Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 27-03-2024
    Ato Médico
    Cremesp leva à Polícia Civil e Anvisa farmacêutico que realizou e feriu paciente em procedimento estético
  • 25-03-2024
    Atualização profissional
    Cremesp lança segunda edição do Manual Melhores Práticas Clínicas na Covid-19
  • 25-03-2024
    Programa Mais Médicos
    Fiscalização do Cremesp encontra irregularidades em São Bernardo do Campo
  • 22-03-2024
    Acreditação de escolas
    Cremesp recebe SAEME-CFM para falar sobre qualidade do ensino médico
  • Notícias


    02-07-2013

    Luto pela Saúde

    Faixa no prédio do Cremesp simboliza o protesto contra o ingresso de médicos estrangeiros no país sem revalidação de diploma

    O prédio do Cremesp amanheceu  coberto com a faixa Luto pela Saúde neste dia 3 de julho, como forma de protesto pelas recentes medidas do governo em permitir o ingresso de médicos estrangeiros, sem a devida revalidação do diploma, para atuar no SUS.  “Essa faixa mostra o nosso inconformismo com a grave situação da saúde pública do Brasil e com a proposta inconsequente e irresponsável do governo em trazer médicos estrangeiros sem revalidação do diploma para atuar no país”, declarou o presidente do Conselho, Renato Azevedo.

    Além do protesto, com o objetivo de impedir a atuação desses profissionais de forma irregular, o Cremesp homologou na 4553ª Sessão Plenária, de 2 de julho, a Resolução 248/2013, que estabelece a obrigatoriedade de médicos graduados no exterior a apresentar o diploma devidamente revalidado pelo Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida), para obter seu registro profissional no âmbito do Estado de São Paulo.

    Protesto
    O Cremesp, em  conjunto com outras entidades médicas paulistas, participaram nesta quarta-feira (03/07), de uma mobilização contra a entrada de médicos estrangeiros no país – convocada pelo CFM, Fenam, AMB e ANMR.  Médicos, estudantes de medicina e residentes se encontraram na Associação Médica Brasileira (Rua São Carlos do Pinhal, 324) e fizeram passeata até o gabinete de representação da Presidência da República, na avenida Paulista, 2163 (esquina com rua Augusta; prédio do Banco do Brasil).

    Um panelaço foi programado para simbolizar a necessidade de as autoridades ouvirem o clamor dos médicos e da população por maior financiamento e melhor qualidade na assistência médica do SUS.

    Como solução para a falta de médicos em pequenos municípios e em várias unidades do SUS, o  ato também exige melhores condições de trabalho  e a  aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 454/2009, que cria a Carreira Médica nos serviços públicos federal, estadual e municipal, semelhante à de juízes e promotores.

     

    Veja como foi a mobilização na Avenida Paulista AQUI.

     

    Tags: Revalidadiplomamédicos estrangeiros.

    Este conteúdo teve 45 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 419 usuários on-line - 45
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.