Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 12-12-2018
    Nota de pesar
    Medicina perde o professor Vicente Amato Neto
  • 11-12-2018
    Solenidade
    Médico Roberto Kikawa é homenageado em sessão na Assembleia Legislativa de São Paulo
  • 10-12-2018
    Benefício
    Médico poderá acompanhar status do pedido de isenção do rodízio pelo site do Cremesp
  • 10-12-2018
    Modernização
    Cremesp dá início às audiências online visando agilidade e redução de custos dos processos
  • Notícias


    20-02-2018

    Mobilização

    Corpo clínico da Santa Casa de Ribeirão Preto apoia Exame Obrigatório e pena mais dura para atos de violência contra médicos

    O corpo clínico da Santa Casa de Ribeirão Preto declarou apoio à campanha do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) pelo Exame Obrigatório para recém-formados em Medicina e, também, pela aprovação da lei que torna mais dura a pena para atos de violência cometidos contra médicos e demais profissionais da saúde, durante o exercício de suas funções, após reunião com o presidente do Conselho, Lavínio Nilton Camarim.

    O encontro, que aconteceu na manhã desta terça-feira (20/2), contou com a presença do ex-presidente do Cremesp, Isac Jorge Filho, e dos representantes da Santa Casa de Ribeirão Preto: Marcelo Di Bonifácio (diretor-superintendente), Luiz Cláudio Fontes Mega (diretor clínico), Luiz Antônio Araújo Dias (diretor técnico), Gilberto Roseiro (ex-diretor clínico) e cerca de 30 médicos do corpo clínico.

    Após a reunião, Camarim fez uma visita ao hospital. “As Santas Casas têm um papel de destaque na Saúde de todo país e o apoio de seus médicos para estas causas, que impactam diretamente a profissão, é fundamental", observa. "Nossa luta é também para que os governos olhem para essas instituições com o respeito que elas merecem”, afirma o presidente do Cremesp.

     

    As campanhas pelo Exame Obrigatório e pela aprovação da lei que torna mais dura a pena para atos de violência contra médicos já receberam apoio de diversas sociedades e associações de especialidades médicas, do presidente da OAB e de deputados e senadores.

     Violência contra médicos

    O Projeto de Lei (PL) proposto pelo deputado federal Antonio Goulart dos Reis torna mais gravosa a pena para a violência contra médicos e demais profissionais da saúde. O PL, que está atualmente em tramitação final na Câmara dos Deputados, pede a alteração do Decreto-Lei nº 2.848 de 1940, aumentando a pena para 1/3 em caso de lesões corporais. A medida visa à proteção do médico e outros profissionais da saúde contra diversas formas de violência, caracterizadas por ameaças, agressões verbais e físicas e, até mesmo, homicídios, durante o exercício de suas funções.

    Exame Obrigatório

    O Cremesp promove uma petição on-line que tem como meta aprovar o Projeto de Lei (PL) 165/2017, que torna obrigatório o Exame para recém-formados em Medicina (tramitando no Senado Federal), com validade para todo o país. 

    “Nós queremos mobilizar médicos e também a população sobre a necessidade do Exame Obrigatório. Queremos sensibilizar os senadores que uma Lei nesse sentido tem que ser aprovada”, destaca Camarim.

     

    Fotos: Osmar Bustos


    Este conteúdo teve 1451 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    Delegacia da Vila Mariana:
    Rua Domingos de Moraes, 2187 - cj. 223 - Edifício Xangai
    Vila Mariana – São Paulo/SP - CEP 04035-000

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h


    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2018 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 221 usuários on-line - 1451
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior