PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
A partir de 02/10, o Cremesp dá início ao recadastramento dos médicos paulistas


ENTREVISTA
Entrevista: Simônides Bacelar fala sobre seu Projeto Linguagem Médica Melhor


ATIVIDADES DO CREMESP 1
Dia do médico: festividades já estão agendadas para dia 18/10


ATIVIDADES DO CREMESP 2
Exame do Cremesp: sextanistas de Medicina podem inscrever-se até 06/10


SAÚDE MENTAL
Em debate, a implantação do novo modelo assistencial em saúde mental


ATIVIDADES DO CREMESP 3
Recadastramento de médcos paulistas: será realizado entre 02/10/2006 e 31/03/2007


ÉTICA MÉDICA
Proibida a vinculação de médicos a cartões de descontos


ATUALIZAÇÃO
Aprovada vacina contra quatro tipos do HPV, os mais relacionados ao câncer de colo de útero


GERAL
Veja como foi o II Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina em Manaus


HISTÓRIA
Beneficência Portuguesa: um megacomplexo de excelência em assistência hospitalar


AGENDA
Acompanhe a participação do Conselho em eventos relevantes para a classe


TOME NOTA
O Alerta Ético desta edição mostra a importância de responder às denúncias


NOTAS
Propaganda sem bebida: encontro em Santos inicia segunda etapa da campanha


GALERIA DE FOTOS



Edição 229 - 09/2006

AGENDA

Acompanhe a participação do Conselho em eventos relevantes para a classe


Presidência


Cid Carvalhaes (presidente do Simesp) e Desiré Callegari durante evento sobre Direito Médico, em Bento Gonçalves (RS)

Desiré Carlos Callegari participou do 2º Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina, em Manaus, onde expôs a experiência do Cremesp com a implantação da Interdição Cautelar. Participaram também da mesa o diretor-corregedor do CFM, Roberto Luiz d’Ávila, o assessor jurídico do CFM, José Alejandro Bullón e o assessor jurídico do Cremers, José Alcibíades Perrone de Oliveira. O evento foi realizado de 12 a 15 de setembro.

Participou de mesa-redonda sobre Aspectos Éticos e Médicos Legais em Obstetrícia, abordando o tema Atuação Ética do Anestesista na Sala de Parto, no Congresso da Sogesp, no ITM Expo, em São Paulo, dia 18 de agosto. No mesmo dia, esteve presente às solenidades de comemoração do aniversário da Unimed Paulistana, também em São Paulo.

Esteve presente à reunião com o presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM) e os presidentes dos Conselhos Regionais de Medicina das regiões Sul e Sudeste, na sede do CFM, em Brasília, dia 23 de agosto. Também participou de audiência pública para discutir o Projeto de Lei 25/02 sobre a regulamentação da profissão, agendada pela comissão de assuntos sociais do Senado Federal, em Brasília, no mesmo dia.

Participou de reunião preparatória dos CRMs das regiões Sul e Sudeste, em Vitória, dias 24 e 25 de agosto.

Compareceu à sessão solene de abertura da 36º Convenção Nacional Unimed, no Centro de Convenções de Campos do Jordão, em Campos do Jordão, dia 30 de agosto.

Integrou a sessão de abertura do Seminário Reforma do Modelo de Assistência Mental, em São Paulo, dia 1º de setembro.

Esteve presente ao lançamento da 2ª fase da campanha Propaganda Sem Bebida, realizada em Santos, dia 6 de setembro.

Participou do 6º Congresso Brasileiro de Direito Médico, 1º Simpósio Internacional de Perícias Forenses e 1º Congresso Gaúcho de Ética Médica, realizado em Bento Gonçalves - RS, de 7 a 9 de setembro.

Compareceu a reunião com o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, juntamente com os presidentes das entidades médicas, em São Paulo, dia 11 de setembro.

Diretoria e conselheiros

Lavínio Nilton Camarim (na foto acima, ao centro da mesa) coordenou o Fórum de Publicidade Médica, em Bauru, dia 24 de agosto. Participou da 14ª Jornada de Cirurgia e Gastroenterologia, em Franca, dia 11 e 12 de agosto.  Também proferiu palestra sobre Ética em Publicidade Médica, por ocasião da Jornada de Campos do Jordão – Encontro SP/RJ, dia 25 de agosto. Coordenou encontro entre a Codame e os representantes das Sociedades de Especialidades Médicas, em São Paulo, dia 1º de setembro.

Luiz Alberto Bacheschi e Bráulio Luna Filho participaram da inauguração do Centro de Treinamento em Emergências Cardiovasculares Socesp/Pró-Life, em São Paulo, dia 30 de agosto.

João Ladislau Rosa participou de sessão plenária do fórum Direitos Humanos, Direitos de Todos, em São Paulo, dia 17 de agosto. Também participou do 3º Encontro Nacional do Ministério Público em Defesa da Saúde, em Florianópolis, dia 30 de agosto.

Reinaldo Ayer de Oliveira participou do Simpósio Internacional do CRM do Paraná Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos da Unesco, em Curitiba, dia 17 de agosto. Também participou de palestra sobre Avaliação dos Egressos de Medicina: Considerações da Formação Ética e Realidade Social, na Unifesp, em São Paulo, dia 4 de setembro.

Rui Telles Pereira participou de sessão solene de entrega da salva de prata ao Hospital Santa Catarina em homenagem ao 1º Centenário, por iniciativa do vereador Paulo Frange, na Câmara Municipal de São Paulo, dia 17 de agosto. Também participou do lançamento do livro Pronto-Socorro do Hospital das Clínicas da Fmusp, no Instituto Central do HC, dia 30 de agosto.

Antonio Pereira Filho participou do curso Pele e Psiquismo, proferindo palestra sobre Ética/Estética - Um Paradoxo?, a convite da Sociedade Brasileira de Dermatologia, regional Campinas, em Campinas, dia 19 de agosto. Também proferiu palestra sobre Prontuários e Atestados Médicos, no Hospital Geral de Taipas, dia 25 de agosto.

Henrique Carlos Gonçalves participou da 2º audiência pública para discutir o Projeto de Lei 25/2002, no Senado Federal em Brasília, dia 23 de agosto. Também participou da reunião das Comissões Estaduais em Defesa do Ato Médico com a Comissão Nacional, no CFM, na mesma data.

Rui Yukimatsu Tanigawa participou de reunião referente à Portaria 971 a convite da Associação Paulista de Homeopatia, em São Paulo, dia 23 de agosto. Também participou da mesa de abertura do 5º Congresso Nacional da Associação Brasileira de Reciclagem e Assistência em Homeopatia, em São Paulo, dia 24 de agosto.

José Manoel Bombarda participou de mesa-redonda Novos modelos: contribuições e dificuldades, durante o Seminário Reforma do Modelo de Assistência Mental, em São Paulo, dia 2 de setembro.

Marli Soares participou do Seminário sobre Procedimentos Contábeis e Financeiros dos conselhos regionais das regiões Sul e Sudeste, Goiás e Distrito Federal, em Curitiba, dia 24 de agosto.

José Manoel Bombarda e Luiz Carlos Aiex Alves participaram da reunião para discutir a melhoria da assistência psiquiátrica no Brasil, no CRM/RN, dia 25 de agosto.

Luiz Carlos Aiex Alves participou de mesa-redonda sobre Considerações Históricas e Conceituais da Reforma, durante o Seminário Reforma do Modelo de Assistência Mental, em São Paulo, dia 1º de setembro (veja matéria a pág 4).

Bráulio Luna Filho participou da palestra sobre Exame de Qualificação dos Egressos de Medicina: Situação Atual e Perspectiva, na Unifesp, em São Paulo, dia 4 de setembro.

Eurípedes Balsanufo Carvalho integrou a mesa-redonda O Estado Atual da Implantação da Reforma, durante o Seminário Reforma do Modelo de Assistência Mental, em São Paulo, dia 2 de setembro. Participou de julgamento simulado no Hospital Leonor Mendes de Barros, em São Paulo, dia 25 de agosto; e na Unicid, dia 31 de agosto.

Isac Jorge Filho participou do 1º Congresso de Prática Médica, Justiça e Cidadania, em São José dos Campos, dias 25 e 26 de agosto.

Henrique Liberato Salvador e Maria do Patrocínio Tenório Nunes participaram do curso sobre Capacitação Profissional em Hipertensão Arterial Sistêmica, na cidade de Presidente Prudente, dia 30 e 31 de agosto.


Homenagem
Medicina ABC elege Nelson Colleoni como 1º professor emérito

Integrante de uma das famílias mais tradicionais do Grande ABC, Nelson Colleoni (na foto com o diploma de honra) foi homenageado em 30 de agosto como primeiro professor emérito da Faculdade de Medicina da Fundação do ABC. Coquetel na FMABC reuniu amigos, familiares, professores e alunos do hoje titular da Disciplina de Saúde Ocupacional na faculdade.

Hoje com 77 anos, Nelson Colleoni teve os primeiros contatos com a Fundação do ABC em 1971, quando fez o curso de Organização Hospitalar. Em 1973 foi convidado a lecionar na pós-graduação de formação de Médico do Trabalho como professor auxiliar e no ano seguinte assumiu a coordenação da disciplina. Em 1974, já como funcionário da FUABC, estruturou a disciplina de Saúde Ocupacional.

Ex-funcionário da Rhodia Química, Nelson Colleoni atuou por 35 anos no INSS de Santo André como médico de acidente do trabalho e de doenças profissionais e, depois, como médico previdenciário. Montou os serviços de Medicina do Trabalho em empresas como Unipar, Polibrasil e antiga CTBC.


Este conteúdo teve 74 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 345 usuários on-line - 74
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.