PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
Discurso de posse do novo presidente do Cremesp, Clóvis Francisco Constantino


ENTREVISTA
Clóvis Constantino: "é preciso resgatar o melhor da imagem do médico"


PLANOS DE SAÚDE 1
A padronização de contratos entre médicos e operadoras


PLANOS DE SAÚDE 2
Novembro terminam os trabalhos da CPI dos Planos de Saúde


CONSELHO
Mobilização nacional das Entidades Médicas


GESTÃO 2003-2008 2
A posse dos novos Conselheiros


GESTÃO 2003-2008 1
Medicina e Assistência à Saúde


GESTÃO 2003-2008
A nova diretoria do Conselho


CONJUNTURA
Destaque para a vitória do Comando Nacional da Saúde da defesa do orçamento


ENSINO MÉDICO
A indústria do diploma: 4 novos cursos a cada dia


INTERNET
De olho nos sites: Cremesp. Bioética e Banco de Empregos Médicos


AGENDA
Destaque para a sessão plenária do Cremesp nº 3.000


PARECER
Sedação Consciente recebe normatização do CFM


DIA DO MÉDICO
Homenagem ao Dr. Jair Xavier, CRM nº 0003


GALERIA DE FOTOS



Edição 194 - 10/2003

AGENDA

Destaque para a sessão plenária do Cremesp nº 3.000


Cremesp realiza sessão plenária nº 3.000 revivendo o passado

No dia 9 de setembro, na subsede do Cremesp na Vila Mariana, foi realizada a sessão plenária de número 3.000 na história de todas as legislaturas do Conselho Regional de Medicina de São Paulo.
Conduzida pelo então presidente em exercício, Gabriel David Hushi, a cerimônia reuniu ex-conselheiros e membros da gestão que terminou em 30 de setembro.

Após as intervenções dos ex-conselheiros José Luiz Gomes do Amaral, hoje presidente da Associação Paulista de Medicina (APM), e Fausto Figueira de Mello Júnior, hoje deputado estadual, assumiu os trabalhos o atual conselheiro José Marques Filho, mentor da idéia que resultou na homenagem.

Enquanto no telão do auditório eram lembrados ex-conselheiros já falecidos, José Marques ressaltou em seu discurso "a honrosa atuação que cada conselheiro teve, durante o exercício da função".

Gabriel Hushi lembrou, ainda, que os então conselheiros Irene Abramovich e José Cássio de Moraes também fizeram parte das sessões de números 1.000 e 2.000 no Cremesp com o mesmo cargo.

Homenagem
Para representar todos os ex-conselheiros homenageados falou aos presentes Adhemar Monteiro Pacheco, conselheiro de 1963 a 1968 - a terceira turma do Cremesp.

Em seu discurso, Pacheco lembrou da época em que o Conselho Regional de Medicina foi fundado em São Paulo, na década de 50; sobre como todos os profissionais tiveram que se registrar e das atribuições da entidade. "De lá para cá, a vida foi continuando, novos Conselhos foram sendo formados, foi sendo mudado o conceito de CRM. Naquele tempo, o Conselho era mais punitivo e, com o tempo, a classe foi entendendo que devia ser mais conciliador".

Ao final da cerimônia, Gabriel Hushi promoveu a entrega de certificados de participação aos presentes, como forma de homenagear a todos os conselheiros e ex-conselheiros desta entidade. A noite de lembranças e homenagens terminou com um coquetel comemorativo.

Pediatria realiza congresso brasileiro em São Paulo

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) realizou, entre os dias 7 e 11 de outubro, seu 32º Congresso, no ITM Expo, em São Paulo. Na mesma ocasião, também aconteceu o 10º Congresso Paulista de Pediatria.
Na pauta do evento esteve "o que há de mais atual no diagnóstico, acompanhamento e promoção da Saúde; e as perspectivas para a medicina de crianças e adolescentes", segundo o presidente do Congresso, Cláudio Leone. Foram feitos cursos, mesas-redondas, conferências e fóruns de debate, com a presença de 400 professores do Brasil e do exterior.

Durante a cerimônia de abertura, Clóvis Francisco Constantino, presidente do Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp) e também pediatra, destacou o trabalho de organização para que o congresso fosse promovido este ano na capital paulista. "Em 1998, quando assumi a Sociedade de Pediatria de São Paulo, comecei a fazer uma campanha árdua para trazer este Congresso para a cidade e ter o prazer de sediá-lo", ressaltou.

"Trabalharemos sempre, todos, em conjunto, porque esse é o nosso objetivo", completou Clóvis, falando dos novos desafios a serem enfrentados como presidente do Cremesp.

Compuseram ainda a mesa de abertura do Congresso Eleuses Vieira de Paiva, presidente da Associação Médica Brasileira; José Erivalder Guimarães, presidente do Sindicato dos Médicos de São Paulo; José Luiz Gomes do Amaral, presidente da Associação Paulista de Medicina; Jorge José Santos Pereira Solla, secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde; Gonzalo Vecina Neto, secretário de Saúde do município de São Paulo; Oswaldo Yoshimi Tanaka, secretário adjunto de Saúde do Estado de São Paulo; Lincoln Marcelo Freire, presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria; Fábio Ancona Lopez, presidente da Sociedade de Pediatria de São Paulo; Cláudio Leone, presidente do Congresso; Reinaldo Menezes Martins, presidente do Conselho Acadêmico da SBP; Dirceu Solé, diretor de cursos e eventos da SBP e João Coriolano, diretor de cursos e eventos da SPSP.

Semana Mundial de Incentivo ao Aleitamento Materno

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), em conjunto com as Sociedades de Pediatria dos Estados, lançou, no dia sete de outubro, campanha pelo aleitamento materno com o tema Amamentação, Saúde e Paz: por um mundo melhor. O evento, ocorrido no Centro de Convenções do ITM Expo, encerrou a Semana Mundial da Amamentação (SMAN).

Durante a cerimônia de apresentação da Campanha - que já está sendo veiculada na televisão - a madrinha da campanha neste ano, a atriz Luíza Tomé, recebeu a homenagem dos presentes. Um cartaz com Luíza amamentando seus gêmeos Adriana e Luigi também está sendo distribuído a hospitais, postos de saúde, escolas e outros estabelecimentos.

Amamentação, Saúde e Paz: por um mundo melhor quer resgatar o vínculo criado entre mãe e filho por meio da amamentação. No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, amamenta-se apenas no peito até 23 dias, em média. O recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), no entanto, é de pelo menos seis meses.

"Sabemos que milhares de vidas são poupadas no primeiro ano de vida, quando se adota o aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida, pelo menos. Isso deve ser feito de forma natural e em qualquer segmento da sociedade, independente de nível socioeconômico", destacou Clóvis Francisco Constantino, diretor da SBP e presidente do Cremesp, também presente na ocasião.

Compondo a mesa que homenageou a atriz Luíza Tomé estavam Lincoln Marcelo Freire, presidente da SBP; Fábio Ancona Lopez, presidente da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP); Alexia Luciana Ferreira, coordenadora de Aleitamento Materno e da Área Técnica da Criança do Ministério da Saúde; Elsa Giugliani, presidente do Departamento de Aleitamento Materno da SBP; e Amilton Robledo, presidente do Departamento de Aleitamento Materno da Sociedade de Pediatria de São Paulo.

Prêmio "Jovem Cientista Médico"

As inscrições para o II Prêmio Jairo Ramos "Jovem Cientista Médico", estarão abertas até 25 de fevereiro de 2004. Poderão concorrer ao prêmio, no valor de 20 mil reais, os  pesquisadores médicos, com idade inferior a 40 anos, até 31 de dezembro de 2004, que tenham crescente e qualificada produção científica. 

O "Jovem Cientista Médico" é uma promoção conjunta da Associação Paulista de Medicina (APM) e Jairo Almeida Ramos Publicações. A banca julgadora será presidida pelo Diretor Científico da APM, professor Paulo Andrade Lotufo. Maiores informações  no site www.apm.org.br/premiojairoramos, pelo telefone (11) 3188.4243 ou 4244.     

Este conteúdo teve 94 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 276 usuários on-line - 94
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.