PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

PÁGINA 3
Editorial


PÁGINA 4 e 5
Eleição 2018


PÁGINA 6
Eleições 2018


PÁGINA 7
Entrevista - Carlos Vital


PÁGINA 8 e 9
Ressonância


PÁGINA 10
Agenda da presidência


PÁGINA 11
Serviços Cremesp


PÁGINA 12
Ensino Médico


PÁGINA 13
Institucional


PÁGINA 14
Convocações


PÁGINA 15
Fórum CFM - Cremesp


PÁGINA 16
Saúde Pública


GALERIA DE FOTOS



Edição 361 - 08/2018

PÁGINA 4 e 5

Eleição 2018


 

Eleitos os novos conselheiros para a gestão 2018-2023 do Cremesp

Cerca de 84 mil médicos registrados no Estado votaram
no pleito


Apuração dos votos foi acompanhada por representantes das chapas concorrentes

A Achapa 6 – Mudança Já! foi a eleita para a gestão 2018-2023 do Cremesp, com 28.130 votos, o que representa 33,45% de um total de 84.119 apurados. As outras cinco concorrentes obtiveram os seguintes resultados: chapa 3 – O Cremesp que os médicos querem: 15.856 votos; chapa 2 - O Cremesp é dos médicos: 13.048 votos;
chapa 1 - Desperta Cremesp # ousadia para mudar: 8.473 votos; chapa 4 - Inovar com o médico em primeiro lugar: 8.124 votos; e chapa 5 - Cremesp com os médicos: 6.804 votos. Foram computados 2.627 votos nulos e 1.057 votos brancos.

A apuração dos votos começou na noite de 9 de agosto e encerrou- se na madrugada do dia 10. Cada chapa concorrente designou fiscais para acompanharem os trabalhos; e os médicos puderam acessar os resultados parciais da apuração pelo site do Cremesp.

As cédulas eleitorais foram abertas por funcionários do Conselho e contabilizadas por meio de um sistema eletrônico, na presença de fiscais das chapas, das Comissões
Eleitorais e da empresa de auditoria PricewaterhouseCoopers Brasil (PwC).

No sistema eletrônico, foram processados 80.532 votos. No entanto, as máquinas não conseguiram fazer a leitura do voto em 3.587 cédulas eleitorais, por apresentarem preenchimento incompatível com o sistema de apuração (por exemplo, marcação com
um leve X em vez do preenchimento do círculo), o que levou à contagem manual apenas desse grupo. Esses votos foram incluídos na apuração, resultando no total de 84.119, conforme atesta a ata da eleição.

As seis chapas que concorreram à eleição do Cremesp realizaram suas campanhas no período entre junho e agosto deste ano. O Conselho paulista enviou 138.720 mil cédulas de votação pelo Correio aos médicos cadastrados no Estado de São Paulo. O
eleitor que possuía alguma pendência legal com o Conselho, mesmo que tenha enviado a correspondência da eleição ao Cremesp, não teve seu voto computado. Veja também os resultados regionais da eleição do Cremesp, na página 6.
 

Duas comissões eleitorais conduziram o processo em SP


Funcionários de jaleco verde integram a Comissção Eleitoral Administrativa 


O processo eleitoral foi organizado e acompanhado por uma Comissão Eleitoral de
Médicos – que não fazem parte da gestão do Conselho –, em conjunto com uma Comissão Eleitoral Administrativa, integrada por nove funcionários do Conselho.

A Comissão Eleitoral de médicos foi presidida pelo ex-presidente do Sindicato dos Médicos de São Paulo e membro fundador da Academia de Medicina de São Paulo, Cid Célio Jayme Carvalhaes, tendo como secretários o patologista clínico e professor da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM-Unifesp), Adagmar Andriolo, e o cirurgião cardiovascular e professor titular da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Paulo Manuel Pêgo Fernandes.

“Após um árduo trabalho, conseguimos contabilizar todas as cédulas que chegaram até as 18 horas do dia 9 de agosto, na sede do Cremesp. Todo nosso esforço foi dirigido à realização de Comissão Eleitoral de Médicos (jaleco preto), representantes das chapas
e funcionários durante os trabalhos Funcionários de jaleco verde integraram a Comissão Eleitoral Administrativa Apuração dos votos foi acompanhada por representantes das chapas concorrentes um processo eleitoral transparente que correspondesse a contento a cada médico que exerceu o seu direito de voto”, declarou
Carvalhaes. “Quero parabenizar os integrantes da Comissão Administrativa,
que exerceram um trabalho de excelência, fato determinante para o exitoso processo
eleitoral”, destacou.


Comissão Eleitoral de Médicos (jaleco preto), representantes das chapas e funcionários durante os trabalhos


Conheça os integrantes e as principais diretrizes da chapa 6


Conselheiros eleitos

Altino Pinto, Angelo Vattimo, Camila Cazerta P. Eduardo, Chien Yin Lan, Christina Hajaj Gonzalez, Cynthia Dantas Kurati, Daniel Kishi, Edoardo F. Q. Vattimo, Eliane Aboud, Fernando Jose Gatto, Flavia Amado Bassanezi, Flavia Bellentani Casseb, Francisco Carlos Quevedo, Henrique Liberato, Irene Abramovich, Joaquim F. Almeida Claro, Jose Gonzalez, Juliana Takiguti Toma, Julio Cesar Zorzin,  Lucio Tadeu Figueiredo, Lyane Gomes M. Teixeira, Marcelo Scattolini, Maria Alice S. Scardoelli, Maria Camila Lunardi
Mario Antonio Martinez F., Mario Cezar Pires, Mario Jorge Tsuchiya, Mario Mosca Neto
Mirna Yae Yassuda Tamura, Monica Yasmin P. Corrado, Paula Yoshimura Coelho, Pedro Sinkevicius Neto,  Regina Maria M. Chammes, Rodrigo Costa Aloe, Rodrigo Lancelote Alberto, Rodrigo Souto de Carvalho, Silvio Sozinho Pereira, Tatiana Regina Criscuolo, Thiago Willian Gonçalves e  Wagmar Barbosa de Souza.

Principais propostas

  • Promoção de uma Medicina de qualidade, ética, respeitando os direitos dos médicos, ação que se fortalecerá com a aproximação junto às demais entidades da categoria.
  • Valorização do trabalho, com o apoio à criação da Carreira de Estado para o médico.
  • Revisão dos critérios de admissibilidade das denúncias, para evitar sindicâncias por queixas sem fundamento.
  • Abordagem preventiva e não somente punitiva. Orientação aos médicos
    por conselheiros e delegados, em tempo real, de viés preventivo sobre situações eticamente complexas.
  • Operação digitalizada e desburocratizada, com processos e parte cartorial, bem como acesso às sindicâncias via internet.
  • Fiscalização das condições de trabalho, tanto dos médicos quanto do atendimento aos pacientes, responsabilizando os gestores.
  • Medidas punitivas contra os responsáveis que injustamente retêm honorários médicos. Combate à proposta de retorno gratuito em 60 dias.
  • Fortalecimento da Câmara Técnica do Médico Jovem e valorização da formação de preceptores.
  • Apoio à necessidade de avaliação da formação médica.
  • Acabar com a duplicidade de pagamento da anuidade para Pessoa Jurídica (PJ) e Pessoa Física (PF).
  • Aprimoramento e obrigatoriedade do Revalida.
  • Contra o exercício da Medicina sem inscrição no CRM (Mais Médicos).
  • Apoio ao socorro às Santas Casas.
  • Ação voltada à recuperação dos hospitais universitários.
  • Prevenção às situações de estresse, assédio e violência contra o médico.
  • Renovação de, no mínimo, 50% dos conselheiros na próxima eleição e estabelecimento de limite máximo de uma reeleição.

Posse será em outubro

Verificado o resultado, o presidente da Comissão Eleitoral, Cid Célio Jayme Carvalhaes, declarou eleitos os integrantes da chapa 6 como conselheiros efetivos e suplentes
do Cremesp para o mandato de cinco anos, que se inicia em 1º de outubro de 2018 e se encerra em 30 de setembro de 2023.

Multa eleitoral

O médico que não votou deve fazer a justificativa no formulário disponível no site do
Cremesp, na Área do Médico > Justificativa Eleitoral 2018. O não envio até o dia 9 de outubro resultará na cobrança de multa. Serão aceitos como motivos para justificar a ausência do voto problemas de saúde, viagem etc.


 


Este conteúdo teve 100 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 168 usuários on-line - 100
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.