PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
2006: realizações voltadas para a classe médica e a comunidade


ENTREVISTA
Ameresp: a influência positiva da nova liderança nas conquistas atuais dos residentes


ATIVIDADES DO CREMESP 1
Dúvidas sobre o recadastramento? Veja as respostas para as mais comuns...


ATIVIDADES DO CREMESP 2
Educação Continuada - programação 2007: próximo módulo acontece em fevereiro. Participe!


LIVROS 1
Novas publicações Cremesp. Simplesmente imperdíveis. Acesse, via web


LIVROS 2
O Médico e a Justiça. Publicação do Cremesp avalia ações judiciais contra médicos


ESPECIAL
Uma análise sobre a delicada relação entre médicos e indústria farmacêutica


GERAL
Incor, Santa Casa de Franca, Emílio Ribas: Cremesp avalia crises nos hospitais


ENCONTRO SUL-SUDESTE
Veja o que foi discutido no 21º Encontro dos CRMs do Sul/Sudeste, realizado em novembro, em Porto Alegre


ATUALIZAÇÃO
AVC Agudo: o tratamento do paciente sob o ponto de vista de um especialista


ACONTECEU
Acompanhe as participações do Conselho, em dezembro, em eventos pertinentes à classe


ALERTA ÉTICO
Como prestar atendimento médico a encarcerados e foragidos da justiça?


CURSOS & EVENTOS
Atualize-se: confira cursos e eventos que acontecem em janeiro e fevereiro de 2007


HISTÓRIA
Hospital de Base de S.J. do R.Preto: pioneiro em procedimentos de alta complexidade


GALERIA DE FOTOS



Edição 232 - 12/2006

ACONTECEU

Acompanhe as participações do Conselho, em dezembro, em eventos pertinentes à classe



Ato de agradecimento


Cid Carvalhaes (Simesp), deputado estadual Fausto Figueira, Helena Petta (Ameresp) e Desiré Callegari, presidente do Cremesp

Entidades médicas que apoiaram o recente movimento dos médicos residentes foram homenageadas pela Associação dos Médicos Residentes do Estado de São Paulo (Ameresp). O ato de agradecimento ocorreu no dia 14 de dezembro, na sede Vila Mariana do Cremesp, onde a Ameresp está provisoriamente instalada. A homenagem foi dirigida ao Cremesp, à Associação Paulista de Medicina (APM), ao Sindicato dos Médicos (Simesp) e à Academia Paulista de Medicina.

Curso de Ética e Bioética
Desiré Carlos Callegari participou do Curso de Ética e Bioética na Faculdade de Medicina de Marília, proferindo  a palestra Sigilo Médico/Confidencialidade, no dia 7 de dezembro. O curso foi organizado pela Comissão de Residência Médica (Coreme) da faculdade e direcionado somente aos residentes do 1º, 2º e 3º anos da instituição de ensino. O principal objetivo é esclarecer dúvidas sobre diversos temas, como Ética, Prontuário Médico e Atestado Médico e de Óbito.

Atendimento em kartódromo

O presidente do Cremesp, Desiré Carlos Callegari (na foto, ao centro, de camisa verde), participou de uma avaliação do sistema de atendimento e remoção de acidentados no Kartódromo Internacional da Granja Viana. A avaliação foi solicitada pelo médico Daniel Moraes, responsável pelo atendimento pré-hospitalar do Evento Internacional 500 milhas de Kart, que ocorre naquele kartódromo. Callegari foi acompanhado por estudantes da disciplina de Urgência e Emergência da Faculdade de Medicina do ABC e pelo delegado do Cremesp, Onésimo Duarte Ribeiro Jr.

Visita ao Cremesp
Desiré Callegari recebeu, dia 13 de dezembro, o deputado estadual Fausto Figueira. O parlamentar, que é médico atuante na região de Santos, visitou a sede do Cremesp para trazer o texto de projeto de lei de aplicação da CBHPM no Estado de São Paulo. A Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos é o parâmetro de honorários médicos criado para garantir uma remuneração digna e equilibrada dos serviços prestados.

Outros eventos da presidência
- Participou do Congresso Brasileiro de Anestesiologia, no Rio de Janeiro, de 18 a 22 de novembro.
- Encerrou o evento Gastro 2006 com a palestra Prontuário Médico, dia 29 de novembro na Unifesp/EPM. Callegari participou a convite do chefe da disciplina de Gastroenterologia e coordenador do curso, Gaspar de Jesus Lopes Filho, também conselheiro do Cremesp.
- Compareceu ao Julgamento Simulado na Faculdade de Medicina do ABC, em Santo André, dia 28 de novembro.
- Esteve em reunião com representantes da Câmara Municipal de Franca e Conselho Municipal de Saúde e com o Corpo Clínico da Santa Casa, em Franca, dia 30 de novembro.
- Participou de reunião com o Conselho Científico da Associação Paulista de Medicina, palestrando sobre Residência Médica, em São Paulo, dia 1º de dezembro.

Conselheiro do Cremesp é indicado para o cargo de professor titular da Unifesp


O professor e conselheiro do Cremesp, Akira Ishida (foto), foi indicado para o cargo de professor titular do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Unifesp.  Akira foi homenageado em plenária dos conselheiros, quando Isac Jorge Filho declarou:


“Uma característica importante do corpo de conselheiros do Cremesp é ser formado por médicos que se dedicam intensamente a suas atividades, sejam elas de assistência, pesquisa ou docência. Cada vez que um conselheiro, por mérito e dedicação, galga um novo degrau na carreira, como acaba de ocorrer com nosso amigo Akira Ishida, os conselheiros todos se sentem valorizados e, por extensão, toda a categoria médica do Estado de São Paulo, representada pelos colegas que elegeram, sai engrandecida. Akira é exemplo claro de que é possível conciliar dedicação profissional com dedicação ao Cremesp”.


Atividades de diretores e conselheiros

Henrique Carlos Gonçalves participou de reunião da Comissão Estadual de Ex-Presos Políticos, no Pátio do Colégio, em São Paulo, dia 5 de dezembro. Também participou juntamente com Renato Azevedo Junior da reunião da Comissão Plenária com a Unimed, em São Paulo, no mesmo dia.

Antonio Pereira Filho proferiu palestra sobre Auditoria Médica, a convite da Delegacia do Cremesp, em Assis, dia 23 de novembro. Também na mesma cidade proferiu palestra sobre Perícia e Ética Médica, no INSS, dia 30 de novembro.

Renato Françoso Filho participou de debate sobre a Resolução 142, em Piracicaba, dia 9 de novembro. Também concedeu entrevista à Rádio Educativa FM sobre Terminalidade da Vida - Resolução CFM, em Piracicaba, dia 15 de novembro. Proferiu palestra sobre Ética e Perícia, a convite da Associação dos Médicos Peritos da Previdência Social do Estado de São Paulo, em Águas de Lindóia, dia 1º de dezembro.

José Henrique de Andrade Vila participou, dia 14 de novembro,  de reunião preparatória do Seminário Nacional de Atendimento Pré-Hospitalar e de Resgate de Acidentados, a ser realizado em agosto de 2007, em São Paulo.

Reinaldo Ayer de Oliveira palestrou sobre Receituário, Prontuário, Relatório, Perícia e Atestado Médico, a convite do diretor da Faculdade de Medicina de Marília, em Marília, dia 20 de novembro.

Renato Azevedo Junior e João Ladislau Rosa participaram de Julgamento Simulado no Hospital do Servidor Público Municipal, a convite da Gerência Técnica de Ensino e Pesquisa e da Comissão de Ética, em São Paulo, dia 21 de novembro.

Lavínio Nilton Camarim dirigiu o 14º Fórum Regulamentador de Publicidade Médica, proferindo palestra sobre Ética Médica, em Guarulhos, dia 23 de novembro. Também proferiu palestra sobre Ética em Publicidade Médica no 7º Congresso de Cirurgia da Obesidade em Salvador, dia 7 de dezembro.

Kazuo Uemura participou da inauguração do Hospital Municipal Pimentas/Bom Sucesso a convite do ministro da Saúde, Agenor Álvares, e do prefeito do Município de Guarulhos, Elói Pietá, em Guarulhos, dia 24 de novembro.

Isac Jorge Filho participou do 11º Fórum Inter-Profissional sobre Violência Sexual contra a Mulher e Implementação do Aborto Previsto na Lei, em São Paulo, de 24 a 25 de novembro.

Isac Jorge Filho e Luiz Carlos Aiex Alves participaram de Julgamento Simulado no Hospital das Clínicas da Fmusp-Ribeirão Preto, dia 30 de novembro, a convite do coordenador do Curso de Ética em Psiquiatria e delegado do Cremesp, Ibiracy Camargo. Aiex e João Ladislau Rosa participaram de julgamento simulado em Botucatu, dia 07/12, a convite da professora Florence Kerr-Corrêa. Aiex participou também do 21º Encontro Sul-Sudeste em Porto Alegre, de 23 a 25 de novembro.

Gaspar de Jesus Lopes Filho participou da solenidade de abertura da 7ª Semana Brasileira do Aparelho Digestivo, em São Paulo, dia 19 de novembro.

Krikor Boyaciyan, diretor corregedor e presidente da Sogesp, presidiu a solenidade de inauguração da nova sede própria da  entidade, juntamente com a diretoria, presidentes regionais e ex-presidentes, no dia 20. A nova sede localiza-se na Av. Brig. Luis Antônio, 2.729 - cjs.1001-1006, Jardim Paulista.

Eurípedes Balsanufo Carvalho participou do Fórum sobre Reforma Tributária, Mandado e Ordens na Sociedade Brasileira, a convite da Câmara dos Profissionais Registrados nos Conselhos e Ordens do Estado de São Paulo, em São Paulo, dia 27 de novembro.

Henrique Liberato Salvador participou, no mês de novembro, de homenagem aos médicos com mais de 70 anos, na Sociedade de Medicina de Presidente Prudente e promoveu o  curso sobre Capacitação em Diabetes Melitus, nos dias 8 e 9. Participou da solenidade de colação de grau da 14ª turma de medicina da Unoeste e da audiência pública para criação do Serviço de Verificação de Óbito, na região de Presidente Prudente. Esteve em audiência pública sobre Central de Vagas e sobre a Resolução do Cremesp 142. Integrou reunião com os promotores públicos de Oswaldo Cruz  e de reunião com médicos de Presidente Epitácio. Participou de plenárias em Diadema, Panorama, Tupi, Lucélia, Junqueirópolis e Adamantina.


Este conteúdo teve 89 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 346 usuários on-line - 89
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.