PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL (pág.2)
João Ladislau Rosa - Presidente do Cremesp


ENTREVISTA (pág.3)
José Osmar Medina Pestana


DROGADIÇÃO (pág.4)
Congresso discute malefícios do tabagismo


DEPENDÊNCIA QUÍMICA (pág.5)
58% das famílias bancam tratamento


MOVIMENTO MÉDICO (pág.6)
ADIs sobre o Mais Médicos serão julgadas em 2014


PLENÁRIA ESPECIAL (pág.7)
Formação e prática médica no Canadá


ESPECIAL (pág.8)
Médicos voluntários


ESPECIAL (pág.9)
Médicos voluntários


ESPECIAL (pág.10)
Médicos voluntários


AGENDA DA PRESIDÊNCIA (pág.11)
Novos diretores no HSPE


COLUNA DOS CONSELHEIROS DO CFM (pág.12)
Artigos dos representantes de SP no Federal


JOVENS MÉDICOS (pág.13)
Nova diretoria da Ameresp é eleita


BIOÉTICA (pág.16)
Uso de animais em pesquisas


GALERIA DE FOTOS



Edição 310 - 12/2013

BIOÉTICA (pág.16)

Uso de animais em pesquisas


É justificável utilizar animais em pesquisas?

Invasão a laboratório leva à reflexão nos âmbitos técnico e bioético, mas questão está longe de consenso


Poucos métodos alternativos conseguem substituir animais na fase pré-clínica


Polêmica recente envolvendo protesto, depredação e invasão de patrimônio, bem como sequestro de dezenas de cães – e, depois, de ratos – trouxe novamente à tona discussões de âmbitos técnico e bioético. É sempre justificável o uso de outras espécies em pesquisa científica de medicamentos e em cosmética? Há métodos alternativos, capazes de substituir animais em estudos? Essas questões fazem parte do rol de dúvidas que ainda carecem de consenso.

Após as invasões, em outubro e novembro, o Instituto Royal – organização de sociedade civil de interesse público (Oscip) sediada em São Roque (SP) – fechou suas portas, depois de oito anos de experimentos pré-clínicos (com animais). Porém, a repercussão do caso está longe de terminar: o Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea), integrante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), afirma em seu site que “qualquer ato que importe em sequestro de animais”, utilizados em experimentação científica “constitui-se em crime”.

Já a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) salienta, em nota, que, mesmo com toda a evolução da ciência, “o desenvolvimento de medicamentos, vacinas e outros produtos” depende de estudos com animais e seres humanos. Reafirma ainda o incentivo a “métodos alternativos” devidamente validados.

Desde sempre
A história é antiga: é provável que Hipócrates (450 a.C), com fins didáticos, relacionasse o aspecto de órgãos doentes de humanos com o de animais. A longevidade da prática, porém, nem sempre a torna ética, dizem especialistas. Ao ser questionado pelo Jornal do Cremesp se é justificável usar animais em benefício exclusivo do homem, o filósofo e bioeticista Peter Singer, professor na Universidade de Princeton, EUA, garante: “certamente não. Isso é ‘especismo’, errado da mesma forma que seria o racismo e o sexismo. É dizer que os membros de um grupo têm um status moral maior do que os de outros”.

Ainda assim, Singer demonstra-se menos radical do que era em 1975, quando lançou a obra Libertação Animal, considerada a Bíblia do ativismo na área. “A questão não é tudo ou nada. Seria melhor que os interesses dos animais fossem sempre levados em conta, por meio de perguntas, como: “posso encontrar o que procuro sem usá-los?”. Para ele, se a resposta for não, caberia a indagação: ‘sem infringir sofrimento’? E ainda: “o que busco de tão importante, a ponto de causar dor a outras espécies, é justificado pela expectativa de reduzir dor e sofrimento ao homem”?

Segundo ele, tais questões mostram a dificuldade de se superar o ônus de estudos que levam ao padecimento animal. “Um grande número de pesquisas médicas e farmacológicas foi feito sem animais. Certamente é mais complicado, mas não impossível: algumas agregam seres humanos, capazes de dar seu consentimento informado, outras, culturas de células e tecidos em laboratório”.

Alternativas?
Na visão do médico e bio­físico Marcelo Morales, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que coordenava o Concea na época da invasão ao Royal, “pouquíssimos” métodos alternativos conseguem substituir animais na fase pré-clínica. “Quem defende isso carece de conhecimentos científicos”, diz.

Sua utilização é regulada desde 2008, pela Lei Arouca (veja box), que entre outros aspectos, obriga a criação de Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) em instituições que empregam tais modelos, das quais participam, entre outros, biólogos, veterinários e membros da Sociedade Protetora dos Animais.

Conforme explica, os animais são “imprescindíveis” na área médica humana e veterinária, tanto que são usados no mundo todo. Sem isso, o Brasil – 12° colocado em produção científica mundial, com experimentos de ponta em terapia gênica; em células-tronco; e no tratamento do câncer – ficaria dependente do conhecimento externo. “A quem interessaria a proibição total do uso? Talvez a alguma companhia estrangeira, empolgada pela nossa biodiversidade tão rica e com grande quan­tidade de moléculas disponíveis”, reflete.

 



Ativismo ou perseguição?

A revista Nature publicou, em 2011, estudo envolvendo cerca de 1 mil cientistas biomédicos dos Estados Unidos e Europa, entre outros. Descobriu:

  • ¼ afirma que já foi afetado pelo ativismo em defesa dos animais;
     
  • Mais de 90% concordam que o uso de animais em pesquisa é essencial, mas 16% admitem dúvidas ocasionais sobre isso;
     
  • 33%  têm preocupações éticas quanto ao papel dos animais em seu trabalho atual;
     
  • Cerca de 70% veem prejuízos pela natureza “polarizada” do debate.

     

 

Lei Arouca

O médico sanitarista e político Sérgio Arouca (1941-2003) estendeu no Brasil os princípios da ética em pesquisa a experimentos com animais, inspirando a Lei 11.794/2008, conhecida como “Lei Arouca”. Pioneira ao normatizar o assunto, traz determinações, como:

  • O animal deve receber cuidados especiais antes, durante e depois dos experimentos. Isso inclui eutanásia ao final do estudo, ou perante intenso sofrimento;
     
  • Após a pesquisa, o animal pode ser doado, com a permissão da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA);
     
  • Sempre que possível, as práticas de ensino deverão ser fotografadas, filmadas ou gravadas, evitando a repetição desnecessária de procedimentos.

 


Este conteúdo teve 96 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 295 usuários on-line - 96
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.