PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL (pág.2)
Renato Azevedo Júnior, presidente do Cremesp


ENTREVISTA (pág.3)
Glória Maria Santos Pereira Lima


REGULAMENTAÇÃO DA MEDICINA (pág. 4)
PLS 268/2002


SAÚDE SUPLEMENTAR (pág. 5)
Luta por reajuste de honorários continuará em 2013


CONQUISTA (pág. 6)
PL-39/2012 segue para sanção de Geraldo Alckmin


DEMOGRAFIA MÉDICA (pág. 7)
Estudo mostra desigualdades na distribuição de médicos em SP


ENSINO MÉDICO (pág. 8)
Exame do Cremesp


PLENÁRIA TEMÁTICA (pág.10)
Cannabis sativa


DIRETIVAS ANTECIPADAS (pág. 11)
Resolução 1995/2012: autonomia do paciente


COLUNA CFM (pág.12)
Artigos dos representantes do Estado de São Paulo no Conselho Federal


AGENDA DA PRESIDÊNCIA (pág.13)
Participação do Cremesp em eventos relevantes para a classe


CREMESP (pág.15)
Contribuição 2013


BIOÉTICA (pág.16)
Desvio de conduta


GALERIA DE FOTOS



Edição 299 - 12/2012

AGENDA DA PRESIDÊNCIA (pág.13)

Participação do Cremesp em eventos relevantes para a classe


Cremesp homenageia Medina por técnica de transplantes


Azevedo entrega a placa a Medina, na sede do Cremesp


Reconhecido com o mais alto grau concedido pela Escola de Medicina de Harvard por seu modelo de transplante em larga escala, o nefrologista José Osmar Medina também ganhou homenagem do Cremesp, proposta pelo conselheiro Nacime Mansur, superintendente da Rede de Entidade Afiliadas à Sociedade Paulista de Desenvolvimento da Medicina (SPDM).

Como agradecimento por sua inovação e dedicação à Medicina, Medina recebeu uma placa, entregue por Renato Azevedo, presidente da Casa. Estiveram ainda no evento, realizado na sede do Conselho, no dia 18 de dezembro, diretores e conselheiros, além de familiares e alunos do professor Medina, que leciona na Uni¬fesp e atua no Hospital do Rim e Hipertensão. “Ele é uma referência internacional em transplantes, um orgulho por tudo o que representa, não só do ponto de vista técnico como humanístico”, afirma Azevedo.

Medina já realizou transplantes em cerca de 10 mil pacientes no Brasil nos últimos 12 anos. Ele recebeu um troféu, em Boston, do próprio Joseph Murray, que fez o primeiro transplante no mundo de um órgão sólido em 1954, subs-tituindo o rim doente de um paciente por outro sadio. O Hospital do Rim realiza mais de 1 mil procedimentos por ano, o que o coloca como centro de referência mundial.



Além das atividades internas do Conselho, Renato Azevedo, como presidente do Cremesp, também participou de:

  • Palestra sobre O novo Código de Ética Médica e a remuneração médica, durante o III Fórum Nacional de Defesa Profissional da SBOT, no dia 24/11;
  • Fórum A Realidade do Médico Brasileiro, da Academia de Medicina de São Paulo, em 29/11;
  •  Abertura da Plenária Temática Diretiva Antecipada de Vontade, ocorrida em 30/11;
  • Abertura do Seminário Cannabis Sativa, no dia 01/12;
  • Homenagem a Gabriel Oselka, que coordenou o Centro de Bioética do Cremesp desde a sua criação, evento realizado no dia 04/12;
  • Fórum de discussão sobre a reforma do Código de Processo Ético-Profissional, no CFM, em 05/12;
  • Julgamento Simulado, no Hospital Municipal do Tatuapé, em 06/12;
  • Reunião de presidentes dos CRMs, na sede do CFM, em 11/12;
  • Comemoração do centenário da FMUSP, em 17/12.



Eventos

Diretores e conselheiros lembram trajetória de Gabriel Oselka


Oselka (2º à esq.), com Mauro Aranha, Azevedo e Luna: dedicação à causa ética


O pediatra Gabriel Oselka, que coordenou o Centro de Bioética do Cremesp desde a sua criação, em 2002, recebeu homenagem por sua dedicação à causa ética dentro da entidade da qual foi conselheiro e presidente, de 1978 a 1983 e de 1983 a 1984. A plenária especial aconteceu na sede do Conselho, em 11 de dezembro, com a participação de Renato Azevedo, presidente, Mauro Aranha, vice-presidente, e Bráulio Luna Filho, conselheiro do Cremesp, entre outros diretores, conselheiros, delegados e amigos que acompanharam sua trajetória também como professor da Faculdade de Medicina da USP.

Sucessor de Oselka no Centro de Bioética, o conselheiro Reinaldo Ayer de Oliveira, lembrou de um sonho antigo do homenageado: que as discussões clínicas “à beira do leito” incorporassem também componentes bioéticos – ou as noções de “bioética clínica”. Ressaltou, ainda, a colaboração efetiva do colega para a elaboração do Código de Ética Médica de 1988 – que, seguindo a tendência da Constituinte lançada no mesmo ano, valorizou temas como direitos humanos e beneficência.



Dedicação à Medicina


Martins: amor aos pacientes

Em comemoração aos 50 anos de sua formação e atuação como médico, Pedro Augusto Martins, foi homenageado pelo Cremesp durante a entrega de carteira aos novos médicos, no dia 4 de dezembro.


Aos 93 anos de idade, Martins ainda atende seus pacientes. Em seu discurso, Martins aconselhou os novos médicos a amarem seus pacientes, sendo esse um dos requisitos para seguir a Medicina. “Ele é um exemplo de vida e de médico. Um orgulho para todos nós”, comenta Antonio Pereira, conselheiro do Cremesp, presente à cerimônia.



Aniversário

FMUSP comemora centenário

A Faculdade de Medicina da USP comemorou seus 100 anos de existência com concerto da Bachiana Filarmônica Sesi-SP, regida pelo maestro João Carlos Martins, e inauguração da nova iluminação do prédio. A sessão solene aconteceu na sede da escola, no dia 17 de dezembro.

O evento, que reuniu todos que fizeram parte da história da instituição, contou com a presença de Mauro Aranha, vice-presidente do Cremesp, representantes de entidades médicas, políticos e autoridades, como o vice-governador do Estado de São Paulo, Guilherme Afif Domingues;  o secretário de Estado da Saúde, Giovanni Guido Cerri, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab,  e o secretário municipal de Saúde de São Paulo, Januário Montone.

 


Este conteúdo teve 92 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 461 usuários on-line - 92
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.