PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
Editorial: não ao aumento da imposto ao médico, na condição de pessoa jurídica


ENTREVISTA
Wilma Madeira mostra a relação médico-paciente quando a internet entra em campo


ATIVIDADES DO CREMESP 1
Custos em assistência médica. Veja o que diz a respeito o conselheiro Antonio Pereira Filho


ATIVIDADES DO CREMESP 2
Conflitos na Saúde: encontro avaliou crises nas Santas Casas de Franca e Ubatuba


ATIVIDADES DO CREMESP 3
EMC - Módulo VIII chega à cidade de Santa Fé do Sul com temas como HA, IM, diabetes e neoplasias


ATIVIDADES DO CREMESP 4
Recadastramento: prazo se estende até 30 de abril. Impreterivemente.


ENSINO MÉDICO 1
Problemas sobre a educação profissional foram destaque especial do Fórum sobre a formação médica


ENSINO MÉDICO 2
Acreditação das Faculdades e Residência Médica foram alguns dos temas do Fórum sobre Formação Médica


ATUALIZAÇÃO
HPV: as novas vacinas segundo três especialistas


GERAL 1
Médicos psiquiatras se reúnem no HSPE para discutir a reforma da Saúde Mental no país


GERAL 2
Novos cursos de Medicina agora na mira do Conselho Nacional de Saúde (CNS)


ACONTECEU
Acompanhe a participação da presidência e da diretoria em eventos importantes para a classe


ALERTA ÉTICO
Esclareça suas dúvidas sobre a reprodução assistida


GERAL 3
Medicamentos: cresce movimento contra a propaganda em todo o território nacional


GALERIA DE FOTOS



Edição 235 - 03/2007

ATIVIDADES DO CREMESP 2

Conflitos na Saúde: encontro avaliou crises nas Santas Casas de Franca e Ubatuba


Entidades médicas e secretário debatem conflitos na saúde

Problemas nas Santas Casas de Franca e Ubatuba em pauta


Da esq. p/a dir., de frente: Lavínio Camarim, Jorge Curi, Cid Carvalhaes, Desiré Callegari e Barradas Barata 

“Objetiva e produtiva”. Esta é a avaliação feita pelos presidentes das entidades médicas do Estado de São Paulo sobre a reunião realizada nesta terça-feira, 13 de março, com o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas.

No encontro foram discutidos alguns dos temas mais urgentes para o movimento médico atualmente, como os conflitos nas Santas Casas de Franca e Ubatuba, no Instituto Emílio Ribas, em São Paulo, e a judicialização da Medicina.

O Cremesp foi representado por seu presidente, Desiré Callegari, acompanhado do conselheiro Lavínio Nilton Camarim. Na ocasião foi entregue, ao secretário um documento com denúncias sobre a Santa Casa de Franca. Estiveram presentes, também, o presidente do Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp), Cid Carvalhaes, e Jorge Machado Curi, presidente da Associação Paulista de Medicina (APM).

Segundo Carvalhaes, pela primeira vez o governo do Estado admitiu que pode desapropriar as Santas Casas de Franca e Ubatuba, que vêm tomando medidas prejudiciais ao atendimento à saúde da população e aos médicos do corpo clínico. Barradas afirmou que o Estado não terá qualquer inconveniente em assumir a direção das Santas Casas, caso não seja possível resolver os conflitos com negociação e diálogo. O secretário comprometeu-se a enviar um representante da Secretaria a Franca e Ubatuba para acompanhar de perto os dois casos e tentar estabelecer um entendimento para a superação dos problemas.

A série de atitudes autoritárias e antiéticas da Santa Casa de Franca (leia Carta Aberta aos Médicos de Franca, na pág. 7)  culminou recentemente na demissão de Lavínio Camarim que integrava o corpo clínico da instituição e também e conselheiro, por sua atuação contra os desmandos ocorridos, e do delegado do Cremesp Carlos Riad, após a eleição deste como presidente da Associação dos Médicos daquele hospital.

O secretário informou que aquele hospital estará entre os primeiros incluídos no programa de recuperação das Santas Casas do Estado mas, para isso, deverá se enquadrar em alguns critérios, principalmente o de abrir suas contas para uma auditoria da Secretaria de Estado da Saúde.

Em Ubatuba, a Santa Casa também vem enfrentando uma grave crise financeira que afeta o atendimento à saúde da população e as condições de trabalho dos médicos. Uma assembléia realizada por esses profissionais aprovou a possibilidade de greve, caso as demissões já ocorridas não sejam suspensas.

Emílio Ribas
Com relação aos problemas do Hospital Emílio Ribas, que já vinham sendo acompanhados pela Secretaria de Estado, Barradas considerou positivo o aprofundamento do diálogo entre as partes em conflito, aceitando receber em reunião os representantes do corpo clínico e da direção daquela instituição, e as entidades médicas. A crise na instituição foi desencadeada com a reforma estrutural e física de suas instalações. Parte dos médicos acusa a direção de falta de diálogo e transparência em torno do processo de reestruturação, especialmente a redução de leitos de 320 para 230.

Medicamentos
Os problemas causados aos gestores da Saúde pelas liminares da Justiça que obrigam o fornecimento de determinados medicamentos, também foram abordados na reunião entre os presidentes das entidades médicas e o secretário da Saúde do Estado. As entidades propuseram a realização de um fórum com todas as partes envolvidas para discutir o assunto, iniciativa que Barradas aceitou prontamente.


BIBLIOTECA DO CREMESP



Consulte, ligue ou envie e-mail

O Cremesp oferece uma série de serviços aos médicos do Estado de São Paulo. Nesta edição apresentamos a Biblioteca Flamíneo Fávero, que fica na sede do Conselho, na rua da Consolação, em São Paulo. A biblioteca foi criada em 1990 – como um centro de documentação – para atender à necessidade dos médicos em obter informações atualizadas nas áreas de ética médica, bioética e legislação básica em saúde. Sua transformação em biblioteca ocorreu em 1996, quando o centro passou por completa reorganização. O nome Flamíneo Fávero foi dado em 2006, em homenagem ao primeiro presidente do Cremesp. A biblioteca conta com um acervo de mais de 1.500 títulos, incluindo livros de ética médica, teoria jurídica em ética médica e bioética, revistas internacionais de medicina e textos sobre legislação em Medicina.

As consultas podem ser feitas pessoalmente, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 17h, pelo tel. (11) 3017-9337, ou ainda pelo e-mail bib@cremesp.org.br, com o tema desejado inserido no assunto da mensagem.


Propaganda sem bebida

Luta contra a propaganda de bebidas alcoólicas, iniciada pelo Cremesp e pela Uniad, promete importantes realizações

Nas vésperas do Carnaval de 2007 o juiz da 2ª Vara Federal do Ceará, Jorge Luís Barreto, acatou a liminar proposta pela ONG Desafio Jovem, que propunha a suspensão, no rádio e na TV, de toda a propaganda de bebidas alcoólicas, entre 7h e 21h. “A liminar durou menos de 24 horas, mas demonstrou um importante avanço na luta contra a propaganda de bebidas alcoólicas”, afirma Heloisa Campos, coordenadora da Aliança Cidadã pelo Controle do Álcool (Acca). Fundado em 2003 o Movimento Propaganda Sem Bebida é uma iniciativa liderada pelo Cremesp e pela Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas (Uniad/Unifesp), que redundou na Aliança Cidadã pelo Controle do Álcool, articulação de entidades da sociedade civil, sem personalidade jurídica e sem fins lucrativos, que reúne igrejas, entidades médicas, conselhos profissionais, sindicatos e ONGS. O movimento propõe uma política de medidas para redução do consumo de bebidas alcoólicas.

A movimento está organizando a entrega, em Brasília, do abaixo-assinado para pressionar o Governo a aprovar a lei que proíbe a propaganda de bebidas alcoólicas nos meios de comunicação. Para isso, sugere-se a montagem de grupos, via internet, em todos os Estados, formando uma grande rede em todo o Brasil.

A campanha pretende obter um milhão de assinaturas e já conseguiu cerca de 600 mil. Para integrar-se a esse movimento, acesse o site .yahoo.com/group/propagandasembebidahttp://br.groups


Este conteúdo teve 93 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 395 usuários on-line - 93
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.