PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL (pág. 2)
Mauro Aranha - Presidente do Cremesp


ENTREVISTA (pág. 3)
Rosa Maria Marques


INSTITUIÇÕES DE SAÚDE (pág. 4)
Hospital Municipal Dr. Moisés Deutsch


HOMENAGEM 50 ANOS (pág. 5)
Solenidade


SUS (Pág. 6)
Debate


ALERTA TERAPÊUTICO (pág. 7)
Sífilis


DEPENDÊNCIA QUÍMICA (págs. 8 e 9)
Cannabis


ÉTICA MÉDICA (pág. 10)
Cobirp


AGENDA DA PRESIDÊNCIA (pág. 11)
Filosofia, Psiquiatria e Psicologia


EU, MÉDICO (pág.12)
Domingo Braile


JOVENS MÉDICOS (pág. 13)
Bolsas de RM


CONVOCAÇÕES (pág. 14)
Editais


BIOÉTICA (pág. 15)
Discriminação


GALERIA DE FOTOS



Edição 342 - 11/2016

JOVENS MÉDICOS (pág. 13)

Bolsas de RM


Residentes deflagram greve por reajuste salarial

Além do reajuste, residentes pleiteiam melhorias nos hospitais
e investimentos na Saúde


Os médicos residentes de todo o Estado, após diversas tentativas de negociações com a Secretaria Estadual de Saúde do Estado de São Paulo (SES-SP) para recebimento de reajuste na bolsa da Residência Médica, paralisaram suas atividades a partir do dia 10 de novembro. A decisão foi tomada em Assembleia Geral Extraordinária, no dia 3 de novembro, depois da manifestação na qual os residentes se reuniram na av. Paulista e caminharam até a sede da SES-SP para tentar, uma última vez, resolver a situação em reunião.

Grandes centros de formação dos residentes já confirmaram a adesão: Hospital das Clínicas Unicamp, Unesp Botucatu, Hospital São Paulo da Escola Paulista de Medicina (EPM), Hospital Heliópolis, Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Esta­dual (Iamspe). A EPM não tem residentes que recebam bolsa do Estado, mas apoia a paralisação.

Os residentes pleiteiam, além do reajuste, outras medidas acordadas com a Comissão Nacional de Residência Médica para a valorização do residente. Entre elas, melhorias nos hospitais e investimentos adequados na Saúde.

A Portaria Interministerial nº 3, de 16 de março de 2016, determinou o pagamento do aumento de 11,9%, mas o governo de São Paulo não realizou o reajuste devido à falta de verbas.


Eleita nova diretoria da Ameresp

A Associação dos Médicos Residentes do Estado de São Paulo (Ameresp) rea­lizou em sua sede, no dia 8 de outubro, eleições para definir a diretoria que ficará à frente da instituição pelo período de um ano.

O novo presidente é Flávio Taniguchi. Guilherme Andrade Peixoto e Davi Jing Jue Liu são diretores financeiros, além de Edoardo Filippo de Queiroz Vattimo, Estevam Fernandes Luna, Felipe Teles de Arruda, Fernando de Meo Dulcino, Haroldo Maluf Barretto, Janaína Bulhões Miranda, João Durval Ramalho Trigueiro Mendes Junior, José Antônio Hersan Natal, Luciane Bastos Fernandes de Oliveira, Marcos Bovo Inácio, Pablo Leonardo Trae­te, Vanessa Souza Santana, Willian Huang, Wilson Elias de Oliveira Júnior, Daniella Gimenez Caniato, Jellin Chiating Chuang e Heitor Vieira Nogueira, como diretores.

Para Guilherme Peixoto, diretor financeiro da instituição, todos os residentes devem ser tratados igualmente, inclusive no seu valor de bolsa de auxílio, luta que continua nesta gestão. “O objetivo de formação, qualificação do residente e atendimento de qualidade à população deve prevalecer sobre os objetivos secundários, visando garantir a excelência da prática médica em nosso País”, afirma.


Anuidade 2017

Desconto de 50% já está disponível para pessoa jurídica

Benefício deve ser solicitado online, diretamente no site do Cremesp

O desconto de 50% na anuidade de 2017 do Cremesp para as pessoas jurídicas (PJs), que se enquadrarem nos critérios estabelecidos no artigo 13 e parágrafo único da Resolução CFM nº 2.150/2016, poderá ser solicitado exclusivamente mediante preenchimento do formulário disponível no portal www.cremesp.org.br, no menu superior Serviços / Serviços às Empresas / Requerimentos /

Desconto Anuidade PJ 2017. Ele deverá ser preenchido pelo responsável técnico da empresa e enviado pelo próprio site.

É recomendável que o pedido seja feito até 31/12/2016 para que o Cremesp possa enviar o boleto da anuidade 2017 já com o referido desconto, se o pedido for deferido.

De acordo com a Resolução CFM nº 2.150/2016 e a Lei nº 12.514/2011, a anuidade de 2017 será reajustada pelo INPC. Para pessoas jurídicas, fica mantido o cálculo baseado na faixa de capital social, conforme tabela (ao lado), não havendo o desconto para pagamento antecipado. A partir de dezembro, o Cremesp enviará boleto com o valor integral para pagamento até 31/01/17.

Para a opção de parcelamento em cinco vezes, os boletos deverão ser gerados no site www.cremesp.org.br, no menu superior Serviços / Serviços às Empresas / Emissão de Boletos de Taxas e Anuidades. Serão acolhidos apenas os parcelamentos para empresas que recolherem a 1ª parcela até o vencimento, em 31/01/2017.


Pessoa física

Médicos têm 5% de desconto para pagamento à vista, até 31 de janeiro

Será mantido o desconto de 5% para pagamento à vista na anuidade do Cremesp para pessoas físicas, até 31/01/2017; de 3%, até 28/02/2017; e sem desconto até 31/03/17. O parcelamento poderá ser feito em cinco vezes, sendo acolhidos somente aqueles que fizerem o recolhimento da 1ª parcela até o seu vencimento, em 31/01/2017.

O Cremesp enviará pelo Correio apenas o boleto para pagamento à vista, de R$ 676,40, com vencimento em 31 de janeiro. O médico que optar pelo desconto de fevereiro, pelo pagamento do valor integral em março de 2017 ou, ainda, por parcelar, deverá acessar o portal Cremesp (www.cremesp.org.br), na Área do Médico e gerar os boletos.

 

Critérios de isenção

Os médicos, a partir do exercício em que completarem 70 anos de idade, contam com isenção integral da anuidade, concedida independente de pendências financeiras anteriores, mas sem o prejuízo da cobrança das mesmas. Veja outros casos de isenção por incapacidade laborativa nos termos do artigo 9º da Resolução CFM nº 2.150/16.  


Valores da anuidade 2017

 


Taxa de renovação de certificado

As pessoas jurídicas devem renovar anualmente seu certificado de registro, de acordo com a Resolução CFM nº 1.980/2011, sob o risco de sofrerem sanções. Para 2017, será mantida a cobrança da taxa de renovação juntamente com a anuidade, com prazo para pagamento até 31/01/2017 (com exceção das empresas com vencimento do certificado no mês de janeiro).

O requerimento para a renovação está disponível para preenchimento e envio exclusivamente online no site do Cremesp (www.cremesp.org.br), no menu Serviços / Serviços às Empresas / Emissão de Certificado de Renovação – Pessoa Jurídica.

 


Este conteúdo teve 91 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 517 usuários on-line - 91
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.