Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 19-04-2024
    Complexo Hospitalar Padre Bento
    Cremesp discute questões éticas e bioéticas com residentes de Guarulhos
  • 19-04-2024
    Formação médica
    Cremesp pede a revogação imediata do decreto sobre a CNRM
  • 17-04-2024
    Nota de pesar
    O Cremesp lamenta a morte do médico sanitarista José da Silva Guedes
  • 15-04-2024
    1º Encontro de Perícias Médicas
    Cremesp aborda aspectos essenciais das perícias cível, criminal e previdenciária em evento inédito
  • Notícias


    26-07-2014

    Provab

    Acusações sobre o Programa são investigadas pelo Ministério Público do Trabalho

    Bolsistas e candidatos do programa denunciam possíveis substituições de médicos por participantes do Mais Médicos
     


    Arthur Danila: tanto Provab quanto Mais Médicos não resolvem
    problema da fixação de médicos em regiões remotas


    Baseado em dificuldades reportadas por bolsistas e novos candidatos ao Programa de Valorização da Assistência Básica (Provab), o Ministério Público do Tra­balho (MPT) instaurou inquérito civil para investigar possíveis violações ao sistema. O Conselho Federal de Medicina (CFM) recebeu as queixas e as encaminhou ao MPT, que pretende averiguar se há limitação de acesso ao programa.

    Segundo os relatos, os profissionais de todo o País teriam enfrentado problemas ao tentar realizar o cadastro no portal de acesso do Provab. Eles acreditam que a dificuldade é um meio de substituir os médicos brasileiros que atuariam no interior, por médicos estrangeiros, que participam do programa Mais Médicos e seriam remunerados com verba federal.

    “Caso as denúncias sejam comprovadas, com a violação de direitos, não só os médicos que deixaram de ingressar no programa serão afetados, mas sim toda a classe médica, que arbritrariamente é tida como desinteressada em atuar no interior do País”, diz Arthur Danila, presidente da Associação dos Médicos Residentes do Estado de São Paulo (Ameresp).

    A falta de perspectivas para a carreira desesti­mula a ida desses profissionais para o interior do País. Para Arthur, tanto o Provab quanto o Mais Médicos são programas que não resolveram o real problema da falta de médicos em regiões remotas do País. “Por conta da falta de subsídios na estruturação dos locais de trabalho e da valorização dos profissionais, esses programas não deixam de ser medidas paliativas, que não garantem progressão de carreira. Um plano de carreira, com direitos trabalhistas assegurados é o modo mais apropriado para fazer com que os profissionais se fixem em regiões de difícil provimento”, diz.

    Outra preocupação é a falta de infraestrutura em ensino e assistência aos que aderem ao Provab e Mais Médicos. E ressalta: “o médico, geralmente recém-formado, que precisa trabalhar sem equipamento e supervisão apropriados, coloca a prática ética e responsável em risco, podendo perder o próprio registro profissional”, comenta.

    Já para Mauro Luiz de Britto Ribeiro, conselheiro do CFM, que acompanhou de perto a concepção do Provab, o programa está fugindo daquilo que foi proposto inicialmente. “A ideia original era levar os médicos para o interior, recebendo salário digno, com supervisão adequada e avaliações competentes, dentre outros critérios. O que vimos foi a alocação de médicos em grandes cidades, sem nenhum tipo de supervisão, além de prefeitos demitindo médicos e os substituindo por profissionais do Mais Médicos, pagos por verba federal”, critica.

     


     

    O Provab

    Criado em 2012, o Pro­vab surgiu com a proposta de levar médicos ao interior – a maioria recém-formados – na estratégia da Saúde da Família, inseridos em equipes multidis­cipli­nares.

    No ano passado, para atrair um número maior de inscritos, o governo anunciou novas medidas, incluindo uma bolsa mensal de R$ 8 mil para 40 horas semanais e a obrigatoriedade do profissional de cursar uma pós-graduação em Saúde da Família, com 12 meses de duração. Mesmo com as modificações, apenas 366, das 2 mil vagas foram preenchidas.

    Para a Fenam, o piso salarial para os médicos que atuassem no programa teria que ser de, aproximadamente, R$ 20 mil, para uma jornada de 40 horas semanais.

     

     

    Tags: ProvabJornal do CremespprogramadenúnciasbolsistasinvestigaçãoMinistério do Trabalho.

    Este conteúdo teve 84 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 317 usuários on-line - 84
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.