15)
Centro de Referência da Saúde do Homem


GALERIA DE FOTOS



Edição 297 - 10/2012

AGENDA DA PRESIDÊNCIA (pág.13)

Participação de diretores e conselheiros em eventos relevantes para a classe


Azevedo participa de congresso acadêmico na Santa Casa


Azevedo dá palestra durante Congresso Médico da Santa Casa de SP


O 29º Congresso Médico Acadêmico da Santa Casa de São Paulo (CoMasc), realizado entre os dias 4 e 6 de outubro, teve como proposta promover a atualização e a ampliação dos conhecimentos médicos dos futuros profissionais da área de saúde, por meio de atividade extracurricular sobre temas pouco abordados durante a graduação, mas dignos de enfoque no cenário médico atual. Em sua palestra, o presidente do Cremesp, Renato Azevedo Júnior, abordou questões relativas ao plano de carreira e distribuição demográfica dos médicos no Brasil. O evento também contou com apresentações feitas por Florisval Meinão, presidente da Associação Paulista de Medicina (APM); e de Jorge Machado Curi, representando a diretoria da Associação Médica Brasileira (AMB).


Além das atividades internas do Conselho, Renato Azevedo,  como presidente do Cremesp, também participou de:

  • II Congresso Brasileiro de Humanidades em Medicina, realizado no Esporte Clube Sírio, em São Paulo/SP, de 09 a 11/10;
  • Palestra no seminário “Planos de Saúde – Acesso, Informação e Qualidade”, na Alesp, no dia 09/10.



Saúde do médico é tema de palestra na APM


Mauro Aranha: "médico precisa reconhecer dificuldades e limitações" 

O estudo  A Saúde do médico: estudo Cremesp/Unifesp sobre a mortalidade do médico no Estado de São Paulo, de 2000 a 2009 foi o mote de palestra proferida pelo presidente interino do Cremesp, Mauro Aranha, no dia 28 de setembro, na sede da Associação Paulista de Medicina (APM).  Com base em dados provenientes do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) do Datasus, foram obtidos dados de 2.927 declarações de óbitos de médicos falecidos no Estado de São Paulo entre 2000 e 2009. Entre as conclusões do levantamento, chama a atenção o fato de que, coincidentemente aos dados internacionais, o número de suicídios entre as mulheres médicas é maior do que entre os médicos. Para Mauro Aranha, “é necessário que o médico reconheça suas dificuldades e limitações pessoais, não se automedique e procure um colega quando adoecer física e psiquicamente”.

Além das atividades internas do Conselho, Mauro Aranha,  como presidente em exercício do Cremesp, também participou de:

  • Aula/mesa com o tema SUS: desafios atuais, organizada pela Unidade Cur-ricular Saúde Coletiva II: Necessidades em Saúde da Unifesp, realizada no anfiteatro da Unifesp, no dia 03/10;
  • Palestra sobre Como orientar o paciente usuário de drogas e seus familiares, durante um Programa de Educação Médica Continuada em São Joaquim da Barra realizada no anfiteatro da Santa Casa de São Joaquim da Barra, em 04/10.




Ortotanásia


Fórum da OAB debate  terminalidade da vida


Sílvia (à esq.) alertou para as diferenças entre os procedimentos

A convite da 3ª subseção da OAB-Campinas, a diretora do Cremesp, Sílvia Mateus, participou do Fórum Disciplinar sobre Ortotanásia, realizado em 19 de setembro, no Instituto Presbiteriano Mackenzie de Campinas. Foi proferida palestra por Tereza Garotti, presidente da Comissão de Bioética e Biodireito da OAB-Campinas, sucedida por debate.

Sílvia, que também é conselheira responsável pela Delegacia Regional de Campinas, explicou que os profissionais que não atuam na área da saúde tendem a confundir os conceitos. Segundo ela, a diferença básica entre eles refere-se ao fato de que “na eutanásia, sempre há abreviação da vida, enquanto na ortotanásia evita-se o prolongamento do processo da morte, muitas vezes lento e angustiante, tanto para o paciente quanto para os familiares”.


Espiritualidade nos atendimentos é tema de projetos de pesquisa


Contemplados do ano de 2012 ao Programa de Bolsas em Ética e Bioética do Cremesp apresentaram,  no dia 21 de setembro, os primeiros resultados de seus projetos de pesquisa ao comitê examinador da atividade no auditório da subsede do Conselho, na Vila Mariana. Entre os temas abordados destacaram-se a influência da religiosidade em meio a estudantes, médicos e pacientes.

Durante mais de três horas, alunos do 2° ao 5° ano de Medicina – os “alvos” do projeto–, trouxeram desdobramentos dos seus estudos e receberam sugestões dos colegas de plateia, orientadores presentes e da banca examinadora, encabeçada, em parceria, pelo conselheiro Reinaldo Ayer de Oliveira e Gabriel Oselka, coordenador do Centro de Bioética do Cremesp.


Clube do Fígado

A reunião do dia 2 de outubro foi realizada sob a coordenação da Faculdade de Medicina da USP, tendo como moderador o Dr. Fábio Makdissi e com a participação ativa da platéia na sede e nas Delegacias do Cremesp. Foram discutidos amplamente os diversos aspectos diagnósticos, terapêuticos e evolutivos de dois casos: o de paciente portador de hepatocarcinoma submetido a embolização, e ressecado a seguir; e outro, de paciente portador de metástase hepática de carcinoma colorretal, também submetido à ressecção.

 






Este conteúdo teve 89 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 480 usuários on-line - 89
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.