Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 27-03-2024
    Ato Médico
    Cremesp leva à Polícia Civil e Anvisa farmacêutico que realizou e feriu paciente em procedimento estético
  • 25-03-2024
    Atualização profissional
    Cremesp lança segunda edição do Manual Melhores Práticas Clínicas na Covid-19
  • 25-03-2024
    Programa Mais Médicos
    Fiscalização do Cremesp encontra irregularidades em São Bernardo do Campo
  • 22-03-2024
    Acreditação de escolas
    Cremesp recebe SAEME-CFM para falar sobre qualidade do ensino médico
  • Notícias


    28-11-2016

    Avaliação acadêmica

    Cremesp lança o programa Avaliação Periódica do Ensino Médico (APEM) no Estado de São Paulo


    Bráulio, Aranha e Lima Reis: Cremesp e Sírio Libanês unidos pela
    qualidade do ensino médico no Estado de São Paulo


    O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), em parceria com Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês, lançou, na sexta-feira, 25/11, o programa Avaliação Periódica do Ensino Médico (APEM), baseado no modelo do National Board of Medical Examiners (NBME), dos Estados Unidos.  
     
    De acordo com o diretor e primeiro-secretário do Cremesp, Bráulio Luna Filho, o programa, totalmente gratuito, será optativo aos alunos e às escolas médicas interessadas. A avaliação terá duas etapas: ciclo básico aplicado, aos graduandos do 3º ano; e ciclo clínico, aos estudantes do 5º ano. “A Avaliação Periódica do Ensino Médico, que contará com recursos tecnológicos do Instituto Sírio Libanês, será disponibilizada às escolas médicas do Estado de São Paulo e deverá ocorrer em meados de agosto de 2017”, revelou o primeiro-secretário.


    Em entrevista, o presidente do Cremesp reafirmou: “Este novo sistema
    de avaliação é mais uma iniciativa do Conselho paulista, no sentido de contribuir
    para o contínuo aprimoramento da formação médica"


    O presidente do Cremesp, Mauro Aranha, ressaltou que o Conselho tem o compromisso de zelar pelo efetivo exercício da Medicina em benefício do paciente, o que depende da adequada formação profissional. “Este novo sistema de avaliação é mais uma iniciativa do Conselho paulista, no sentido de contribuir para o contínuo aprimoramento da formação médica, a exemplo do que já vem fazendo desde que implementou o Exame do Cremesp, há 12 anos, e o curso de revisão médica disponibilizado pelo site Cremesp Educação”, declarou Aranha. “Longe de penalizar, a avaliação periódica é uma oportunidade de o aluno verificar e corrigir a sua formação, assim como é também uma oportunidade para a escola avaliar o ensino oferecido”, afirmou Aranha. “De certa forma, a avaliação também evita que a punição sobre a má formação recaia sobre a população atendida”, finalizou Aranha.
     
    Os testes de avaliação serão adaptados à realidade do currículo médico nacional e contarão com a colaboração dos professores que elaboram o exame do NBME, instituição reconhecida nos EUA e que tem mais de cem anos. As provas serão aplicadas pela internet, em dia e horário pré-estabelecidos. “A instituição de ensino credenciada deverá providenciar salas e computadores para os alunos que realizarão as provas”, explicou. Escolas e estudantes participantes receberão relatório detalhado com os resultados, que incluirá comparativo de desempenho das instituições participantes.
     
    O diretor de pesquisa do Instituto de Ensino Sírio-Libanês, Luiz Fernando Lima Reis, destacou que a parceria com o Cremesp representa um estimulo à cultura da avaliação de progresso dentro do ensino médico no Brasil, o que é ainda pouco praticado, mas que também auxilia na melhoria da qualidade dos cursos, a exemplo do que acontece nos países que adotam esses programas.
     
    O convênio de criação do Apem foi apresentado em coletiva de imprensa que contou também com a presença de representantes de escolas de Medicina do Estado, dentre eles, da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Escola Paulista de Medicina -  Universidade Federal de São Paulo (EPM-Unifesp), Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp), Universidade de Santos (Unisa), Faculdades Integradas Padre Albino (Fipa) de Catanduva, Centro Universitário Uniseb-Estácio, Universidade de Mogi das Cruzes, Universidade Anhembi-Morumbi, Faculdade Ceres (Faceres) e Faculdade de Medicina de Fernandópolis. O professor da FMUSP e membro do Centro de Avaliação Permanente do Ensino Médico do Cremesp, Joaquim Edson Vieira, fez uma explanação detalhada aos presentes sobre como será a prova da Apem.
     
    A grande maioria da população brasileira defende a realização de avaliações ao longo do curso como uma maneira de melhorar a formação em Medicina. Um pesquisa do Instituto Datafolha, encomendada pelo Conselho Federal de Medicina e realizada entre os dias 31 de agosto e 3 de setembro de 2016, apontou que 76% dos entrevistados consideraram bom ou ótimo que os graduandos de Medicina sejam avaliados durante a formação. Para 45% dos entrevistados, os médicos estarão mais preparados para fazer diagnóstico e tratar pacientes se tiverem que ser submetidos a avaliações periódicas. Ainda de acordo com o estudo, 90% consideram que esse modelo de avaliação irá melhorar o nível de conhecimento dos médicos.


    Coletiva de imprensa para apresentação do programa Apem
    foi realizada na sede da Consolação

     



    Exame nos EUA
     
    Criado em 1915, o National Board of Medical Examiners (NBME) é uma instituição independente que, junto ao United States Medical Licensing Examination (USMLE) e à Federation of State Medical Boards (FSMB), avalia o conhecimento médico em três etapas, pelas quais os estudantes de Medicina dos Estados Unidos e Canadá e os profissionais devem passar para poder exercer a Medicina nos EUA.
     
    O Step 1, primeira etapa do processo, avalia se o estudante de Medicina ou médico tem capacidade de compreender e aplicar conceitos das ciências básicas na prática médica. O Step 2 avaliaconhecimentos, habilidades e compreensão da ciência clínica essencial para a assistência ao paciente. O Step 3 avalia a prática clínica, sendo aplicado aos formados que estão no final do primeiro ano de Residência daqueles países.

     

    Fotos: Osmar Bustos

     

    Tags: coletivaimprensaavaliaçãoperiódicaensinomédicocursoMedicina.

    Este conteúdo teve 46 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 311 usuários on-line - 46
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.