Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 19-04-2024
    Complexo Hospitalar Padre Bento
    Cremesp discute questões éticas e bioéticas com residentes de Guarulhos
  • 17-04-2024
    Nota de pesar
    O Cremesp lamenta a morte do médico sanitarista José da Silva Guedes
  • 15-04-2024
    1º Encontro de Perícias Médicas
    Cremesp aborda aspectos essenciais das perícias cível, criminal e previdenciária em evento inédito
  • 11-04-2024
    Homeopatia
    Livro materializa esforço do Cremesp e especialistas em promover a assistência humanizada
  • Notícias


    26-09-2016

    Mauro Aranha

    O alarme, mais além que o de ambulâncias

     

    Em nome de um suposto enfrentamento à crise econômica vigente,
    setores poderosos desfecham sutis (às vezes, nem tanto)
    e coordenados ataques contra o SUS

     

    Encontramo-nos num momento decisivo para a assistência pública à Saúde na cidade de São Paulo e no Brasil. Em nome de um suposto enfrentamento à crise econômica vigente, setores poderosos desfecham sutis e coordenados ataques contra o Sistema Único de Saúde (SUS). 

    O Ministério da Saúde (MS), que deveria ser o primeiro a defender o SUS, temerariamente lança a proposta de planos, com cobertura restrita, a valores pouco menores. Ao revés da Constituição, pouco a pouco vem questionando o direito dos brasileiros à assistência integral e universal. E os pacientes, o que farão? As demandas terciárias e quaternárias (as mais onerosas) recorrerão, incoerentemente, à integralidade e universalidade do SUS, em detrimento dos mais vulneráveis.

    Em outras palavras, os planos recheariam seus ganhos fazendo atenção primária, a custas de mais sangria dos parcos recursos do SUS. Mais uma vez, fazendo imperar o privado em detrimento do público. Sob os auspícios do MS.   

    É mister registrar que os pontos críticos da assistência já aumentam todos os dias, por falta de políticas consistentes e da inércia das autoridades nos três níveis: federal, estadual e municipal. Agrava-se, assim, a situação do sistema, que já sofre há décadas com superlotação, carência crônica no financiamento e problemas de gestão. E cada vez mais, pacientes necessitados de UTI serão assistidos na retaguarda dos prontos-socorros. 

    Médicos e enfermeiros, na linha de frente do atendimento, estarão submetidos a maiores riscos éticos do que já estão. Ante as jornadas estressantes, escassez de profissionais (mais deles migrarão para o setor privado), falta de materiais hospitalares e medicações, a ira compreensível de pacientes e familiares em pronto-atendimentos lotados, diminuição contingencial de leitos e serviços.

    Estamos alarmados com esse cenário. O Cremesp tem tomado providências concretas para alterá-lo. Realizamos reuniões com diretores clínicos, e alguns diretores técnicos, de hospitais públicos para debater e registrar as dificuldades enfrentadas na assistência ambulato­rial, nos prontos-socorros e cirurgias eletivas, assim como falta de medicamentos, equipamentos e leitos. Solicitaremos, adiante, o diálogo com as autoridades públicas da Saúde.

    Proporemos mais transparência para a sociedade. A responsabilidade dos profissionais, que lhes é implícita, pela natureza do ofício, deve ser compartilhada com o Poder Público. 

    Enquanto isso, o Senado acaba de aprovar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 31/2016, que prorroga a desvinculação de Receitas da União (DRU) até 2023. Vale dizer: o Governo Federal poderá transferir a outras áreas até 30% da verba originalmente direcionada à Saúde, reduzindo ainda mais os recursos do SUS.

    Invariavelmente, sejam quais forem os governos, este não é o País que nós queremos!

    Tags: sistema público de saúdeeditorialJornal do Cremespplano de saúde.

    Veja os comentários desta matéria


    Gastamos mal com a saúde. Isso tem que mudar. Privilégios têm que ser suprimidos para que uma melhor redistribuição de receita ocorra. Sabemos das necessidades do SUS e reconhecemos as deficiências dos governos. É mais que hora de atuar para suprir uns e corrigir outros.
    Laércio Godinho Teixeira

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 99 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 519 usuários on-line - 99
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.