Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 15-12-2017
    Nota Técnica
    Cremesp repudia CPI que questiona Icesp sobre condução de pesquisa da “pílula do câncer”
  • 15-12-2017
    Optometristas
    Ação do Cremesp pede indenização de R$ 1 milhão por exercício ilegal da Medicina
  • 15-12-2017
    São Paulo
    Camarim reúne Conselheiros e Delegados do Cremesp
  • 15-12-2017
    Capital
    Funcionários das Delegacias Regionais do Cremesp recebem treinamento
  • Notícias


    04-12-2017

    Bioética

    Cremesp fala da relação entre médicos e indústria no Fórum Mitos & Fatos organizado pela Rádio Jovem Pan

    Convidados participam do Fórum Mitos & Fatos - Jovem Pan

    Na manhã desta segunda-feira (04/12), médicos, especialistas e interessados em bem-estar físico, psíquico e social se reuniram em São Paulo para tratar de temas relevantes ao setor de saúde do País.  

    Dividido em quatro painéis, o Fórum Mitos & Fatos - Jovem Pan abordou os temas: 'Gestão: os modelos que estão revolucionando a saúde.'; 'Inovação: como a tecnologia está transformando a medicina?'; 'Prevenção: estamos preparados para o futuro?' e 'Bioética: quais os limites para os médicos e para a indústria?'.

    O principal objetivo do Fórum foi reunir especialistas do setor para um debate em relação à revolução tecnológica na Medicina e como cuidar de uma sociedade que vai viver mais e precisa, também, viver melhor.

    O primeiro secretário do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), Bráulio Luna Filho, representou o Conselho no quarto painel que tratou o tema da Bioética, que contou, também, com a participação  do diretor associado de pesquisa clínica - Bristol Myres Squibb Brasil, Rafael Laurino; a diretora do Centro de Pesquisas em Genoma e Células Tronco, Mayana Zatz; o coordenador da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), Jorge Venâncio, e a médica pesquisadora do Laboratório de Investigação Médica (LIM) do Hospital das Clínicas/ FMUSP, Vera Lucia Zaher-Rutherford. 

    Durante cerca de uma hora, os convidados trocaram experiências e apresentaram suas visões sobre manipulação genética, produção de medicamentos milagrosos, descobertas precoces das doenças, relações médico-paciente e médico-indústria.

    Bráulio Luna Filho, Jorge Venâncio, Mayana Zatz, Carolina Ercolin, Rafael Laurino e Vera Lucia Zaher-Rutherford

    Mediado pela jornalista Carolina Ercolin, o painel teve algumas discussões de destaque, como o caso do aborto no Brasil que, na visão de Luna Filho: "deve ser levado em consideração, antes de qualquer análise, a vontade do casal, cabendo ao poder público garantir os direitos e as necessidades, independente da decisão", comentou.

    Outros pontos bastante discutidos foram as pesquisas em saúde, que, para grande parte dos especialistas, precisam ser trabalhadas com mais agilidade e, além disso, a relação entre as indústrias farmacêuticas e os médicos, tema no qual o Cremesp está bastante atento e preocupado.

    Luna Filho é entrevistado pela Jovem Pan

    "Precisamos tratar esta relação com mais transparência e, como acontece nos EUA, é necessário uma legislação que regularize e apresente à população como realmente acontece a ligação dos médicos com as indústrias. O Conselho tem conhecimento que há um laço direto, já que, no passado, trabalhamos em pesquisas sobre o tema e acreditamos que este mecanismo fere, diretamente a relação entre o médico e o paciente que, dificilmente, fica sabendo disso", reforçou Luna Filho.

    O encerramento do Fórum Mitos & Fatos - Jovem Pan foi feito pelo Secretário da Saúde do Estado de São Paulo, David Everson Uip, que apresentou um panorama sobre o setor público de saúde em 2017 e as projeções e expectativas do governo para o próximo ano. Além disso, apresentou dados de investimentos e orçamentos do Estado, novas unidades de saúde, satisfação da população, produção e distribuição de medicamentos, programas de prevenção e recuperação, redes especializadas, vacinação, entre outros. O Fórum foi realizado no Hotel Tivoli Mofarrej, na capital de São Paulo.         
     

    Fotos: Elias Gomes/ Divulgação Jovem Pan


    Este conteúdo teve 366 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede - Frei Caneca: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - 01307-002

    Subsede - Vila Mariana: Rua Domingos de Moraes, 1810
    Vila Mariana – São Paulo/SP - 04010-200

    Sede - Consolação: Rua da Consolação, 753
    (Sem atendimento ao público)
    Centro - São Paulo/SP - 01301-910

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 5908-5600 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h


    ESTACIONAMENTOS : NOVOS CONVÊNIOS

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2017 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 154 usuários on-line - 366
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior