Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 19-04-2024
    Complexo Hospitalar Padre Bento
    Cremesp discute questões éticas e bioéticas com residentes de Guarulhos
  • 19-04-2024
    Formação médica
    Cremesp pede a revogação imediata do decreto sobre a CNRM
  • 17-04-2024
    Nota de pesar
    O Cremesp lamenta a morte do médico sanitarista José da Silva Guedes
  • 15-04-2024
    1º Encontro de Perícias Médicas
    Cremesp aborda aspectos essenciais das perícias cível, criminal e previdenciária em evento inédito
  • Notícias


    15-09-2017

    Ato Médico

    Projeto de Lei em tramitação na Assembleia Legislativa de São Paulo afronta atribuições da Medicina

    O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) manifesta publicamente total desacordo com o Projeto de Lei 27/2017, em trâmite na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), que propõe a ampliação dos serviços e procedimentos realizados em farmácias e drogarias no âmbito do Estado, invadindo atribuições inerentes exclusivamente aos médicos. O Cremesp recorre ao bom senso dos parlamentares, alertando para os graves riscos à sociedade em caso de aprovação da lei, e adverte que tomará todas as medidas judiciais ou administrativas cabíveis para impedir esta afronta às prerrogativas da atuação médica.

    O PL fere a Lei do Ato Médico ao propor a transferência aos farmacêuticos de procedimentos que dependem, invariavelmente, de diagnóstico nosológico, o que é exclusivo da Medicina. Para o Cremesp, há grande risco à saúde da população, justamente por transferir a outros profissionais a responsabilidade pela anamnese e, consequentemente, o fechamento de diagnóstico e indicação de procedimentos. O PL, em seu Artigo 1º, estabelece, ainda, que profissionais farmacêuticos realizem outros procedimentos que são de responsabilidade médica, como: aplicação de vacinas e demais medicamentos; realização de testes de saúde, utilizando equipamentos ou dispositivos de “point-of-care testing” e de auto-teste; determinação de parâmetros clínicos fisiológicos e antropométricos; acompanhamento farmacoterapêutico de pacientes; ações de rastreamento e educação em saúde; atendimento e aconselhamento para problemas de saúde autolimitados; revisão da farmacoterapia e conciliação de medicamentos.

    Tais medidas, se aprovadas, podem significar grande prejuízo para a saúde da população, que não terá o acompanhamento de um profissional médico que realize, adequadamente, o diagnóstico, a correta interpretação de exames, o acompanhamento farmacoterapêutico, entre outras atribuições que são inerentes ao exercício da Medicina. “O Cremesp é intransigente quando o assunto é a defesa do Ato Médico, pois entende que a identificação, tratamento e prescrição de medicamentos para a cura de doenças requerem níveis de conhecimento que somente os cursos de Medicina podem proporcionar”, avalia o presidente do Cremesp, Lavínio Nilton Camarim.

     

    Consulta da Anvisa

    O Cremesp já havia apresentado posicionamento sobre a consulta pública, realizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em julho passado, com relação a possível liberação da venda e aplicação de vacinas em estabelecimentos farmacêuticos do país.

    Em Nota Pública, a instituição demonstrou sua preocupação com a possível regulamentação em estudo, alertando para vários pontos da medida. Na nota, o Cremesp aponta que há o risco de comprometer a cobertura vacinal, uma vez que as vacinas necessitam de armazenamento específico, com aparelhos de alta sensibilidade e refrigeração contínua, como determinado pelo Manual do Ministério da Saúde para garantir a eficácia do produto. Além disso, diz que é imperioso que estes estabelecimentos tenham um fluxo ágil e eficiente para o encaminhamento de pacientes aos serviços médicos em casos de intercorrências, além de destacar a importância da atuação médica na indicação e vacinas, especialmente nos casos em que os pacientes apresentem doenças subjacentes ou que estejam fazendo uso de medicamentos que alterem seu estado imunológico.


    Este conteúdo teve 10 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 278 usuários on-line - 10
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.