PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
O merecido reconhecimento público - Isac Jorge Filho


ENTREVISTA
Elival da Silva Ramos - professor associado da Faculdade de Direito da USP


ENSINO MÉDICO
Folha de São Paulo: Exame para Médicos


MOVIMENTO MÉDICO 2
Nova diretoria do Sindicato dos Médicos de São Paulo


MOVIMENTO MÉDICO 1
Projeto que institui a CBHPM em tramitação na Assembléia


GERAL 1
Desiré C. Callegari em Opinião do Conselheiro


CONSULTA PÚBLICA
Diretrizes para Plano de Carreira, Cargos e Salários no âmbito do SUS


BIOÉTICA
Novos Bolsistas para projetos de pesquisa em Ética Médica


ATUALIZAÇÃO
Programa de Educação Continuada do Cremesp: sucesso total!


GERAL 2
Acompanhe as notícias do interior: Ribeirão, Marília e Franca


AGENDA
As atividades da Diretoria e dos Conselheiros no mês de junho


ALERTA ÉTICO
Desvio de paciente do SUS para consultório particular


TOME NOTA
Cremesp é contra PL que proíbe a psicocirurgia


HOMENAGEM
Azarias de Andrade Carvalho, um dos mais importantes pediatras brasileiros


GALERIA DE FOTOS



Edição 214 - 06/2005

ATUALIZAÇÃO

Programa de Educação Continuada do Cremesp: sucesso total!


Programa de Educação Continuada é bem recebido

O primeiro módulo do Programa de Educação Médica Continuada (PEMC) do Cremesp, sobre Cardiologia, reuniu cerca de 120 médicos nos dias 17, 18, 24 e 25 de junho, no auditório do Conselho, na Vila Mariana, em São Paulo. Com inscrições gratuitas, o Programa oferece, em módulos, aulas expositivas e painéis de debates, com temas de interesse dos médicos.

Parada cardiorrespitatória, insuficiência cardíaca, síncope, dor precordial, hipertensão arterial e aspectos preventivos em Cardiologia foram os temas de painéis apresentados por especialistas, em quatro sessões, às sextas-feiras, das 20h às 22h30 e aos sábados das 8h30 às 12h.

Foram palestrantes os professores: Agnaldo Pispico, Antonio Carlos Pereira Barreto, Anselmo Antonio Salgado, Angelo Amato de Paolo e Fátima Dumas Cintra.

Participaram das mesas os conselheiros: José Henrique Andrade Vila, Bráulio Luna Filho e Luiz Alberto Bacheschi.

A opção de iniciar o Programa pela Cardiologia foi devido à constatação de que são precários os conhecimentos específicos básicos por parte de vários profissionais médicos que não estão diretamente ligados à especialidade. Por exemplo, nem todos os médicos têm conhecimentos sobre a prática de ressuscitação cardiopulmonar, necessária em diversas situações da prática médica.

O Programa dá ênfase ao paciente e o nível das apresentações é acessível a todo profissional médico atuante. Em nenhum momento, a iniciativa reproduz os esforços das Sociedades de Especialidades, pois sua intenção é levar informações práticas e objetivas de especialidades para os não-especialistas e também para médicos residentes e em aprimoramento profissional.

Objetivo alcançado

De acordo com o conselheiro do Cremesp José Henrique Andrade Vila, que foi o coordenador do primeiro módulo e coordena o Programa juntamente com os conselheiros Renato Ferreira da Silva e Jorge Carlos Machado Curi, “a iniciativa foi muito bem sucedida e atingiu o objetivo de abordar com profundidade temas mais gerais de diagnóstico, pois esta é hoje a principal dificuldade dos médicos que trabalham na linha de frente, que iniciam o processo de assistência ao paciente”.

Na avaliação dos professores e painelistas o nível das perguntas dos médicos participantes foi muito elevado, o que demonstrou o interesse e o aproveitamento do curso.

Vila acrescenta que o grande mérito do Módulo foi enfocar o atendimento primário, que exige muita agilidade e cuidado do médico para efetuar um diagnóstico preciso. “Muitas vezes o médico pode se deparar com um quadro de gravidade e tem que tomar a decisão adequada, atualizada e correta, para não atrasar o diagnóstico e o tratamento do paciente. Esta questão foi abordada nos diversos painéis”.

Um dos painéis, coordenado por Vila, que contou com muitas intervenções após a apresentação, foi o que tratou do diagnóstico dos diferentes quadros sincopais, que pode ser trivial ou de extrema complexidade, conforme apresentado pelos professores Angelo Amato de Paolo, Fátima Dumas Cintra e Luiz Alberto Bacheschi.

Em outro painel, coordenado pelo conselheiro Bráulio Luna Filho, foram apresentados inúmeros aspectos da hipertensão. Os painelistas, professores Luigi Brollo, Maria Teresa Bombig e Rui Manoel dos Santos Povoa demonstraram que muitas vezes a melhor medicação é a mais simples: os diuréticos tiazídicos que, em casos graves, são associados com outros medicamentos.

Próximos temas

O próximo módulo do Programa irá abordar prevenção e diagnóstico precoce dos principais tipos de tumores malignos. Ocorrerá nos dias 19, 20, 26 e 27 de agosto, em local ainda a ser definido. Serão realizadas mesas redondas e palestras com a participação do auditório, conforme o módulo anterior. Alguns dos outros temas já previstos são: farmacodermias, interações medicamentosas perigosas, antibioticoterapia, dor abdominal, cefaléia, dor precordial, entre outros.

As aulas são gravadas e deverão ser reproduzidas posteriormente, de forma que sua divulgação seja a mais ampla possível.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo e-mail:  eventos@cremesp.org.br

Repercussão positiva

Após a realização do primeiro módulo do Programa de Educação Continuada, diversos participantes enviaram mensagens parabenizando o Cremesp pela iniciativa. A seguir, algumas das manifestações:

Minhas congratulações a todos os membros do Cremesp pela excelência, qualidade dos palestrantes e utilidade dos temas abordados nesses dias. Com certeza, esta foi uma iniciativa que deve continuar presente nas próximas gestões do conselho, demonstrando assim o respeito que este órgão representante de nossa classe tem pelos médicos, sendo orgulho e exemplo para todo o Brasil. Sobre o próximo Módulo (Prevenção e Diagnóstico de Tumores) sugiro que seja realizado nos mesmos horários e dias da semana. Também sugiro que sejam abordados os quatro tumores mais freqüentes na população brasileira: pele e melanoma, pulmão, próstata e mama. E também que seja abordado o que fazer com um paciente oncológico que chega a um serviço de emergência ou pronto socorro.

Enfim, parabéns a todos, em especial aos conselheiros organizadores, não somente por esta soberba iniciativa, mas também pela liberdade que foi dada a todos para sanar suas dúvidas relacionadas a todos os temas.
José R. Alves

Os dias e horários do Programa são os ideais, principalmente porque boa parte dos médicos que se beneficiam com esta excelente promoção do Cremesp trabalham em plantões, algumas vezes até fora de São Paulo, o que tornaria difícil remanejar mais de um período de jornada de trabalho. O sucesso foi grande na modalidade apresentada e não ouvi reclamações dos colegas. Aproveito para agradecer a assistência de qualidade superior que nos foi oferecida.
Marco Antonio Beltrão

Agradeço pela imensa oportunidade de participar do Programa de Educação Médica Continuada do Cremesp. Foi de grande valia para aprimorar os meus conhecimentos, pois a direção e palestrantes foram de excelentes capacidades profissionais. Espero que tais eventos se repitam para que toda a classe médica possa sublimar o seu sacerdócio.
Luiz Fuzii

Participei do primeiro módulo de educação continuada do Cremesp. Gostaria de deixar aqui meus parabéns pela excelente qualidade das aulas. Fiquei meio pasmo quando vi o tratamento de EAP. Tudo que foi apresentado, sobre o que não fazer na crise, era exatamente o que eu aprendi que deveria ser feito, isso quando me formei há cerca de oito anos. Gostaria de sugerir que fosse realizado um módulo de infectologia, Aids e uso correto de antibióticos.
Valdir Alves da Cunha

Gostei bastante do tema ‘Edema Pulmonar Agudo. Achei a aula concisa, o tempo utilizado para ministrá-la foi absolutamente adequado, o que a tornou produtiva e nada cansativa, além de o tema ter sido abordado de forma prática. Quero ser informada sobre o próximo módulo.
Paula Hunka Tayar

Tenham meus agradecimentos pelo sucesso do Programa de Educação Continuada. Acredito que seria melhor se os módulos fossem realizados no sábado pela manhã e à tarde.
Paulo Jabahy Ferraz


Este conteúdo teve 98 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 363 usuários on-line - 98
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.