PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL (PÁG. 2)
Lavínio Nilton Camarim


ENTREVISTA (PÁG.3)
Gastão Wagner de Sousa Campos


ATO MÉDICO (PÁG.4)
Ação pede anulação de resoluções do Conselho de Farmácia à Justiça Federal


INSTITUCIONAL (PÁG. 5)
Contribuir com o Cremesp é fortalecer a sua profissão


ENSINO MÉDICO (PÁG. 6 E 7)
Exame do Cremesp é aplicado a mais de 3 mil egressos de escolas médicas


ESPECIAL 60 ANOS (PÁG. 8 E 9)
Cremesp celebra 60 anos de história com lançamento de livro e tributo aos médicos formados em 1957 e 1967


EU, MÉDICO (PÁG. 10)
Pesquisador realizou trabalho pioneiro sobre pressão arterial em mulheres após a menopausa


AGENDA DA PRESIDÊNCIA (PÁG. 11)
Alunos da Faculdade Albert Einstein recebem Código de Ética do Estudante de Medicina


INSTITUIÇÕES DE SAÚDE (PÁG 12)
Hospital Universitário da USP corre risco de fechar as portas


PLANOS DE SAÚDE (PÁG. 13)
Proposta de mudanças representa golpe à Medicina e às conquistas sociais


CONVOCAÇÕES (PÁG. 14)
Editais


BIOÉTICA (PÁG. 15)
Cremesp lança nova publicação sobre relação médico-paciente


GALERIA DE FOTOS



Edição 353 - 11/2017

ESPECIAL 60 ANOS (PÁG. 8 E 9)

Cremesp celebra 60 anos de história com lançamento de livro e tributo aos médicos formados em 1957 e 1967


Cremesp celebra 60 anos de história com lançamento de livro e tributo aos médicos formados em 1957 e 1967

 

 

O lançamento de um livro histórico e uma homenagem aos médicos formados em 1957 e 1967 marcaram a celebração dos 60 anos do Cremesp, realizada em 21 de outubro. A cerimônia no Theatro Municipal de São Paulo – cedido gratuitamente para o evento –, reuniu cerca de 250 convidados, entre médicos e autoridades. 

O livro Cremesp 60 anos – Valores, atitudes e desafios conta a trajetória e as principais ações da entidade em defesa do exercício ético da Medicina, a valorização da profissão e a adequada assistência à saúde da população, desde sua criação, em 1957, até a atualidade (veja box). “Tivemos muitos ganhos nestes 60 anos, como a criação do Sistema Único de Saúde (SUS) que, mesmo com falhas e precariedades, tem áreas de excelência”, afirmou o presidente do Cremesp, Lavínio Nilton Camarim. “O Cremesp foi ativo partícipe desta e de muitas outras lutas em prol da Medicina. Trabalhamos arduamente pela melhor qualidade do serviço público de saúde e para que médicos e sociedade sintam-se amparados”, comentou .

Na mesma solenidade, foram homenageados 188 médicos do Estado que completaram 60 anos de formados – além de 214 profissionais que alcançaram 50 anos de profissão, cumpridos de forma exemplar, tributo que o Cremesp realiza anual­mente para estimular a boa prática da Medicina. Todos receberam Diplomas de Dedicação Profissional.

Representaram os homenageados, os paraninfos Suel Abujamra (60 anos) e Irimar de Paula Posso (50 anos). Abujamra falou sobre a missão do médico de cuidar do próximo e chamou atenção para a defesa de melhores condições de trabalho aos profissionais. Irimar Posso defendeu o exercício humanizado da Medicina e expôs preocupação em relação ao excessivo número de cursos de Medicina abertos atualmente, lembrando que, em 1968, existiam apenas quatro no Estado.

Autoridades

Os secretários de Saúde do Estado, Eduardo Ribeiro Adriano (em exercício na ocasião), e do município de São Paulo, Wilson Pollara, compuseram a mesa diretora, ao lado de José Roberto de Souza Baratella, da Academia de Medicina de São Paulo, Ruy Tanigawa, conselheiro do Cremesp que representou o Conselho Federal de Medicina (CFM), e Marcos Boulos,  conselheiro e coordenador da Comissão de 60 anos do Cremesp.  Também estiveram presentes no evento, o secretário municipal de Relações Governamentais, Milton Flávio; os vereadores por São Paulo, Milton Ferreira, Sandra Tadeu e Paulo Frange; os presidentes do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo, Pedro Eduardo Menegasso, e da Associação Nacional de Médicos Residentes (Ameresp), Guilherme Peixoto; e o coordenador de Direitos e Prerrogativas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP), Danilo Garcia de Andrade, entre outros.   

Agradecimentos

O Cremesp fez um agradecimento à Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Especial de Relações Governamentais, e aos vereadores Gilberto Natalini, Milton Ferreira, Paulo Frange, George Hato e Sandra Tadeu por permitirem a cessão do espaço do Theatro Municipal gratuitamente para a cerimônia. 
O presidente do Cremesp fechou a solenidade enaltecendo os avanços da Medicina,

mas lembrou dos problemas no setor de saúde. Ele também falou sobre a importância do acesso da população a uma Medicina de qualidade, humanizada e próxima dos pacientes.

Publicação retrata seis décadas do Cremesp em defesa da Saúde e da Medicina

O livro Cremesp 60 anos – Valores, atitudes e desafios narra a trajetória e principais feitos da entidade, contando também um pouco da história da Medicina no Brasil. “Trata-se de memória e comemoração que se estendem para além do universo dos médicos e médicas e alcançam toda a sociedade, a quem servem a Medicina e o Cremesp”, destacou   Lavínio Nilton Camarim na apresentação da obra.  A publicação incorpora o livro Cremesp – Uma trajetória, editado em 2004, quando o Conselho se aproximava dos 50 anos, com atualização de seu conteúdo e relatos das gestões mais recentes.  A história pontua as iniciativas importantes do Cremesp, em defesa da dignidade dos pacientes portadores do vírus HIV, da humanização na assistência psiquiátrica, da adoção dos medicamentos genéricos para o País e da criação do Sistema Único de Saúde (SUS), entre outras. Também aborda as ações pioneiras do Conselho paulista como a criação do Centro de Bioética e a implementação do Exame do Cremesp.   

O livro foi disponibilizado para consulta pública na Biblioteca da sede do Conselho e, em breve, também estará no site do Cremesp.

Alesp também presta homenagem


A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) prestou homenagem, em sessão especial, a todos os profissionais médicos e ao Cremesp pelos 60 anos de atividades. Realizada em 13 de novembro, no plenário Juscelino Kubitschek , a homenagem foi uma iniciativa do deputado Fernando Capez. 

“É uma honra, no ano de aniversário do Conselho e em um momento tão difícil para a Medicina no País, receber esta homenagem da Assembleia e poder representar a categoria médica”, afirmou o presidente do Cremesp, Lavínio Nilton Camarim. Ele também destacou a importância  do Cremesp, maior Conselho médico do Brasil, no cenário nacional. “Reforçamos temas de extrema relevância para o setor de saúde nacional como, por exemplo, a qualidade dos cursos de Medicina e da formação médica para o atendimento adequado e humanizado aos pacientes”, completou.

 



Profissionais do Interior recebem diploma pelos 50 anos de atuação


O Cremesp também prestou homenagem aos médicos com 50 anos de formação ou mais, em solenidades realizadas em 12 municípios do Estado de São Paulo:
•    9/10 – Marília, na Delegacia Regional do Cremesp;
•    9/10 – Botucatu, na Delegacia Regional do Cremesp;
•    18/10 – Franca, no Centro Médico da cidade;
•    18/10 – São José dos Campos, na sede da Unimed do município;
•    18/10 – Bauru, na Delegacia Regional do Cremesp;
•    19/10 – Presidente Prudente, na Associação Paulista de Medicina (APM) local;
•    26/10 – Campinas, na sede local da Sociedade de Medicina e Cirurgia;
•    26/10 – São José do Rio Preto, na sede local da Sociedade de Medicina e Cirurgia;
•    27/10 – São Caetano do Sul, na sede da APM regional;
•    9/11 – Ribeirão Preto, no Centro Médico do município;
•    11/11 – Jales, na Almeida Eventos;
•    11/11 – Sorocaba, na Pontifícia Universidade Católica (PUC).


Este conteúdo teve 96 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 365 usuários on-line - 96
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.