PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL (PÁG. 2)
Lavínio Nilton Camarim - Presidente do Cremesp


ENTREVISTA (PÁG. 3)
Jan Helge Solbakk


PESQUISA (PÁG. 4)
Médicos estão satisfeitos com serviços presenciais e online prestados pelo Cremesp


POLÍTICAS PÚBLICAS (PÁG. 5)
Câmara Técnica recomenda revisão imediata da nova Política de Atenção Básica


GERAL (PÁG. 6)
Exame do Cremesp disponibiliza simulado inédito na edição de 2017


INAUGURAÇÃO (PÁG. 7)
Nova Delegacia de Jales atende demandas de 40 municípios da região


ESPECIAL - DEFESA DA MEDICINA (PÁG. 8 e 9)
Conselho intensifica medidas para enfrentar ameaças à profissão


CREMESP 60 ANOS (PÁG. 10)
Livro histórico aborda luta pela criação de carreira de Estado para médicos


AGENDA DA PRESIDÊNCIA (PÁG. 11)
Em Congresso, presidente do Cremesp defende Ato Médico e orienta sobre publicidade


INSTITUIÇÕES DE SAÚDE (PÁG. 12)
Complexo de Sorocaba é referência em transplante e captação de córneas no Brasil


JOVEM MÉDICO (PÁG. 13)
Melhorias pretendidas pelo transumanismo suscitam preocupações no meio científico


CONVOCAÇÕES (PÁG. 14)
Editais


BIOÉTICA (PÁG. 15)
Suicídio, finitude da vida e transexualidade são temas de congresso médico em Recife


GALERIA DE FOTOS



Edição 352 - 10/2017

GERAL (PÁG. 6)

Exame do Cremesp disponibiliza simulado inédito na edição de 2017


Exame do Cremesp disponibiliza simulado inédito na edição de 2017

A edição de 2017 do Exame do Cremesp teve como novidadeum simulado prévio pela internet. A iniciativa permite o melhor preparo dos participantes na prova, marcada para 22 de outubro. O simulado foi disponibilizado entre os dias 15 e 18 de setembro; e 7 e 8 de outubro, pelo site da Fundação Carlos Chagas (FCC) – instituição também responsável pela aplicação do Exame. 

A participação foi facultativa e sem efeito sobre o resultado do Exame do Cremesp. Cerca de 1600 participantes realizaram a prova prévia até o final, obtendo automaticamente o resultado sobre as questões. “A ideia é aumentar a transparência e permitir que os egressos dos cursos de Medicina possam se familiarizar com o conteúdo do Exame”, explicou o primeiro-secretário do Cremesp, Bráulio Luna Filho.

De acordo com Luna Filho, que também é coordenador do Exame do Cremesp, a prova do simulado abrangeu 60 questões de múltipla escolha das seguintes áreas de conteú­do: Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Saúde Pública, Epidemiologia, Saúde Mental, Bioética e Ciências Básicas. O tempo máximo para responder cada pergunta foi de 90 segundos. Já o Exame do Cremesp conta com120 questões de múltipla escolha das mesmas áreas do simulado.

 



Relação médico-paciente é tema de novo livro do Conselho

O livro Relação médico-paciente – um encontro atualiza discussões importantes sobre a temática, com artigos – incluindo pareceres e Resoluções – relacionados à comunicação, sigilo, atendimento não presencial, assistência ao idoso, abordagem à diversidade sexual, entre outros. A publicação já está disponível online e pode ser acessada no site do Cremesp (www.cremesp.org.br). A versão impressa será lançada em 10 de novembro, pelo Centro de Bioética.

“O livro reforça o empenho deste Conselho em sempre valorizar um encontro tão delicado e presente em nossa profissão, agraciando-nos com reflexões sobre os temas selecionados e que vão ao encontro de demandas da prática diária de todo profissional”, avalia o presidente do Cremesp, Lavínio Nilton Camarim.

Para Reynaldo Ayer, coordenador do Centro de Bioética, “a relação médico-paciente é sempre de interação e compartilhamento: de um lado o médico com sua arte e ciência; de outro, o paciente e sua família, com sua dor e sofrimento”. 

Médico jovem

O livro nasceu da preocupação com a baixa qualificação do ensino médico, consequência da abertura indiscriminada de cursos de Medicina no País nas últimas décadas. “Queremos alcançar o médico jovem e prepará-lo para essa interação, criando condições para uma melhor compreensão das demandas e queixas dos pacientes”, contou Carlos Alberto Pessoa Rosa, coordenador da obra e membro do Conselho Consultivo do Centro de Bioética.

 


Ofício pede que Federação Paulista de Futebol cumpra Resolução

O Cremesp enviou ofício à Federação Paulista de Futebol (FPF), alertando sobre o cumprimento da Resolução CFM no 1.833/2008, que regulamenta a organização dos serviços médicos em instituições esportivas, principalmente com relação ao artigo 1º: “as instituições que se destinam à prática desportiva para competições oficiais devem ter observada a existência funcional de serviço médico com responsável técnico inscrito no CRM da jurisdição”.

A resolução determina que as instituições esportivas tenham um médico responsável pela organização, manutenção e confidencialidade de fichas e prontuários médicos relativos aos atletas dos clubes de futebol. Com o alerta, o Cremesp busca prevenir casos como os dos jogadores Serginho, do São Caetano, e Canavarro, do XV de Piracicaba, que morreram durante o desempenho de suas atividades. “Manteremos o foco nessa questão, pois o objetivo é que a Resolução não fique apenas nas gavetas das instituições esportivas. Queremos vê-la cumprida por todos os times de nosso Estado”, observou o presidente do Cremesp, Lavínio Nilton Camarim.

Além de normatizar a atuação do médico, o cumprimento da Resolução dá segurança ao atleta, que pode passar por avaliação periódica a ser estabelecida pelo médico, obter recomendações importantes para sua saúde e o desempenho da profissão, além de ter acesso ao prontuário que contém informações sobre suas condições clínicas. “A importância do responsável técnico nos departamentos médicos dos clubes é inestimável, pois uma série de condutas deve ser passada ao jogador”, exemplifica o presidente do Cremesp.
 

 


Este conteúdo teve 178 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede - Frei Caneca: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - 01307-002

Subsede - Vila Mariana: Rua Domingos de Moraes, 1810
Vila Mariana – São Paulo/SP - 04010-200

Sede - Consolação: Rua da Consolação, 753
(Sem atendimento ao público)
Centro - São Paulo/SP - 01301-910

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 5908-5600 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h


ESTACIONAMENTOS : NOVOS CONVÊNIOS

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2017 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 220 usuários on-line - 178
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior