PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL (pág.2)
Renato Azevedo Júnior - Presidente do Cremesp


ENTREVISTA (pág.3)
Affonso Renato Meira


NOVAS INSTALAÇÕES (pág.4)
Novas instalações


EM DEFESA DO SUS (pág.5)
Sistema público de saúde


SAÚDE SUPLEMENTAR (págs.6 a 7)
Ato de protesto


MOVIMENTO MÉDICO (pág.8)
Revalida já!


MOVIMENTO MÉDICO (págs.9 a 10)
Revalida já!


LEGISLATIVO (pág.11)
Casas de parto


COLUNA DO CFM (pág.12)
Artigos dos representantes de SP no Federal


SAÚDE DA MULHER (pág.13)
Reprodução assistida


BIOÉTICA (pág.15)
Atuação médica


ELEIÇÕES DO CREMESP (pág.16)
Garanta a validade do seu voto


GALERIA DE FOTOS



Edição 303 - 05/2013

BIOÉTICA (pág.15)

Atuação médica


Novas Comissões de Ética Médica participam de encontro com Cremesp


Debate envolveu membros de 40 CEMs da Capital e Interior em busca de melhorias na  atuação médica

 

Ayer, Azevedo e Gonçalves no debate com os presidentes das comissões


As Comissões de Ética Médica (CEM) representam uma extensão do Cremesp dentro das instituições de saúde. Para divulgar e estreitar relações, o Conselho, por meio do seu Centro de Bioética, realizou o primeiro de uma série de encontros previstos, que abordou o trabalho dessas instâncias, bem como a Bioé­tica – disciplina usada para embasar as discussões éticas. O evento aconteceu no dia 25 de abril, no Auditório do Cremesp da Vila Mariana.

Participaram presidentes, membros e suplentes das CEM, que integram cerca de 40 Comissões da Capital e Interior, de um universo de 721 comissões paulistas, segundo estimativas de maio deste ano. “O trabalho é difícil, já que os médicos não gostam de opinar sobre os seus pares, mas essencial na análise preliminar de situações de conflito envolvendo os profissionais”, afirmou Renato Azevedo Júnior, presidente do Cremesp, durante a abertura do encontro.

Trabalho das CEM
Com aproximadamente 130 mil médicos em exercício e cerca de 39 mil empresas médicas regis­tradas em São Paulo, ficaria impossível aos 42 conselheiros da Casa realizar a análise de todas as demandas tra­zidas pela população. “Houve uma delegação parcial da competência dos Conselhos às Comissões, já que não podem julgar, condenar ou punir os médicos”, explicou.

Bioética
Já Reinaldo Ayer, coordenador do Centro de Bioética do Cremesp, abor­dou a Bioética que, em sua visão, “fornece a sustentação necessária às análises e reflexões sobre condutas ético-profissionais”, principalmente as que envolvem a dignidade da pessoa humana.

Entre outras, estiveram presentes ao encontro Comissões da Capital, como a CEM da Associação de Amigos da Criança Deficiente (AACD); do Hospital Albert Einstein; Hospital IGESP; e Hospital Infantil Cândido Fon­toura. Do Interior, CEM da Secretaria Municipal de Saúde de Jundiaí; do Hospital Estadual de Amé­rico Brasi­liense; AME de Ita­pevi e da Santa Casa de Misericórdia de Presidente Epitácio.

 

Integrantes das CEMs lotaram plateia do auditório do Cremesp na subsede da Vila Mariana
 



 

Curso de Capacitação

Desde a criação do Curso de Capacitação às Comissões de Ética Médica, em 2002, o Cremesp enfa­tiza sua vocação de apoio às CEM. O treinamento é coordenado pelo Centro de Bioética e elaborado pelo Grupo de Capacitação às Comissões de Ética Médica (Gacem), e visa padronizar e melhorar a atuação das Comissões.

Outros esforços estão sendo implementados, como a criação de um mailing específico, com o intuito de “facilitar e intensificar sua comunicação com a nossa Casa”, disse Renato Azevedo, presidente do Cremesp. Está também previsto o encaminhamento quinzenal, via e-mail, de um boletim destinado a tirar dúvidas e trocar experiências entre Cremesp e CEMS.

 


 

Funções das CEM

  • Instruir sindicâncias, formulando relatório circunstanciado acerca de um problema de natureza ética, encaminhando-o ao Cremesp;
  • Supervisionar, orientar e fiscalizar o exercício da atividade médica;
  • Colaborar com o Cre­mesp na educação, discussão, divulgação e orientação em temas relativos à Bioética e à Ética Médica;
  • Fornecer subsídios à direção da instituição, buscando melhoria das condições de trabalho e de assistência;
  • Atuar preventivamente, conscientizando o corpo clínico quanto às normas legais que disciplinam seu comportamento ético.

 
 


 

Novas comissões

Foram eleitas novas CEMs para São Paulo, em 18 de outubro de 2012, que atuarão por dois anos. Confira, a seguir, os  desafios mencionados por alguns de seus presidentes, que participaram do encontro do Cremesp:


“Fui reeleito à CEM, mas sempre aprendo alguma coisa em nossas reuniões mensais. Tal participação melhorou minha prática médica, a busca pelo aprimoramento da formação ética e a relação com pacientes e outros colegas”.
Hilton Waksman, Hospital Israelita Albert Einstein


“O grande gol é conseguir manter a equipe motivada durante toda a gestão da Comissão. Quando temos verdadeiro envolvimento com a Instituição, pensamos em contribuir para a melhoria das condutas gerais e éticas”.
Margareth da Eira, Instituto de Infectologia Emílio Ribas


“O principal desafio talvez seja demonstrar ao corpo clínico que a função de uma CEM é muito mais educativa do que punitiva, e que ela deve ser acionada o maior número possível de vezes. Quanto mais atuante for a CEM, melhores serão as práticas médicas”.
Silvio Luiz Cardenuto, Hospital Santa Isabel


“Queixas de natureza ética junto ao Cremesp podem ser evitadas por atitudes simples, como orientar os médicos e demais funcionários a serem educados com pais de pacientes, e a não falarem sobre casos clínicos em locais como elevador e posto de enfermagem”.
David Elias Nisenbaum, Hospital infantil Sabará

 


Este conteúdo teve 93 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 425 usuários on-line - 93
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.