PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
Ato público sobre a violência de maio de 2006: é preciso lembrar, sempre


ENTREVISTA
Alexandre Charão: a medicina solidária, altruísta, dos voluntários do MSF


ATIVIDADES DO CREMESP 1
Centro de Bioética faz cinco anos e comemora com novo portal


ATIVIDADES DO CREMESP 2
Ato público, realizado pelo Cremesp, relembra um ano da onda de violência no Estado


ATIVIDADES DO CREMESP 3
Acompanhe a opinião de Henrique Carlos Gonçalves sobre a prescrição de medicamentos


ATIVIDADES DO CREMESP 4
Educação Médica Continuada do Cremesp: anote os próximos módulos, na capital e no interior


ESPECIAL
Em debate, as alternativas terapêuticas na doença coronariana


GERAL 1
Fundo do Poço - Isac Jorge aborda, com justa indignação, a vergonha da vaga certa. E muito mais...


MEDICINA DO TRABALHO
A violência contra médicos peritos em agências da Previdência


GERAL 2
Destaque para o apoio do Cremesp à quebra de patentes de anti-retrovirais


ACONTECEU
Acompanhe a presença do Cremesp em eventos importantes p/a classe


ALERTA ÉTICO
As dúvidas da vez estão relacionadas à responsabilidade profissional


GERAL 3
Destaque para Parecer do Cremesp sobre a remuneração da consulta de retorno


HISTÓRIA
Hospital de Barretos: referência no que há de mais avançado em oncologia no país


GALERIA DE FOTOS



Edição 237 - 05/2007

ATIVIDADES DO CREMESP 1

Centro de Bioética faz cinco anos e comemora com novo portal


Idec e Cremesp avaliam nove anos da lei dos planos de saúde

Está previsto para 4 de junho, na sede do Cremesp, o lançamento do relatório “Planos de Saúde: nove anos após a Lei 9.656/98”. Produção conjunta do Cremesp e do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), o documento aponta as falhas da regulamentação, analisa o comportamento do mercado de planos de saúde e  avalia criticamente o papel da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Dentre as conclusões do relatório, destacam-se: a oferta de planos individuais poderá desaparecer; mais de 13 milhões de pessoas no Brasil  continuam ligadas a planos antigos que ainda praticam inúmeras restrições;  os planos de saúde interferem no trabalho do médico, remuneram mal e, por isso, prejudicam a saúde dos pacientes. Além disso, o mercado de planos de saúde está cada vez mais concentrado e tem aumentado o montante de recursos públicos envolvidos com a saúde suplementar. Na próxima edição, o Jornal do Cremesp trará matéria especial sobre o lançamento.

Livro sobre temas éticos em Psiquiatria

A Câmara Técnica de Saúde Mental do Cremesp lançará no próximo dia 21 de junho o livro “Ética e Psiquiatria”. Trata-se de uma coletânea de 22 artigos abordando diversos aspectos éticos relacionados com o exercício da especialidade. A publicação traz também um prefácio de José Geraldo Vernet Taborda, coordenador do Departamento de Ética e Psiquiatria Legal da Associação Brasileira de Psiquiatria, e um pósfacio do Prof. Franklin Leopoldo e Silva, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

Segundo o conselheiro Luiz Carlos Aiex Alves, coordenador da publicação, os assuntos expostos se destacam por sua contemporaneidade, pois estão relacionados com o trabalho de consultoria e assessoria técnica desenvolvido pela Câmara desde dezembro de 2003. “A par de ser uma obra inédita, os seus capítulos refletem as principais questões que afligem a prática da psiquiatria na atualidade. Deverá despertar grande interesse entre os médicos” – explica.

O lançamento acontecerá na subsede da Vila Mariana, à av. Domingos de Moraes, 1.810, a partir das 19h30.

Normas para liberação do rodízio

Após reunião realizada entre o Cremesp e o DSV sobre a documentação exigida aos médicos da cidade de São Paulo para a liberação do rodízio municipal, ficou estabelecido que as normas abaixo deverão ser rigorosamente seguidas, não havendo exceção para nenhum documento:

- Todos os documentos devem ser do município de São Paulo
- Todos os documentos deverão estar em nome do médico requerente, grafados de maneira correta
- Médicas casadas, que ainda não realizaram a averbação do nome em algum dos documentos, deverão anexar ao pedido cópia autenticada da certidão de casamento; esta exceção será aceita pelo DSV até 31/10/2007; após esta data todos os documentos devem estar regularizados
- Todas as cópias devem estar autenticadas e o requerimento deve estar com firma reconhecida da assinatura
- Boleto quitado, em nome do médico requerente, comprovando o recolhimento da taxa de R$ 5,00, relativo à expedição do cartão e selos do DSV. O referido boleto poderá ser obtido neste site, no link Área do Médico, bem como todas as instruções para o pedido do Cartão DSV/Médico.

O Cremesp solicita aos médicos que fazem uso da Lei 12.632, de 06/05/1998 (rodízio municipal), que mantenham seu cadastro atualizado, pois, 60 dias antes do vencimento do cartão, são emitidas circulares   com o objetivo de lembrá-los da necessidade de solicitar sua renovação. O Conselho lembra que todos os documentos exigidos são encaminhados ao DSV-AE, cabendo àquele órgão o acolhimento ou rejeição do pedido.

74 mil médicos foram recadastrados

No dia 2 de outubro de 2006, o Cremesp deu início a um processo inédito desde sua fundação, há mais de 50 anos: a checagem das informações dos médicos cadastrados em seu banco de dados. O recadastramento teve por objetivo impedir o aparecimento de falsos médicos, crime que vem aumentando em todo o Estado, segundo denúncias recebidas pelo Conselho. “Faz parte da obrigação ética e legal dos Conselhos de Medicina fornecer à sociedade o rol de médicos habilitados”, afirmou Henrique Carlos Gonçalves, primeiro-secretário do Cremesp.

Embora o processo tenha se encerrado em 30 de abril –  com o recadastramento de 74 mil médicos do total de 91 mil inscritos – aqueles que por alguma razão ainda não se recadastraram, devem fazê-lo em uma das delegacias do Cremesp ou na Sede, nos horários normais de atendimento. O médico que não fizer seu recadastramento terá esta informação exposta no Guia Médico – cadastro dos médicos do Estado divulgado no site do Cremesp – e estará atuando em desacordo com as normas do Conselho.


Obesidade é tema de grupo multiprofissional

Cremesp e Conselho de Farmácia avaliarão abuso de medicamentos

Com o objetivo, entre outros, de avaliar o uso e controlar o abuso de medicamentos contra a obesidade no país, acaba de ser criado o Grupo Multiprofissional de Prevenção e Tratamento da Obesidade, integrado por médicos e farmacêuticos bioquímicos, numa parceria entre o Cremesp e o Conselho Regional de Farmácia. “Hoje a obesidade é um dos problemas mais sérios que o Brasil enfrenta em termos de saúde pública, e a criação desse grupo representa a preocupação do Conselho de Medicina com o tema”, afirmou o conselheiro e coordenador da Câmara Técnica de Nutrologia do Cremesp, Isac Jorge Filho.

Integra também o grupo a conselheira e médica endocrinologista, Ieda Therezinha Verreschi, além de especialistas da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM-SP); do Departamento de Endocrinologia da Associação Paulista de Medicina (APM) e representantes da Associação Nacional dos Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag).

Centro de Bioética comemora cinco anos

E reformula seu site com novos conteúdos

Desde sua criação, no início de 2002, o Centro de Bioética do Conselho vem conquistando seu espaço na estrutura do Cremesp e, também, fora dela, entre os interessados pelos dilemas antigos e novos relacionados ao seu tema central: Bioética. Coordenado pelo pediatra e professor da USP, Gabriel Oselka, ao longo deste tempo várias foram as atuações do Centro, entre elas, a criação e centralização de treinamento destinado às Comissões de Ética Médica do Estado (do Gacem); a organização de dezenas de julgamentos simulados; simpósios em Bioética; edição de manuais específicos; implementação do programa de bolsas a estudantes de Medicina; e a disponibilização do site Bioética.org.

Um  dos atuais destaques do Centro de Bioética é a reformulação do endereço www.bioetica.org.br. Além do layout renovado e modernas ferramentas – que objetivam facilitar e dinamizar a navegação – há várias novidades em conteúdo, como a seção Enquete, na qual o usuário pode opinar e interagir sobre temas polêmicos; e, ainda, um espaço destinado às discussões da Câmara Técnica de Bioética, coordenada pelo conselheiro Reinaldo Ayer de Oliveira.


Este conteúdo teve 100 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 299 usuários on-line - 100
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.