PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
Abertura de novos cursos de Medicina: moratória!


ENTREVISTA
Antonio Carlos Lopes, novo secretário executivo da Comissão Nacional de Residência Médica


ATIVIDADES DO CONSELHO
Rede de Apoio a Médicos é ampliada


CLASSE MÉDICA EM MOVIMENTO 1
Lei do Ato Médico - Primeira Plenária do Cremesp de 2004 aberta ao público médico


CLASSE MÉDICA EM MOVIMENTO 2
Notificação extrajudicial do Cremesp alerta contra terapias "naturais"


CLASSE MÉDICA EM MOVIMENTO 3
9 de março: novo dia de mobilização da classe. PARTICIPE!


ESPECIAL
Desafio: o crescimento da população idosa brasileira


ÉTICA
Termo de autorização para cirurgias gera debate no Cremesp


MEDICAMENTOS
Conclusões da Pesquisa Pró-Genéricos: veja como anda a prescrição e o consumo entre os brasileiros


CENTRO DE BIOÉTICA
Curso de Capacitação das Comissões de Ética Médica


AGENDA
Acompanhe as atividades deste Conselho durante o mês de fevereiro


EXERCÍCIO PROFISSIONAL
Alerta Ético: vínculo com laboratório ou estabelecimento comercial


RESOLUÇÃO
CFM: novos parâmetros para lipoaspiração


HISTÓRIA DA
PEDIATRIA

Wilson Maciel e Francisco De Fiore


GALERIA DE FOTOS



Edição 198 - 02/2004

AGENDA

Acompanhe as atividades deste Conselho durante o mês de fevereiro


Diretoria do Cremesp visita delegacias do Interior

São José do Rio Preto

A diretoria do Cremesp, representada por seu presidente, Clóvis Francisco Constantino, e pelo diretor primeiro-secretário, Krikor Boyaciyan, juntamente com o conselheiro Renato Ferreira da Silva, reforçou a atuação da entidade na região de São José do Rio Preto, por meio de visitas realizadas na cidade no dia 5 de fevereiro.


Pela manhã, estiveram na Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp) e seu Hospital de Base, onde conheceram as dependências da instituição, como a Unidade de Transplantes e a ala de Pediatria, entre outras. Participaram também os delegados regionais do Conselho José Eduardo Pereira, Paula Fialho Saraiva Salgado, Sidney Moreno Gil e Emir Rodrigues Vilela.

Em seguida, concederam entrevistas a dois canais de televisão e jornais da região, discutindo assuntos como o papel do Cremesp, movimento médico, adoção da Classificação Hierarquizada (CBHPM) e abertura indiscriminada de escolas médicas, com a presença do presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), Eleuses Vieira de Paiva.
Visitaram tambem a sede da Unimed local.

Um jantar com as lideranças médicas, realizado após uma reunião na Sociedade de Medicina e Cirurgia de São José do Rio Preto, encerrou as atividades do dia. Nele, estiveram presentes Pedro Teixeira, presidente da Associação Paulista de Medicina (APM) local; Jorge Fares, diretor do Hospital de Base da Famerp; Horácio Ramalho, presidente da Unimed de São José do Rio Preto; Hubert Eloy Richard Pontes, presidente do Sindicato dos Médicos da cidade; José Francisco Gandolfi, ex-diretor da Famerp; Edson Castapatti e José Batista Salomão, professores da instituição; e Rita de Cássia M. A. Silva, esposa do conselheiro Renato Ferreira da Silva.

Limeira
O Programa de Controle de Qualidade do Atendimento Médico-Hospitalar (CQH) entregou, no dia 29 de janeiro, selo de conformidade ao Hospital da Unimed na cidade de Limeira.

O reconhecimento é concedido aos hospitais e serviços de saúde que obtêm bons níveis de qualidade no atendimento médico-hospitalar a seus pacientes e possui boa estrutura física e de pessoal.

O CQH foi criado em 1991 pelo Cremesp e Associação Paulista de Medicina (APM) e consiste numa metodologia que incentiva o trabalho coletivo, por meio de equipes multidisciplinares. Conta, atualmente, com 125 inscritos, dos quais 14 já receberam a certificação de qualidade. Qualquer hospital público ou privado pode fazer adesão voluntária ao programa.

Estiveram presentes na ocasião da entrega do selo, o presidente do Cremesp, Clóvis Francisco Constantino, o diretor primeiro-secretário, Krikor Boyaciyan, e os conselheiros Jorge Carlos Machado Cury e Renato Françoso Filho.

Atividades dos conselheiros

Os conselheiros do Cremesp participaram, no mês de janeiro, das cerimônias de posse de novas diretorias das seguintes entidades de ensino e representação médica:

Socesp - no dia 16 de janeiro, a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp) empossou Otávio Rizzi Coelho como seu novo presidente para atuar em 2004 e 2005. A cerimônia foi realizada no Hotel Intercontinental, na capital, e contou com a presença do conselheiro do Cremesp José Henrique Andrade Vila.

CBC - o Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), em solenidade realizada dia 17 de janeiro, em sua sede, no Rio de Janeiro, empossou sua nova diretoria para atuar entre 2004 e 2006, com Roberto Saad Jr. como seu novo presidente. Compareceu à ocasião o conselheiro do Cremesp Renato Ferreira da Silva.

Fmabc - a Fundação do ABC, entidade mantenedora da Faculdade de Medicina do ABC, situada em Santo André, realizou, em 19 de janeiro, a cerimônia de posse de Homero Nepomuceno Duarte como seu novo presidente, e Gilberto Pasin, como vice. O diretor do Cremesp, Desiré Carlos Callegari, esteve presente na ocasião.

Saesp empossa nova diretoria

A Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo (Saesp) realizou cerimônia de posse de sua nova diretoria, que atuará em 2004 e 2005, no dia 2 de janeiro, na sede da Associação Paulista de Medicina (APM).

Foram empossados Irimar de Paula Posso, como novo presidente da entidade, e José Luiz Gomes do Amaral - que também é presidente da APM, como vice. A chapa vencedora obteve 903 votos de um total de 1163 protocolados, em eleição realizada no final de 2003.

Estiveram presentes na ocasião o presidente do Cremesp, Clóvis Francisco Constantino, os diretores do Conselho Krikor Boyaciyan e Desiré Carlos Callegari e o conselheiro João Márcio Garcia.
Também integram a nova diretoria da Saesp: Rogério Luiz da Rocha Videira, primeiro- secretário; Norma Sueli Pinheiro Módolo, segunda- secretária; José Luiz Raposeiras Alvarez, primeiro tesoureiro; José Antônio Pinheiro Melges, segundo tesoureiro; Glória Maria Braga Poterio e Marcelo Luis Abramides Torres, diretora e vice-diretor do Departamento Científico; Desiré Carlos Callegari, diretor do Cremesp e Luiz Cândido Borges Barreto, diretor e vice-diretor de Defesa Profissional; e Oscar César Pires e João Soares de Almeida Júnior, diretor e vice-diretor de Eventos da entidade.

EPM/Unifesp recepciona novos residentes

Os novos médicos residentes da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp) foram recepcionados pela instituição no dia 29 de janeiro, em cerimônia realizada no Auditório Marcos Lindemberg.

O evento é realizado tradicionalmente todos os anos e tem o objetivo de cumprimentar e proporcionar a integração entre os novos residentes da EPM.

Representando o Cremesp estiveram presentes seu diretor de Comunicação, Nacime Salomão Mansur, e a conselheira Ieda Therezinha do Nascimento Verreschi.

Incor lança livro com receitas saudáveis

O Instituto do Coração do Hospital das Clínicas de São Paulo - Incor - lançou, no dia 24 de janeiro, o livro "Os chefs do coração - receitas para brindar a vida". O evento foi realizado no Jóckey Club de São Paulo, com a presença de autoridades e outros convidados, entre eles a prefeita do município de São Paulo, Marta Suplicy. O Cremesp participou do evento, com a presença de seu presidente, Clóvis Francisco Constantino.

A obra - que foi tema de matéria na edição número 24 da revista Ser Médico, do Cremesp - , idealizada pelo diretor do Instituto José Antonio Ramirez e coordenada pelo cardiologista Paulo de Camargo Júnior, traz 160 páginas com ilustrações e receitas de baixo valor calórico, sugeridas pelo Serviço de Nutrição do Incor e preparadas por alguns dos mais renomados chefs da capital paulista.


Este conteúdo teve 94 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 378 usuários on-line - 94
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.