Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 19-04-2024
    Complexo Hospitalar Padre Bento
    Cremesp discute questões éticas e bioéticas com residentes de Guarulhos
  • 19-04-2024
    Formação médica
    Cremesp pede a revogação imediata do decreto sobre a CNRM
  • 17-04-2024
    Nota de pesar
    O Cremesp lamenta a morte do médico sanitarista José da Silva Guedes
  • 15-04-2024
    1º Encontro de Perícias Médicas
    Cremesp aborda aspectos essenciais das perícias cível, criminal e previdenciária em evento inédito
  • Notícias


    23-10-2017

    Evento

    Cremesp comemora 60 anos no Theatro Municipal e homenageia médicos formados há 50 e 60 anos

    Cerimonial do Cremesp fez agradecimento à Prefeitura de São Paulo por autorizar, de forma gratuita, o espaço do Theatro Municipal

    O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) celebrou, na noite do último sábado (21/10), seus 60 anos de história em defesa da saúde. O Theatro Municipal de São Paulo foi cedido para ser palco da comemoração e recebeu cerca de 250 convidados, entre médicos de renome nacional e autoridades, como o secretário de Saúde do Estado de São Paulo em exercício, Eduardo Ribeiro Adriano, o secretário Municipal de Saúde de São Paulo, Wilson Pollara, o secretario especial de Relações Governamentais, Milton Flavio e os vereadores de São Paulo, Milton Ferreira, Sandra Tadeu e Paulo Frange. 

    O presidente do Cremesp, Lavínio Nilton Camarim, e o conselheiro e coordenador da Comissão de 60 anos do Cremesp, Marcos Boulos, abriram a solenidade com mensagens de agradecimento aos médicos que, desde a criação do Conselho, lutam pela prática da boa medicina e pelo atendimento de qualidade ao paciente.

    "Não podemos negar que tivemos muitos ganhos nestes 60 anos. Como a criação do SUS (Sistema Único de Saúde), por exemplo, que mesmo tendo falhas e precariedades, tem áreas de excelência. O Cremesp tem se colocado ativamente nesta e em muitas outras lutas em prol da boa medicina prestada à população do Estado. Trabalhamos arduamente para que todos se sintam amparados, médicos e sociedade, e para que a qualidade do serviço público de saúde melhore a cada dia", defendeu Camarim.

    Lavínio Nilton Camirim e Alessandra Comanetti Camarim com o livro  “Cremesp 60 anos - Valores, atitudes e desafios”

    Livro reflete seis décadas

    Destaque da noite, o livro “Cremesp 60 anos - Valores, atitudes e desafios” foi lançado durante a cerimônia. A publicação narra e formaliza toda a trajetória da entidade, suas ações e principais feitos. O livro foi distribuído durante o evento e está disponível para consulta pública na Biblioteca do Cremesp. 

    Homenageados

    A homenagem aos médicos formados nos anos de 1957 e 1967 foi conduzida por paraninfos que representaram os profissionais homenageados. Representando os 214 médicos com 50 anos de formação, Irimar de Paula Posso discursou com foco na medicina humanizada que preza, principalmente, pelo "toque e olho no olho". Além disso, expôs a preocupação da turma que representava em relação à quantidade de cursos de medicina abertos, atualmente, já que, segundo ele, até 1968 existiam apenas quatro universidades de medicina em São Paulo.

    Outros 188 médicos com 60 anos de atuação foram representados por Suel Abujamra, que destacou a missão do médico de cuidar do próximo e, independente das dificuldades, se manter na luta pelo exercício da boa medicina e do contato próximo com o paciente. Abujamra também chamou a atenção para a defesa de melhores condições de trabalhos para os médicos.

    Após os depoimentos dos paraninfos, foram entregues Diplomas de Dedicação Profissional a todos os 402 homenageados.

    Presidente do Cremesp durante a solenidade

    O presidente do Cremesp fechou a solenidade defendendo as evoluções e progressos da medicina, mas lembrando, também, das falhas encontradas no setor de saúde atual. 

    Chamou a atenção dos presentes para a importância da medicina de qualidade e acessível à população brasileira. Ressaltou as dificuldades e pediu, principalmente, aos novos médicos e em formação, que retomem a prática de uma medicina mais humana e próxima de seus pacientes.

    Camarim reforçou, ainda, a relevância do Exame do Cremesp, que é voltado aos essenciais conteúdos da medicina e atua na regulamentação e qualidade dos novos médicos. Sua 13ª edição também foi realizada no último fim de semana (22/10).

    Autoridades

    Os secretários Estadual e Municipal de Saúde compuseram a mesa diretora, ao lado de José Roberto de Souza Baratella, representando a Academia de Medicina de São Paulo, e Ruy Tanigawa, conselheiro do Cremesp que representou o Conselho Federal de Medicina (CFM). 

    Entre os presentes, estavam: o presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo, Pedro Eduardo Menegasso, o presidente da Ameresp (Associação Nacional de Médicos Residentes), Guilherme Peixoto, coordenador de Direitos e Prerrogativas da OAB-SP, Danilo Garcia de Andrade e, representando o CFM, Ruy Tanigawa. 

    Conselheiros da gestão 2017 a 2018 recebem as placas de agradecimento

    Agradecimentos

    O cerimonial do Cremesp fez um agradecimento à Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Especial de Relações Governamentais, e aos vereadores Gilberto Natalini, Milton Ferreira, Paulo Frange, George Hato e Sandra Tadeu, da Câmara Municipal de São Paulo, por autorizarem a cessão do espaço do Theatro Municipal de maneira gratuita ao Conselho.

    Mais sobre o Cremesp 
      
    O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) é uma autarquia federal, sem fins lucrativos, fundada no dia de 30 de setembro de 1957 e, completou, em 2017, 60 anos de atuação. O Cremesp trabalha em benefício da sociedade, na supervisão da ética profissional médica, por meio de ações regulamentadoras, educacionais, fiscalizadoras, judicantes, cartoriais e políticas; e é responsável pelo registro de diploma e títulos de especialidades.  O Conselho possui, atualmente, cerca de 135 mil médicos ativos em todo Estado de São Paulo.

    Distribuição geográfica

    O atendimento do Cremesp é realizado na sede, localizada no bairro da Consolação, na Rua Luiz Coelho, e na subsede da Vila Mariana, ambas em São Paulo, além de contar com o apoio de 36 delegacias, sendo dez na capital e região metropolitana e 26 no interior do Estado.

    Galeria de fotos:

      

     

       

    Legendas: 1) Visão de cima do palco do Theatro Municipal de São Paulo; 2)Conselheiros da atual gestão do Cremesp no evento; 3) Lavínio Nilton Camarim assina o livro de presença do evento dos 60 anos; 4) Apresentação do quarteto de cordas; 5) Autoridades cantam o Hino Nacional Brasileiro na abertura do evento; 6) Palco do Theatro Municipal de São Paulo.

    Fotos: Joyce Cury, Osmar Bustos, Laura Jorge e Luis Felipe Moura


    ESTA MATÉRIA AINDA NÃO FOI COMENTADA:

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 5 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 309 usuários on-line - 5
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.