PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
É inquestionável a necessária revalidação do diploma p/que o médico estrangeiro atue no país


ENTREVISTA
Em conversa informal, Eliana Gonçalves e Itiro Shirakawa falam do novo modelo para a Saúde Mental


ATIVIDADES DO CREMESP 1
Em Opinião de Conselheiro, Renato Azevedo Jr o movimento pela CBHPM


CRISE
Sta. Casa de Franca: autoritarismo gera moção pública do Cremesp


ATIVIDADES DO CREMESP 2
Atenção: médicos do SAMU devem exercer a função com dedicação exclusiva


ATIVIDADES DO CREMESP 3
Confira os módulos de Educação Continuada do Cremesp já preparados para o interior do Estado


EXERCÍCIO PROFISSIONAL
Médicos estrangeiros podem ter seus diplomas revalidados automaticamente. E a qualificação profissional?!?


GERAL 1
Projeto que regulamenta o exercício da Medicina no país segue para a Câmara


ATUALIZAÇÃO
Surtos de dengue: crescimento da doença deve ser combatido com informação


DIA INTERNACIONAL DA MULHER
O enorme desafio de ser mulher, mãe, médica e conselheira do maior CRM do país...


ACONTECEU
Confira as novas diretorias dos CRMs do RJ, PR, Sta. Catarina e R.G. do Sul


ALERTA ÉTICO
Dúvidas sobre os seus direitos e de seu paciente? Esclareça agora...


GERAL 2
A crise no hospital Emílio Ribas em razão de sua reforma estrutural e física


HISTÓRIA
Centrinho de Bauru: 40 anos de dedicação a pacientes com doenças congênitas


GALERIA DE FOTOS



Edição 234 - 02/2007

ACONTECEU

Confira as novas diretorias dos CRMs do RJ, PR, Sta. Catarina e R.G. do Sul


Presidência

Conselhos de Medicina têm novas diretorias

Desiré Callegari participou das solenidades de posse no Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul


Rio de Janeiro -
A cirurgiã plástica Márcia Rosa de Araújo (foto) é a nova presidente do Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro. A cerimônia de posse foi realizada na noite de 2 de fevereiro, na sede do Cremerj, no Rio.



Paraná
- No dia 15 de fevereiro, em Curitiba, o pneumologista Gerson Zafalon Martins assumiu a presidência do Conselho Regional de Medicina do Paraná. Além de Zafalon, a nova diretoria é formada por Zacarias Alves de Souza Filho, Carlos Roberto Goytacaz Rocha, Marília Cristina Milano Campos, Raquele Rotta Burkiewicz, Wilmar Mendonça Guimarães, Sérgio Maciel Molteni, Miguel Ibraim Abboud Hanna Sobrinho e Hélcio Bertolozzi Soares.


Na foto, Desiré Callegari ladeado pelo ex-presidente, Hélcio Bertolozzi Soares (à esq.), e o novo presidente, Gerson Zafalon Martins

Santa Catarina - Uma semana depois, no dia 9 de fevereiro, o ortopedista e traumatologista Anastácio Kotzias Neto (na foto abaixo, ao lado de Desiré Callegari, 1º à esq.) assumiu a direção do Conselho Regional de Medicina do Estado de Santa Catarina.


Rio Grande do Sul -
A nova diretoria do Cremers tomou posse dia 14 de fevereiro, na sede da entidade, em Porto Alegre. A presidência foi assumida por Marco Antônio Becker e a vice-presidência por Cláudio Balduíno Souto Franzen.

Outros eventos da presidência

Desiré Callegari participou, com o diretor-1ºsecretário,  Henrique Carlos Gonçalves, de reunião com o presidente do CFM, Edson de Oliveira Andrade, sobre a nova carteira de identidade médica, em Brasília, dia 25 de janeiro.

Compareceu à reunião com os residentes da Faculdade de Medicina do ABC, proferindo palestra sobre Ética Médica, dia 1º de fevereiro.

Participou de reunião com a direção do Hospital Emílio Ribas, juntamente com os presidentes das entidades médicas, em São Paulo, dia 7 de fevereiro.

Compareceu à reunião com os residentes do Hospital Mário Covas, em Santo André, dia 8 de fevereiro.

Representou o Conselho na posse dos professores titulares da EPM-Unifesp, entre eles,  Akira Ishida, também conselheiro do Cremesp, em São Paulo, dia 14 de fevereiro.

Participou da entrega de carteiras profissionais aos médicos na Faculdade de Medicina do ABC, dia 16 de fevereiro.

Atividades de diretores e conselheiros

Gaspar de Jesus Lopes F° foi reempossado presidente da Comissão de Defesa Profissional da Federação Brasileira de Gastroenterologia, em dezembro de 2006. Foi também nomeado membro da Comissão de Ética e Defesa de Classe do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva.

Alfredo Rafael Dell´Aringa presidiu a entrega de carteiras médicas, dia 29 de janeiro, na sede da APM, em Marília.

Ieda Therezinha do Nascimento Verreschi proferiu palestra sobre “Importância da Prevenção e Tratamento da Obesidade”, durante a “1º Capacitação para a Campanha de Prevenção e Orientação sobre a Obesidade”, promovida pelo Conselho Regional de Farmácia, em São Paulo, dia 3 de fevereiro. Participou, juntamente com Reinaldo Ayer de Oliveira, de Julgamento Simulado na recepção aos novos médicos residentes da EPM-Unifesp, onde Oliveira proferiu palestra sobre “Terminalidade da Vida”, em São Paulo, dia 29 de janeiro. Também participou da Campanha de Educação em Saúde: Prevenção e Orientação sobre Obesidade, no Conselho Regional de Farmácia - SP, dia 15 de fevereiro.

Henrique Liberato Salvador dirigiu solenidade de entrega de carteiras no Cremesp, dias 9 e 23 de janeiro. Também participou de solenidade de entrega de carteiras aos formandos da Unoeste, em Presidente Prudente, dia 25 de janeiro. Participou, dia 1º de fevereiro, de audiência na Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente, para discutir ações de capacitação dos profissionais de Saúde no combate à dengue.

Reinaldo Ayer de Oliveira proferiu palestra sobre “Prontuário Médico” aos residentes da Famema, em Marília, dia 23 de janeiro. Também falou sobre “Ortotanásia”, na recepção aos médicos residentes aprovados no processo de Seleção Pública para os Programas de Residência Médica 2007, em São Paulo, dia 29 de janeiro. Proferiu palestra sobre “Prontuários Médicos”, em recepção aos residentes da Faculdade de Medicina de Botucatu, dia 30 de janeiro.

Antonio Pereira Filho e Renato Ferreira da Silva participaram do Programa de Educação Médica, dia 29 de janeiro, em São José do Rio Preto, em evento promovido pela Sociedade Medicina e Cirurgia do município. Pereira também participou de evento (foto acima) sobre Auditoria Médica, juntamente com o conselheiro Isac Jorge Filho, na Federação  das Unimeds do Nordeste Paulista, dia 14 de fevereiro, em Ribeirão Preto.

Henrique Carlos Gonçalves representou o Cremesp no lançamento do livro “Crimes de Maio”, lançado pelo Codep, em São Paulo, dia 2 de fevereiro.

Isac Jorge Filho participou da cerimônia de apresentação do Programa de Acesso a Medicamentos para Tratamentos de Doenças Negligenciadas, a convite da diretoria da Sanofi-Aventis Brasil, em Suzano, dia 26 de janeiro.

Kazuo Uemura participou de evento promovido pelo Departamento de Higiene e Proteção da Saúde da Divisão Técnica de Vigilância Sanitária de Guarulhos, dia 30 de janeiro. Também participou de reunião de inauguração do painel “Alguns Médicos Brasileiros de Origem Japonesa”, em São Paulo, dia 6 de fevereiro.

Luiz Alberto Bacheschi participou de recepção aos médicos residentes do complexo Hospital das Clínicas e Hospital Universitário da USP, que iniciam o ano letivo de 2007, em São Paulo, dia 1º de fevereiro.

Ruy Yukimatsu Tanigawa esteve presente à cerimônia de posse da diretoria para o biênio 2007/2008 da Sociedade Brasileira de Nefrologia, em São Paulo, dia 2 de fevereiro.

João Ladislau Rosa participou da 14ª Rodada do Ciclo de Debates Município Saudável, a convite do vereador Gilberto Natalini (PSDB), em São Paulo, dia 12 de fevereiro.

Eurípedes Balsanufo Carvalho proferiu a palestra “Câncer de mama localmente avançado em pacientes jovens: aspectos clínicos, cirúrgicos e legais”, a convite da Sociedade Paulista de Mastologia, em São Paulo, dia 15 de fevereiro.


Este conteúdo teve 108 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 384 usuários on-line - 108
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.