Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 19-04-2024
    Complexo Hospitalar Padre Bento
    Cremesp discute questões éticas e bioéticas com residentes de Guarulhos
  • 17-04-2024
    Nota de pesar
    O Cremesp lamenta a morte do médico sanitarista José da Silva Guedes
  • 15-04-2024
    1º Encontro de Perícias Médicas
    Cremesp aborda aspectos essenciais das perícias cível, criminal e previdenciária em evento inédito
  • 11-04-2024
    Homeopatia
    Livro materializa esforço do Cremesp e especialistas em promover a assistência humanizada
  • Notícias


    26-03-2015

    Bioética

    Bolsistas de 2014 apresentam a conclusão de seus trabalhos no Cremesp


    Bolsistas contemplados apresentam seus trabalhos
    para diretores e conselheiros da Casa

     

    Os três melhores trabalhos elaborados entre os 10 bolsistas do Centro de Bioética do Cremesp em 2014 foram apresentados ao presidente, Bráulio Luna Filho, vice-presidente Mauro Aranha, e aos demais conselheiros durante sessão plenária, no dia 24 de março. Reinaldo Ayer, conselheiro e coordenador do Centro de Bioética, afirmou no evento que foram recebidos cerca de 50 pedidos de bolsa, destacando a qualidade dos 10 estudos concorrentes, com alto grau de envolvimento dos orientadores e das instituições.

    Com o tema A influência da estratégia promocional das indústrias farmacêuticas sobre o receituário médico, segundo a opinião de graduandos, Priscila Schindt de Albuquerque Schil, quarto anista da Faculdade de Medicina da Universidade Anhembi Morumbi, detectou em seus estudos que ao longo da graduação, os alunos de Medicina se tornam mais permeáveis às estratégias da indústria e menos éticos. Foram entrevistados 600 alunos de Medicina da Famema, do 1º ao 6º ano, e a condescendência em relação a brindes e patrocínios dos laboratórios é maior na medida em que os alunos se aproximam da graduação.


    Piscila Schil abordou a relação da indústria farmacêutica
    com os profissionais médicos



    Na visão da bolsista, isso demonstra que há uma deficiência no ensino da ética. “As escolas médicas não estão fazendo o seu papel de formar eticamente os alunos, enquanto a indústria farmacêutica é poderosa e patrocina inclusive eventos estudantis e encontros de residentes”, comentou Luna Filho.

    Gastrotomia
    Renata Papassoni Santos (foto em destaque na home do portal), que está no 6º ano da Faculdade de Medicina de Marília (Famema), discorreu sobre a Encefalopatia infantil e a gastrotomia – uma reflexão bioética sobre a tríade paciente, cuidador e profissional da saúde. Ela detectou que embora haja uma rejeição inicial e uma mudança drástica na rotina das mães (principais cuidadoras), elas entenderam o benefício do procedimento para o ganho de peso da criança. Renata destacou também o papel dos profissionais da saúde para auxiliar o entendimento das mães, uma vez que quando bem informadas, as mães se revelaram colaborativas e favoráveis à necessidade do procedimento.

     

    Câncer de mama
    Os aspectos éticos do tratamento cirúrgico do câncer de mama foram o tema do estudo de Regina Avelina de Morais da Silva, que está no 3º ano da Faculdade de Medicina de Taubaté, realizado em parceria com o Hospital de Câncer de Barretos, que atende o SUS. Ela analisou dois grupos de médicos (com e sem formação em cirurgia oncoplástica) e de pacientes (mastectomizadas e que não receberam tratamento reconstrutivo). Entre os médicos, ela observou que quanto maior o tempo de experiência profissional do médico, menos ele indicava a reconstrução da mama ao paciente, embora exista legislação nesse sentido. Entre os profissionais sem formação oncoplástica, o motivo estava ligado à falta de treinamento. Já entre os que possuíam formação, o maior problema era a falta de infraestrutura hospitalar. Entre as pacientes, os resultados indicaram que as que fizeram a reconstrução da mama perceberam melhora significativa na qualidade de vida, superior às que não fizeram a cirurgia. Regina comentou que as conclusões poderiam ser diferentes se o estudo tivesse sido feito em uma instituição privada, com pacientes mais bem esclarecidos sobre a reconstrução da mama pós-câncer.


    Regina Avelina da Silva durante sua apresentação sobre a ética
    no tratamento cirúrgico do câncer de mama

     

    Tags: bioéticatrabalhoséticabolsistas.

    Este conteúdo teve 52 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 331 usuários on-line - 52
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.