PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
Desiré Callegari: balanço de sua gestão demonstra dedicação e competência (JC impresso pág. 2)


HOMENAGEM
Arlindo Chinaglia é homenageado pela aprovação da CBHPM (JC impresso pág. 3)


ATIVIDADES DO CREMESP 1
Programa de Educação Continuada: grande sucesso, na capital e no interior (JC impresso pág. 4)


ATIVIDADES DO CREMESP 2
Avaliação e qualidade de ensino: em discussão as escolas médicas do país (JC impresso pág. 5)


ATIVIDADES DO CREMESP 3
Codame: palestras sobre publicidade médica têm público recorde (JC impresso pág. 6)


ATIVIDADES DO CREMESP 4
Novidades nas delegacias do interior e na sub-sede da Vila Mariana (JC impresso pág. 7)


ATIVIDADES DO CREMESP 5
Oficializada a criação da Federação das Entidades Médicas do Estado (JC impresso pág. 8)


ATIVIDADES DO CREMESP 6
CRM e INSS: parceria beneficia médicos e sociedade (JC impresso pág. 9)


ESPECIAL
Nada mudou após nove anos da Lei dos Planos de Saúde?!? (JC impresso págs. 10 e 11)


BALANÇO 1
Dinamismo e conquistas marcaram a gestão de Desiré Callegari (JC impresso pág. 12)


BALANÇO 2
CBHPM ou Rol de Procedimentos: agora só depende do Senado... (JC impresso pág. 13)


BALANÇO 3
Encontros das entidades médicas: ações focam objetivos comuns em benefício da classe (JC impresso pág. 14)


BALANÇO 4
Fóruns regulamentadores e programas Alerta Médico via web foram destaques (JC impresso pág. 15)


BALANÇO 5
Simpósios, congressos, lançamentos de publicações: foram muitos os eventos nos últimos 15 meses (JC impresso pág. 16)


BALANÇO 6
Jornal, revista, portais: comunicação espelha intensa atividade do Conselho (JC impresso pág. 17)


ALERTA ÉTICO
Alerta Ético: esclareça suas dúvidas sobre Aids e Sigilo (JC impresso pág. 18)


GERAL
Iamspe: negociações podem resultar na recuperação dos cargos desonerados (JC impresso pág. 19)


GALERIA DE FOTOS



Edição 238 - 06/2007

ATIVIDADES DO CREMESP 2

Avaliação e qualidade de ensino: em discussão as escolas médicas do país (JC impresso pág. 5)


ESCOLAS MÉDICAS
Simpósio analisa Exame de Egressos


Bráulio Luna, Eurípedes Balsanufo, Francisco Cunha, Isac Jorge e Reinaldo Ayer 

Entidades médicas e representantes de escolas de Medicina
discutem avaliação e qualidade de ensino

Com a participação de Conselhos de Medicina de outros Estados, entidades médicas, representantes de escolas de Medicina, Ministério Público e OAB, dentre outros convidados, o Cremesp promoveu, em 1 de junho, o Simpósio Nacional sobre Avaliação dos Egressos das Escolas Médicas, no Novotel Jaraguá. O objetivo foi discutir e trocar experiências na avaliação dos estudantes de medicina pelos órgãos e universidades.

Moacyr Perche, conselheiro do Cremesp, iniciou sua apresentação traçando um panorama mundial sobre avaliação médica, explicando como ela está estruturada nos mais diferentes países. Foi dada ênfase ao problema da capacidade das escolas brasileiras em acolher os estudantes que são reprovados nos exames, como acontece nos Estados Unidos. Lá o egresso pode repetir o exame até sete vezes, e, sempre que reprovado, volta à escola.

Na mesa que abordou a experiência do Cremesp em avaliação médica, o conselheiro Isac Jorge Filho ressaltou a importância do exame. Segundo ele, a função do Conselho é “zelar pela qualidade dos médicos e da medicina, mas a preocupação do Exame atinge todas as áreas da saúde”. Defendeu a idéia de que é preciso partir da base, da formação, ou seja, “preparar melhor os profissionais, o que evitaria cassações e denúncias, que têm aumentado muito”.

Bráulio Luna Filho, também conselheiro e coordenador do Exame do Cremesp, demonstrou os resultados dos exames já realizados pelo Conselho. Segundo ele,“o objetivo do Exame é melhorar as escolas, e não fechá-las, como se pensa”.  O conselheiro do Cremesp, Reinaldo Ayer de Oliveira, lembrou que “existem casos recorrentes de negligência, imprudência e imperícia. No entanto, os dois primeiros dizem respeito à ousadia e à ética do próprio profissional, enquanto que a imperícia é fruto da deficiência na formação do médico, ou seja, diz respeito à sua formação acadêmica”. 
      
Também foram abordadas as questões sobre avaliação da escola médica como instrumento de transformação, por Nildo Batista, diretor acadêmico do campus Unifesp da Baixada Santista; e discutidas as vantagens e desvantagens do Exame do Progresso no Brasil –  aplicado em nove faculdades de medicina – pelo professor da Faculdade de Medicina de Botucatu-Unesp e coordenador do Conselho de curso de graduação em Medicina, Joelcio Abbade.

Exame de 2007
Pelo terceiro ano consecutivo, o Cremesp irá aplicar, no segundo semestre de 2007, o exame de avaliação dos estudantes de sexto ano de Medicina do Estado de São Paulo, e sua iniciativa poderá ser reproduzida em outros Conselhos. Para tanto, o Conselho vem realizando reuniões periódicas com o objetivo de aprimorar e expandir a avaliação para outras entidades. No último dia 18, representando o Cremesp, participaram do encontro Bráulio Luna Filho, coordenador do Exame, e os conselheiros Akira Ishida e Reinaldo Ayer de Oliveira. Também estiveram presentes representantes da Unifesp, Unaerp, Unilus, Uninove, Faculdade de Medicina de Mogi das Cruzes, Unisa, Santa Casa de São Paulo e Fundação Carlos Chagas.

PESQUISA EM ÉTICA MÉDICA


Novos bolsistas são contemplados pelo Conselho

Duas importantes atividades relacionadas ao Programa Cremesp de Bolsas em Ética Médica a Estudantes de Medicina, centralizado no Centro de Bioética, aconteceram em junho: no dia 15, os contemplados às Bolsas do ano de 2006 compareceram à sede do Conselho e apresentaram os resultados preliminares de seus projetos aos responsáveis pelo programa: Gabriel Oselka, coordenador do Centro de Bioética do Cremesp, e conselheiro Reinaldo Ayer de Oliveira, coordenador da Câmara Técnica Interdisciplinar de Bioética.

Outro destaque sobre o Programa de Bolsas para Estudantes de Medicina: no dia 20 de junho, a comissão avaliadora apontou os nomes contemplados em 2007 (veja os escolhidos no site do Centro de Bioética). Para a escolha, contaram como critérios, entre outros, Originalidade; Integração; Definição dos Objetivos; e Relevância das Pesquisas.

O Cremesp tem o privilégio de ser o primeiro órgão não ligado a universidades a fomentar pesquisa e oferecer bolsas aos estudantes de Medicina. Desde o ano 2000, promove anualmente concursos destinados a selecionar projetos de pesquisa sobre ética médica, idealizados por alunos do 2º ao 5º ano de Medicina – ou que estejam cursando do 3º ao 10º semestre da faculdade. Cada trabalho escolhido resulta em bolsa de R$ 330,00 mensais ao autor, pelo período de dez meses.

Cremesp lança Código de Ética dos Estudantes de Medicina


No último dia 26, o Cremesp, em apoio à iniciativa da  Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina (Denem - Regional Sul 2), lançou o Código de Ética dos Estudantes de Medicina. De acordo com o presidente do Cremesp, Desiré Callegari, “a parceria tem por objetivo divulgar recomendações para que, desde a sua graduação, o futuro médico se comprometa com o exercício da Medicina de maneira autônoma, com a moral e a ética, com a prestação responsável de cuidados, com a honestidade diante de pacientes e colegas, com a solidariedade, a compaixão e o respeito pela vida humana”.  Elaborado coletivamente pelos estudantes e inspirado no Código de Ética do Estudante de Medicina do Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (Brasília – DF), o volume aborda os direitos dos alunos e pacientes, as relações com os demais profissionais, as responsabilidades das instituições de ensino, dentre outros temas.




Este conteúdo teve 99 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 318 usuários on-line - 99
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.