PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
Discurso de posse do novo presidente do Cremesp, Clóvis Francisco Constantino


ENTREVISTA
Clóvis Constantino: "é preciso resgatar o melhor da imagem do médico"


PLANOS DE SAÚDE 1
A padronização de contratos entre médicos e operadoras


PLANOS DE SAÚDE 2
Novembro terminam os trabalhos da CPI dos Planos de Saúde


CONSELHO
Mobilização nacional das Entidades Médicas


GESTÃO 2003-2008 2
A posse dos novos Conselheiros


GESTÃO 2003-2008 1
Medicina e Assistência à Saúde


GESTÃO 2003-2008
A nova diretoria do Conselho


CONJUNTURA
Destaque para a vitória do Comando Nacional da Saúde da defesa do orçamento


ENSINO MÉDICO
A indústria do diploma: 4 novos cursos a cada dia


INTERNET
De olho nos sites: Cremesp. Bioética e Banco de Empregos Médicos


AGENDA
Destaque para a sessão plenária do Cremesp nº 3.000


PARECER
Sedação Consciente recebe normatização do CFM


DIA DO MÉDICO
Homenagem ao Dr. Jair Xavier, CRM nº 0003


GALERIA DE FOTOS



Edição 194 - 10/2003

GESTÃO 2003-2008 2

A posse dos novos Conselheiros


Toma posse novo corpo de Conselheiros do Cremesp

O novo corpo de conselheiros do Cremesp - gestão 2003/2008 - tomou posse no dia 10 de outubro em cerimônia solene realizada no Clube Monte Líbano, em São Paulo, na presença de cerca de 1.200 pessoas, entre autoridades, lideranças médicas, membros de comissões de ética, diretores clínicos, conselheiros, seus familiares e funcionários do Conselho. Na mesma ocasião, tomaram posse os membros da primeira diretoria da nova gestão, presidida pelo médico pediatra Clóvis Francisco Constantino. 

Os 42 conselheiros - incluindo dois indicados pela Associação Paulista de Medicina - venceram as eleições de 20 e 21 de agosto - compondo a Chapa 4 - "Unidade Médica", que concorreu com outras sete chapas. O colegiado surgiu da união das entidades médicas: Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, Associação Médica Brasileira, Associação Paulista de Medicina, Academia de Medicina de São Paulo, e dos Sindicatos de Médicos do Estado.

Cerimônia

Participaram da mesa as seguintes autoridades e lideranças: Clóvis Francisco Constantino - presidente eleito do Cremesp; Gabriel David Hushi - presidente em exercício e Regina Parizi - presidente licenciada do Conselho até 30 de setembro; Oswaldo Yoshimi Tanaka - secretário adjunto representando o secretário de Estado da Saúde de São Paulo; Gonzalo Vecina Neto - secretário de Saúde do município, representando a prefeita de São Paulo; Edson de Oliveira Andrade - presidente do Conselho Federal de Medicina; Eleuses Vieira de Paiva - presidente da Associação Médica Brasileira; José Luiz Gomes do Amaral - presidente da Associação Paulista de Medicina; Marcelo Miguel Alvarez Quinto - presidente da Federação dos Médicos do Estado de São Paulo.

Após a execução do Hino Nacional brasileiro, Gabriel Hushi abriu a cerimônia citando o filósofo Imannuel Kant, "que cultuava as coisas simples da vida", como a arte do bem viver, e dizia: "Três coisas são essenciais para carregar os pesos da vida: a esperança, o sono e o riso". Acrescentou que "só tem esperança, sono tranqüilo e só ri gostoso quem não tem medo de si mesmo, quem tem paz, a ponto de liberar-se para estas três bênçãos, tão simples e tão fundamentais de nossa passagem por esta vida - quando adquirimos a sabedoria de aprender a viver com mais leveza". Hushi salientou que nos cinco anos da gestão 1998-2003, apesar das enormes responsabilidades como conselheiro, diretor e presidente, não perdeu a esperança, o sono e o riso - e desejou o mesmo aos novos conselheiros.

Regina Parizi fez um balanço da gestão 1998-2003, por meio de um vídeo que mostrou as realizações daquela gestão. Enfatizou também a necessidade de renovação não só do Conselho mas de todas as entidades médicas.

Em seguida, foi prestada uma homenagem aos três membros da Comissão Eleitoral que supervisionou a eleição do Cremesp: Adagmar Andriolo, Maria das Graças Souto e Aldemir Humberto Soares.

Posse

Gabriel Hushi transmitiu a Clóvis Francisco Constantino a posse da nova gestão e os conselheiros eleitos fizeram a leitura do termo de posse: "Na qualidade de membro do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, prometo cumprir com retidão, com respeito aos princípios éticos, com justiça e fiel observância às leis do nosso país, os deveres que ora me são atribuídos, tudo fazendo pela dignidade da profissão médica e em benefício da sociedade".

Após a assinatura da ata, já empossado, Clóvis passou a palavra aos demais membros da mesa. A nova gestão prestou homenagem, por meio de uma placa de prata, ao médico Jair Xavier Guimarães, cujo CRM tem o número 0003.

Culminando a cerimônia, Clóvis Constantino fez seu discurso de posse, durante o qual citou as metas de sua gestão, ressaltando: "temos que nos livrar das más condições de trabalho, da educação médica deficiente, do mercantilismo puro e simples e da deteriorização da relação médico-paciente. Isso só tem trazido infelicidade, desentendimentos, acusações, processos, ação de aproveitadores, enfim, o pior" (o discurso, na íntegra, pode ser lido no Editorial, na pág. 2 desta edição).

Estes são os novos conselheiros do Cremesp:

Adamo Lui Netto
Akira Ishida
Alfredo Rafael Dell'Aringa
André Scatigno Neto
Antonio Pereira Filho
Bráulio Luna Filho
Caio Rosenthal
Carlos Alberto Monte Gobbo
Clóvis Francisco Constantino
Desiré Carlos Callegari
Eurípedes Balsanufo Carvalho
Fábio Henrique Gregory
Gabriel David Hushi
Gaspar de Jesus Lopes Filho
Gilberto Luiz Scarazatti
Henrique Carlos Gonçalves
Henrique Liberato Salvador
Ieda Therezinha do Nascimento Verreschi
Isac Jorge Filho
João Ladislau Rosa
João Márcio Garcia
Jorge Carlos Machado Curi
José Henrique Andrade Vila
José Manoel Bombarda
José Marques Filho
Kazuo Uemura
Krikor Boyaciyan
Lavínio Nilton Camarim
Luiz Alberto Bacheschi
Luiz Carlos Aiex Alves
Marco Tadeu Moreira de Moraes
Maria do Patrocínio Tenório Nunes
Marli Soares
Moacyr Esteves Perche
Nacime Salomão Mansur
Pedro Henrique Silveira
Reinaldo Ayer de Oliveira
Renato Azevedo Júnior
Renato Ferreira da Silva
Renato Françoso Filho
Rui Telles Pereira
Ruy Yukimatsu Tanigawa


Este conteúdo teve 82 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 410 usuários on-line - 82
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.