PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
O merecido reconhecimento público - Isac Jorge Filho


ENTREVISTA
Elival da Silva Ramos - professor associado da Faculdade de Direito da USP


ENSINO MÉDICO
Folha de São Paulo: Exame para Médicos


MOVIMENTO MÉDICO 2
Nova diretoria do Sindicato dos Médicos de São Paulo


MOVIMENTO MÉDICO 1
Projeto que institui a CBHPM em tramitação na Assembléia


GERAL 1
Desiré C. Callegari em Opinião do Conselheiro


CONSULTA PÚBLICA
Diretrizes para Plano de Carreira, Cargos e Salários no âmbito do SUS


BIOÉTICA
Novos Bolsistas para projetos de pesquisa em Ética Médica


ATUALIZAÇÃO
Programa de Educação Continuada do Cremesp: sucesso total!


GERAL 2
Acompanhe as notícias do interior: Ribeirão, Marília e Franca


AGENDA
As atividades da Diretoria e dos Conselheiros no mês de junho


ALERTA ÉTICO
Desvio de paciente do SUS para consultório particular


TOME NOTA
Cremesp é contra PL que proíbe a psicocirurgia


HOMENAGEM
Azarias de Andrade Carvalho, um dos mais importantes pediatras brasileiros


GALERIA DE FOTOS



Edição 214 - 06/2005

GERAL 2

Acompanhe as notícias do interior: Ribeirão, Marília e Franca


Interior

Ribeirão Preto: conflito com Prefeitura

O Cremesp criou uma comissão para acompanhar as negociações que visam resolver o conflito que envolve o prefeito de Ribeirão Preto, Welson Gasparini (PSDB), seu secretário da Saúde, José Sebastião dos Santos, e médicos locais.

Os problemas surgiram com a decisão de Santos de transferir médicos do Núcleo de Gestão Assistencial (NGA) para plantões nas UBDS (Unidades Básicas Distritais de Saúde), de pronto-atendimento, gerando revolta entre os profissionais. O prefeito autorizou os médicos do NGA a não acatar  a ordem do secretário de Saúde, cujo argumento é a necessidade de cumprir lei que obriga as UBDS a funcionarem 24 horas e faltam médicos para isso. Segundo ele, os profissionais que, atualmente, trabalham como especialistas no NGA foram contratados como clínicos. Como os  médicos não atenderam sua ordem, Santos denunciou-os ao Cremesp e à Secretaria de Negócios Jurídicos.

Os médicos – que contam com o apoio do Centro Médico de Ribeirão Preto – afirmam não estarem mais preparados para trabalhar em plantões em urgência. Uma assembléia, com a presença do Cremesp e do Sindicato dos Médicos, estava marcada para o dia 5 de julho, para tentar resolver o impasse.

A comissão que está acompanhando as negociações é presidida pelo vice-presidente do Cremesp, Desiré C. Callegari, e integrada pelos conselheiros Alfredo Dell´Aringa, José Manoel Bombarda e Renato Azevedo Júnior.

Marília: homenagem a médicos

A Delegacia Regional do Cremesp em Marília prestou uma homenagem aos médicos com mais de 50 anos que vivem naquela cidade e região. Foram entregues diploma de honra ao mérito a todos os homenageados.


O evento, realizado na sede regional da Associação Paulista de Medicina, foi organizado pelo conselheiro do Cremesp Alfredo Dell´Aringa. “É a primeira vez que o Cremesp realiza esse evento fora de sua sede e foi um marco bastante importante; os médicos ficaram felizes com essa homenagem”, ressaltou Dell´Aringa.

O presidente do Cremesp, Isac Jorge Filho, participou da solenidade e proferiu uma palestra sobre Ato Médico na História da Medicina. Na mesma noite, ocorreu o lançamento do livro “Ética, Cidadania e Ciências”, de Pedro Teruel Romero, um dos médicos homenageados da noite.

Franca: Comissões de Ética são diplomadas

A Delegacia Regional do Cremesp em Franca realizou solenidade de diplomação das Comissões de Ética Médica da jurisdição de Franca, na sede campestre do Centro Médico local, em 14 de abril.


O evento foi presidido pelo conselheiro do Cremesp Lavínio Nilton Camarim. Foram diplomadas as Comissões de Ética dos seguintes estabelecimentos: Hospital e Maternidade de Ituverava, Hospital Major Antônio Cândido (Batatais), Hospital Regional de Franca, Hospital Unimed de Franca, Santa Casa de Ituverava, Secretaria Municipal de Saúde de Franca e Santa Casa de Franca.

A delegacia de Franca promoveu também um Curso de Capacitação de Comissões de Ética Médica, em 1º de maio.

Jornada

O Centro Médico de Franca promoverá, de 5 a 6 de agosto, a XIII Jornada de Cirurgia e Gastroenterologia. Serão abordados diversos temas da área, inclusive alguns que envolvem diagnósticos diferenciais em outras especialidades, visando uma maior integração e a participação de outras áreas da Medicina.

Integração

Médicos e  jornalistas analisam profissões

Médicos e jornalistas debateram a integração entre ambas profissões em seminário promovido pela Federação Nacional dos Médicos (Fenam), no Rio de Janeiro, que reuniu duzentas pessoas, entre representantes de entidades médicas, profissionais de saúde, de jornalismo e estudantes das duas áreas.

O I Seminário de Integração Médico/Mídia, realizado em 25 de maio, contou com a participação, entre outros, do jornalista Sidney Rezende, da TV Globo e da rádio CBN-Rio, Vanessa Leão Pedrozo, produtora do “Fantástico”, da TV Globo; e dos médicos, Waldir Cardoso e Heder Murari Borba, respectivamente, presidente e diretor da Fenam. O Cremesp esteve presente, representado pelo diretor de Comunicação, Luiz Carlos Aiex Alves.

“Os jornalistas estão a serviço da comunicação e os médicos a serviço da população, precisamos uniformizar a linguagem”, concluiu uma das jornalistas presentes.

Revista Ser Médico tem novo projeto gráfico


Após oito anos e 30 edições, a revista Ser Médico, editada pelo Cremesp desde o último trimestre de 1997, teve seu projeto gráfico reformulado. A mudança mais visível é da capa, que antes apresentava um detalhe de imagem dentro de uma faixa retangular e passa a ter foto na página inteira.

O miolo da revista também teve várias alterações, como, por exemplo, o número de colunas das páginas, que eram divididas em duas e agora passa a ser intercalado – duas colunas para a abertura de matéria e três para as seguintes.


“Em todo processo que culminou nesta edição procuramos fazer alterações sem abrir mão da qualidade e da linha editorial da Ser Médico”, destacou o diretor de Comunicação do Cremesp, Luiz Carlos Aiex Alves. “Ajustes são importantes a qualquer publicação, mesmo aquelas consideradas boas precisam ser aprimoradas para acompanhar os novos tempos, como aconteceu também com o Jornal do Cremesp, que teve seu projeto gráfico reformulado há três meses”, completou.

Concurso

Prossegue a consulta de opinião entre os médicos, para a escolha da melhor capa do Jornal do Cremesp entre suas 60 últimas edições. No último mês, os painéis com as capas foram expostos no Hospital Samaritano, na Santa Casa (foto) e no Hospital das Clínicas, na capital paulista. A votação ocorre também pela Internet, no site do Conselho.

Cartas

Publicações
O Jornal do Cremesp e revista Ser Médico estão sendo enviados a todos os conselheiros dos demais Conselhos Regionais de Medicina do país.

“Desde já lhes agradeço por tão feliz idéia, consciente de que essas publicações muito irão enriquecer a minha leitura”. Alberto Gigante Quadros - CRM- MG

“Com enorme satisfação recebo a edição de Jornal do Cremesp. Como médico e conselheiro do CRM-PR, permite-me acompanhar as decisões e orientações de vocês, bem como estreitar opiniões em nossas decisões”. Hélcio Bertolozzi Soares – CRM-PR
 
“É com satisfação que registro o recebimento do exemplar do Jornal do Cremesp. Através de vocês, estendo os meus parabéns a todos os conselheiros do Cremesp pela excelência da publicação”. Alexandre Barbosa Nogueira – CRM-PI

“Congratulamo-nos com esse egrégio Conselho pelo excelente trabalho, aproveitando a oportunidade para enviar nossos cumprimentos”. Marta Rinaldi Muller – CRM-SC

Carol Sonenreich
“Meus efusivos parabéns ao Jornal do Cremesp pela inspiradora entrevista com o dr. Carol Sonenreich (edição nº 212, de abril/05), ´orientador´ do Departamento de Psiquiatria do Hospital do Servidor (HSPE).” Edson Ferreira do Nascimento

Cartazes
“Gostaria de parabenizar o Cremesp pela iniciativa dos cartazes educativos com artigos do Código de Ética Médica. Deixo como sugestão incluir nestes cartazes artigos referentes ao correto preenchimento dos prontuários médicos”. Fábio R. Baptista

Cartas para a Redação: asc@cremesp.org.br


Este conteúdo teve 97 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 394 usuários on-line - 97
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.