PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
Editorial de Desiré Callegari - Parcerias e Interesse Público


ENTREVISTA
Nesta edição, um papo informal com a presidente do Conselho Regional de Psicologia


ATIVIDADES DO CREMESP 1
A ação do Cremesp frente às condições do trabalho médico no interior


ATIVIDADES DO CREMESP 2
Educação Continuada: iniciativa do Cremesp celebra 1 ano de muito sucesso


ÉTICA
O diretor de Comunicação, Antonio Pereira Filho, escreve para a coluna Opinião de Conselheiro


CIDADANIA
Violência em SP: concluída 1ª etapa da análise dos laudos sobre mortes no Estado


ESPECIAL
Estudo mostra doenças e procedimentos mais excluídos pelas operadoras


TRANSPLANTE DE FÍGADO
Acompanhe a opinião de dois especialistas sobre a Portaria MS nº 1.160


TRABALHO MÉDICO
Cremesp fixa remuneração dos médicos em plantão à distância


ATUALIZAÇÃO
Vem aí Campanha do Ministério da Saúde para incentivar o parto normal e reduzir o índice de cesarianas


AGENDA
Acompanhe a participação do CRM em eventos relevantes para a classe médica


TOME NOTA
Alerta Ético aborda o tema "Responsabilidade no Atendimento"


NOTAS
Destaque para a adoção da CBHPM pelo município de Indaiatuba


HISTÓRIA
Hospital Samaritano: a volta ao passado de uma instituição ecumênica


GALERIA DE FOTOS



Edição 226 - 06/2006

AGENDA

Acompanhe a participação do CRM em eventos relevantes para a classe médica


Presidência

Cremesp participa de debate sobre propaganda de medicamentos

Desiré Carlos Callegari e Luiz Alberto Bacheschi, respectivamente presidente e vice-presidente do Cremesp, participaram do Seminário sobre Regulamentação da Propaganda de Produtos Farmacêuticos, dia 8 de junho, na Faculdade de Saúde Pública da USP.

Bacheschi esteve presente na abertura do evento e Callegari integrou a mesa-redonda Propaganda de Produtos Farmacêuticos de Prescrição. O evento foi promovido pelo Centro Colaborador em Vigilância Sanitária da USP, em parceria com Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e a Sociedade Brasileira de Vigilância de Medicamentos (Sobravime).

2º Congresso Mundial de Integração da Acupuntura Médica

O presidente do Cremesp, Desiré Callegari, também participou da abertura do  2º Congresso Mundial de Integração da Acupuntura Médica, juntamente com Ruy Tanigawa, conselheiro da Casa e presidente da Associação Médica Brasileira de Acupuntura (AMBA).

O evento promovido pelo International Council of Acupuncture and Related Techniques (Icmart) e AMBA foi realizado entre 15 a 17 de junho, na sede da Federação do Comércio, na Capital paulista.  A integração da medicina tradicional chinesa à medicina ocidental e os conseqüentes benefícios aos pacientes nas diversas especialidades foi a principal temática do encontro.  O congresso também contou com a presença  do secretário geral da Icmart, o médico acupunturista belga François Beyens.

Nova diretoria do CRM de Minas toma posse

A nova diretoria do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais tomou posse, dia 18 de maio. À solenidade realizada na Associação Médica de Minas Gerais, estiveram presentes mais de 150 convidados, incluindo o presidente do Cremesp, Desiré  Callegari e o do Conselho do Rio de Janeiro, Paulo César Geraldes, além de diversas autoridades nacionais e estaduais. O novo presidente do conselho mineiro é Maurício Leão de Rezende.

Outros eventos da presidência

Desiré Carlos Callegari também:

- Proferiu palestra sobre Aspectos Legais da Atividade Médica para alunos do 6º ano da Faculdade de Medicina da Unicamp, em Campinas, dia 24 de maio;
- Participou do 27º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, em Campos do Jordão, dia 25 de maio.
- Esteve presente no Encontro de Bioética sobre Casos Crônicos em Pediatria, no Hospital Municipal Universitário, em São Bernardo do Campo, dia 30 de maio.
- Participou do Encontro dos Conselhos Regionais de Medicina da Região Nordeste, juntamente com o vice-presidente Luiz Alberto Bacheschi, o diretor-corregedor Krikor Boyaciyan, os conselheiros Moacyr Esteves Perche e Gabriel David Hushi, em Maceió, Alagoas, de 31 de maio a 3 de junho. Na ocasião também foi inaugurada a nova sede do Conselho de Medicina alagoano.

Diretoria e conselheiros

Renato Ferreira da Silva, conselheiro, representou o Cremesp em Julgamento Simulado realizado na cidade de Olímpia, dia 24 de maio. Também participou da comemoração dos 35 anos da Universidade de Araraquara, no Clube Náutico do município, dia 28 de maio.

José Manoel Bombarda participou de Julgamento Simulado, na Santa Casa de Misericórdia Julieta Lyra, em Itápolis, dia 24 de maio.

Reinaldo Ayer de Oliveira proferiu palestra sobre Terminalidade, na Associação Paulista de Medicina, em Piracicaba, dia 24 de maio. Também participou de um grupo de trabalho que visa definir as atribuições dos diferentes profissionais médicos que atuam na área de Crânio Buco-Maxilo Facial, a convite do Hospital das Cínicas da Faculdade de Medicina da USP, dia 31 de maio. Compareceu à 1ª Jornada de Bioética, Cuidados Paliativos e Dor, onde abordou o tema: Avanços da Câmara Técnica do Cremesp sobre Terminalidade - Contribuições aos Cuidados Paliativos, a convite do Núcleo de Estudos em Cuidados Paliativos de Londrina, dia 2 de junho. E, juntamente com José Marques Filho, ministrou aula sobre Bioética, a convite do Hospital e Maternidade São Cristóvão, em São Paulo, dia 8 de junho.

Isac Jorge Filho proferiu palestra sobre Erro Médico Frente ao Cremesp, por ocasião da Semana Jurídica da Fundação Educacional de Barretos, na Clínica São Rafael daquele município, dia 25 de maio. Participou ainda de mesa redonda sobre Escolas Médicas do Estado de Santa Catarina, onde fez palestra sobre a Visão do CFM, a convite do Conselho Superior das Entidades Médicas do Estado de Santa Catarina, durante o IX Femesc (Fórum das Entidades Médicas do Estado de Santa Catarina), em Joinville, dia 3 de junho. Participou do 3º Congresso Internacional de Clínica Médica, abordando o tema  Ética Profissional, realizado no ITM Expo, em São Paulo, dia 15 de junho.

Henrique Carlos Gonçalves, diretor primeiro-secretário participou do evento Forense Paulista 2006, promovido por entidades das áreas da Medicina e do Direito, abordando o tema Como evitar e/ou enfrentar processos jurídicos, em Ribeirão Preto, dia 27 de maio. Também esteve presente na abertura do seminário sobre Propaganda e Uso Racional de Medicamentos, a convite da Anvisa, dia 1º de junho, no Rio de Janeiro.

Renato Azevedo Júnior, diretor segundo-secretário, proferiu palestra sobre Ética Médica, por ocasião do 27º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, dia 27 de maio. Também proferiu palestra sobre Prontuário Médico, a convite da Associação dos Médicos do Hospital Professor Edmundo Vasconcellos, em São Paulo, dia 8 de junho.

João Ladislau Rosa e Marli Soares participaram de Julgamento Simulado, no Hospital São Camilo, em São Paulo, dia 1º de junho.

Nacime Salomão Mansur, diretor segundo-secretário; e Gaspar de Jesus Lopes Filho, conselheiro, compareceram à cerimônia de entrega das novas instalações do Centro Cirúrgico do Hospital São Paulo, na Capital, dia 1º de junho.

Maria do Patrocínio Tenório Nunes participou da abertura do 2º Fórum Paulista de Residência Médica, na sub-sede da Vila Mariana, em São Paulo, dia 2 de junho. No mesmo evento participou de mesa redonda sobre as Propostas dos Três Níveis de Governo com Relação à Formação de Especialistas para o SUS e sobre as Experiências de Avaliação em Programas de Especialização, dia 3 de junho.

Marco Tadeu Moreira Moraes ministrou aula sobre Erro Médico, a convite da presidência da Comissão de Ética Médica do Hospital Ipiranga, em São Paulo, dia 5 de junho.

Eurípedes Balsanufo Carvalho participou da reunião do Fórum dos Conselhos da Área da Saúde, realizado no Conselho Regional de Psicologia, em São Paulo, dia 8 de junho.

Ruy Yukimatsu Tanigawa, corregedor adjunto, participou da comemoração dos 70 anos da Associação Paulista de Homeopatia e da abertura da Mostra da História da Homeopatia, na sede da entidade, na Capital, dia 10 de junho.

José Marques Filho participou de mesa de abertura do 3º Congresso Internacional de Clínica Médica, no ITM Expo, em São Paulo, dia 15 de junho.


Luiz Alberto Bacheschi, vice-presidente do Cremesp, participou da abertura do 10º Congresso de Qualidade Hospitalar, que ocorreu dias 20 e 21 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo


Este conteúdo teve 125 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 293 usuários on-line - 125
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.