PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
O merecido reconhecimento público - Isac Jorge Filho


ENTREVISTA
Elival da Silva Ramos - professor associado da Faculdade de Direito da USP


ENSINO MÉDICO
Folha de São Paulo: Exame para Médicos


MOVIMENTO MÉDICO 2
Nova diretoria do Sindicato dos Médicos de São Paulo


MOVIMENTO MÉDICO 1
Projeto que institui a CBHPM em tramitação na Assembléia


GERAL 1
Desiré C. Callegari em Opinião do Conselheiro


CONSULTA PÚBLICA
Diretrizes para Plano de Carreira, Cargos e Salários no âmbito do SUS


BIOÉTICA
Novos Bolsistas para projetos de pesquisa em Ética Médica


ATUALIZAÇÃO
Programa de Educação Continuada do Cremesp: sucesso total!


GERAL 2
Acompanhe as notícias do interior: Ribeirão, Marília e Franca


AGENDA
As atividades da Diretoria e dos Conselheiros no mês de junho


ALERTA ÉTICO
Desvio de paciente do SUS para consultório particular


TOME NOTA
Cremesp é contra PL que proíbe a psicocirurgia


HOMENAGEM
Azarias de Andrade Carvalho, um dos mais importantes pediatras brasileiros


GALERIA DE FOTOS



Edição 214 - 06/2005

AGENDA

As atividades da Diretoria e dos Conselheiros no mês de junho


Presidência

Faculdades de Medicina de Marília e Botucatu têm novas diretorias

Tomou posse a nova diretoria da Faculdade de Medicina de Marília, em cerimônia realizada na sede da Associação Paulista de Medicina local, no dia 25 de maio. A gestão 2005/2008 conta com César Emile Baaklin como diretor-geral e José Augusto na vice-diretoria.

O presidente do Cremesp, Isac Jorge Filho (na foto, o primeiro da direita), esteve presente na solenidade e elogiou a nova diretoria: “a capacidade de César e de Otaviano é indiscutível. Acreditamos em um grande trabalho frente à instituição, que é uma das melhores e mais respeitadas do País”.

Botucatu

Tomou posse também a nova diretoria da Faculdade de Medicina da Unesp, de Botucatu, em solenidade realizada na Casa de Arte, daquela cidade, em 9 de junho. O novo diretor é Joel SpadaroIsac Jorge Filho – que também esteve presente a esta solenidade, juntamente com o conselheiro Carlos Alberto Monte Gobbo – cumprimentou a nova diretoria.

Conselhos Regionais de São Paulo e Roraima fortalecem laços

O presidente do Cremesp, Isac Jorge Filho, presidiu a plenária realizada no Conselho Regional de Roraima (CRM-RO), no dia 2 de junho, fortalecendo, mais uma vez, os laços que unem as duas entidades.

No dia seguinte, Isac e o primeiro secretário do Cremesp, Henrique Carlos Gonçalves, participaram também da conferência “Aspectos Jurídicos da Relação Médico-Paciente”, proferindo palestas sobre ética e a relação entre o médico e o paciente. A conferência faz parte do programa de educação continuada do CRM-GO.

Outras atividades da presidência

- 24° Congresso de Brasileiro de Cirurgia, realizado entre os dias 5 a 9 de junho, com a presença de mais de quatro mil participantes, entre estudantes e cirurgiões de todo país, proferindo palestra sobre Fístulas Digestivas.
- Conferência de abertura do Congresso Brasileiro de Nutrição Integrada e Ganepão, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, em 16 de junho, sobre o tema Nutrição e Mídia: Ética e Responsabilidades Mútuas.
- Banca examinadora da prova oral para o título de especialista em Cirurgia Geral, no dia 4 de junho, no Rio de Janeiro.
- Palestra sobre  O Código de Ética Médica, a Publicidade e o Marketing, no 1° Encontro dos Profissionais de Saúde Humana Regulamentados e Atuantes na Granja Viana (I Enprosh), no dia 11 de junho, destinado a profissionais da área da saúde que atuam naquela região da cidade de São Paulo.
- Conferência de abertura do VI Curso de Videocirurgia da Faculdade de Medicina da Unesp, em Botucatu, sobre o tema Aspectos Éticos e Legais da Videocirurgia, no dia no dia 21 de junho.

Diretoria e Conselheiros

Desiré Carlos Callegari, vice-presidente do Cremesp

- Posse das novas diretorias dos Conselhos Regionais de Medicina dos seguintes Estados: Santa Catarina, em Florianópolis, no dia 2 de junho; Rio de Janeiro, na capital daquele Estado, dia 3 de junho; Paraná, em Curitiba, dia 10 de junho; Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, dia 17 de junho.
- Mesa Diretora da Assembléia Geral dos Médicos da Baixada Santista, em Santos, dia 16 de junho.
- Semana Médica, na Faculdade de Medicina São Francisco, em Bragança Paulista, em 22 de junho, quando falou sobre a CBHPM.
- Palestra sobre Prontuário Médico, no Complexo Hospital Municipal de São Caetano do Sul, no dia 26 de junho.

(foto acima: da esq. p/a dir., Hélcio Bertolozzi Soares, presidente do CRM-PR; Desiré C. Callegari, vice-presidente do Cremesp, e Donizetti Dimer Giamberardino Filho, secretário-geral do CRM-PR) 

Henrique Carlos Gonçalves, diretor primeiro-secretário

- Palestra sobre Ética Médica – Aspectos Jurídicos, dia 30 de maio, na Sociedade Brasileira de Dermatologia, na cidade de São Paulo. Foram dadas orientações no sentido da prevenção e do comportamento do profissional médico frente a denúncias e responsabilidades civis e penais que o médico pode sofrer.
- Painel Aspectos Médico-Jurídicos, tópico A Medicina e o Código de Defesa do Consumidor, por ocasião da XXV Jornada Paulista de Cirurgia Plástica, dia 10 de junho, na cidade de São Paulo.

Os diretores e conselheiros do Cremesp participaram dos seguinte em eventos:

- O segundo-secretário, Renato Azevedo Júnior, participou do Seminário Sul Mineiro de Humanização do Atendimento Médico-Hospitalar, dia 10 de junho, na Faculdade de Ciências Médicas de Pouso Alegre (MG).
- O diretor de Comunicação, Luiz Carlos Aiex Alves, e a conselheira Ieda Therezinha do Nascimento Verreschi proferiram palestra sobre "Uso e aplicação do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido na Prática Clínica”, dia 31 de maio, no Hospital São Paulo/ Unifesp.
- O corregedor-adjunto Ruy Yukimatsu Tanigawa ministrou palestra sobre Ato Médico, na Oficina dos Gestores Municipais de Saúde, em Ribeirão Preto, dia 3 de junho.
- José Henrique Andrade Vila participou de reunião do Fórum dos Conselhos da Área da Saúde, dia 2 de junho, no Conselho Regional de Farmácia de São Paulo.
- Reinaldo Ayer de Oliveira, proferiu palestra sobre Exame de Habilitação, por ocasião do V Simpósio de Educação Médica, realizado pelo Departamento de Educação em Saúde da Unesp, em Botucatu, dia 7 de junho.
- João Ladislau Rosa participou de Julgamento Simulado no Hospital Sepaco, dia 14 de junho, na capital paulista. 
- Clóvis Francisco Constantino participou da cerimônia de abertura da 4ª Conferência das Universidades e da Atualização da Pediatria, promovida pela Sociedade de Pediatria de São Paulo, dia 16 de junho, em Ribeirão Preto.

Tese de doutorado usa dados do Cremesp

O conselheiro Krikor Boyaciyan (foto) foi aprovado em tese de doutorado apresentada na Escola Paulista de Medicina/Unifesp, em 21 de junho, que tratou do tema: O perfil das infrações ético-profissionais dos médicos denunciados que exercem Ginecologia e Obstetrícia no Estado de São Paulo – utilizando dados do Cremesp. Segundo o presidente do Cremesp, Isac Jorge Filho, que integrou a banca examinadora, é inédita no país a utilização de dados de um Conselho Regional de Medicina em uma tese de doutorado. “Suas conclusões são importantes como referência para a melhoria da graduação e da residência em Ginecologia e Obstetrícia”, destacou Isac.

Conselheira preside Comissão de Residência

Desde outubro de 2004, a Comissão Estadual de Residência Médica está sediada no Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp), após parceria firmada entre a Comissão Nacional de Residência Médica e a presidência do Conselho.

Nessa mesma data, a conselheira do Cremesp Maria do Patrocínio Tenório Nunes (foto) assumiu interinamente a presidência da Comissão Estadual de Residência, garantindo a participação do Conselho em mais um importante segmento da formação médica. A conselheira também é livre-docente do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (Fmusp), tendo obtido o título em janeiro de 2005, com a defesa da tese entitulada "O Pulmão, a inflamação e as emoções".


Este conteúdo teve 82 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 477 usuários on-line - 82
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.