Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 17-04-2024
    Nota de pesar
    O Cremesp lamenta a morte do médico sanitarista José da Silva Guedes
  • 15-04-2024
    1º Encontro de Perícias Médicas
    Cremesp aborda aspectos essenciais das perícias cível, criminal e previdenciária em evento inédito
  • 11-04-2024
    Homeopatia
    Livro materializa esforço do Cremesp e especialistas em promover a assistência humanizada
  • 09-04-2024
    Publicação
    Cremesp lança versão impressa de livro sobre Homeopatia com transmissão ao vivo pelo Youtube  
  • Notícias


    20-01-2017

    Ensino Médico

    Pesquisa com médicos e acadêmicos de Campinas e região aponta deficiências em disciplinas das faculdades

    16/01/2017

    Mais da metade dos médicos da Região Metropolitana de Campinas (RMC) alegam que as faculdades que cursaram não contribuíram em nada, ou de modo muito fraco, para a formação frente ao cenário do mercado de trabalho em relação às operadoras de saúde (61,76%), à gestão e administração do seu negócio (57,22%) e Direito Médico (processos judiciais ou perante o CRM) (30,59%). É o que apontam os resultados da pesquisa com a classe médica e acadêmicos da RMC, promovida pela Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC) e apresentada durante o 1º Fórum Regional de Capacitação Profissional – Estado D’arte da Formação de Profissionais para as Áreas da Saúde, no dia 17 de setembro de 2016.

    Apesar de os médicos avaliarem ética/relação com pacientes e familiares como uma das disciplinas mais satisfatórias (43,6%) em suas formações, as situações envolvendo esses relacionamentos e até mesmo problemas entre colegas são os principais motivos para abertura de sindicâncias no Cremesp na região, bem como processos ético-disciplinares e publicidade médica irregular. 
     
    Durante o evento, o Cremesp foi representado pelo conselheiro Renato Azevedo e a conselheira e delegada de Campinas, Silvia Helena Rondina Mateus, que participaram de um ciclo de apresentações sobre Credibilidade, Satisfação e Violência: Diferentes Visões da Profissão Médica nos Dias de Hoje e Panorama dos Processos e Sindicâncias Médicas, respectivamente.

    Fontes de informações

    Quando se trata de buscar informações científicas para atualização e capacitação profissional, 80,58% dos médicos entrevistados afirmaram que são autodidatas, procurando conteúdo em livros e artigos científicos, com frequência. Já 58,89% procuram as sociedades de especialidades. Os médicos relataram que a indústria farmacêutica e de equipamentos não é uma fonte muito procurada (16,29%), uma vez que há conflitos de interesses e caráter pouco científico das publicações. 

    O fórum permitiu diagnóstico de problemas e das demandas que envolvem a formação e capacitação do médico na região e a discussão de medidas práticas para melhorar o cenário da formação médica. O evento contou com o apoio das faculdades de Ciências Médicas da Unicamp (FCM Unicamp), de Medicina da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (FM PUCCamp) e Medicina de São Leopoldo Mandic (FM SLM). “O fórum foi um marco no relacionamento das entidades e escolas médicas em momento muito oportuno: a saúde nunca viveu um momento tão difícil. Isso tem repercussão no atendimento e comportamento dos colegas médicos e só a ação conjunta pode contribuir para a melhora do exercício profissional”, afirmou Mateus.


    Veja os comentários desta matéria


    recebo em meu consultório inúmeros casos que confirmam as conclusões a que chegaram. por exemplo não sabem diagnosticar simples pneumonia e se fosse pneumonia, a medicação prescrita não é a recomendada pelas diretrizes. Idem doenças obstrutivas e outras. Isto coloca-me perante a família e doente em situação difícil em como dar outro enfoque ao tratamento sem ser anti ético pois sua correção é de imediato percebido a incoerência entre os médicos envolvidos, incluído eu. Poderiam ensinar-me como conduzir a família perante isto ? Outro fato, a grande maioria dos laudos radiologicos não são corretos, em especial os de No de C R M alto. Complicação atual e : no geral não recebemos mais chapa de torax e as outras mas sim uma montagem em papel, absolutamente ridícula nada se consegue ver nos detalhes. Ou devo voltar para a universidade e aprender a interpretar estas ? Aguardo ansiosamente orientação dos senhores, Grato, Sylvio
    Sylvio De Rossi Junior

    Resposta:


    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 7 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 367 usuários on-line - 7
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.