Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 19-04-2024
    Complexo Hospitalar Padre Bento
    Cremesp discute questões éticas e bioéticas com residentes de Guarulhos
  • 19-04-2024
    Formação médica
    Cremesp pede a revogação imediata do decreto sobre a CNRM
  • 17-04-2024
    Nota de pesar
    O Cremesp lamenta a morte do médico sanitarista José da Silva Guedes
  • 15-04-2024
    1º Encontro de Perícias Médicas
    Cremesp aborda aspectos essenciais das perícias cível, criminal e previdenciária em evento inédito
  • Notícias


    05-04-2018

    Brasília

    Depois de muita luta, entidades médicas conseguem moratória do MEC que proíbe a abertura de novos cursos de Medicina


    Mendonça Filho, Lavínio Nilton Camarim e Raul Cutait

    Após diversas manifestações públicas do Cremesp, Conselho Federal de Medicina (CFM), Associação Médica Brasileira (AMB) e de outras instituições da área médica contra a abertura indiscriminada de escolas de Medicina, principalmente no Estado de São Paulo, foi assinada hoje (5/04), pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, portaria que impede a criação de novos cursos de Medicina no país, durante cinco anos. Amanhã (6/04) serão publicadas, no Diário Oficial da União, duas portarias sobre o assunto, uma que estabelece a suspensão dos cursos e outra que orienta os sistemas estaduais e municipais de educação a cumprirem a norma.

     
     

    O presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), Lavínio Nilton Camarim, participou, em Brasília, da cerimônia de assinatura.  “A moratória é resultado de um esforço que visa a boa formação médica e o atendimento de excelência à população. A proliferação de estabelecimentos de ensino privados, sem um controle rigoroso, compromete a qualidade do ensino dos jovens estudantes, configurando-se como um risco à formação dos novos médicos”. 

    Nos últimos 20 anos, foram abertos no país 218 novos cursos de Medicina, sendo 152 pagos. Atualmente, já são 311 no Brasil: o segundo país com mais escolas médicas no mundo, atrás somente da Índia, que possui 399 para 1,2 bilhão de habitantes. A abertura sem precedentes no número de cursos e escolas médicas levou ao aumento no tamanho da população médica, que, no entanto, carece de políticas públicas que estimulem a migração e a fixação de profissionais em áreas do interior e menos desenvolvidas. “O crescimento do número de escolas médicas não tem sido acompanhado da ampliação do número de hospitais-escolas para o exercício prático do aprendizado e nem de vagas nas Residências Médicas, por exemplo", destaca o presidente do Cremesp.

     

    Ensino médico

    Neste ano, o Cremesp está realizando uma campanha a favor de um exame obrigatório nacional para alunos e recém-formados em Medicina. Uma petição online do Cremesp (exameobrigatorio.com.br) tem como meta alcançar 500 mil assinaturas para serem encaminhadas ao Congresso Nacional, uma vez que já há um Projeto de Lei em tramitação no Senado.

    “O objetivo é que esta avaliação seja aplicada não só para os recém-formados do sexto ano, mas também durante o curso, para os alunos do 2º e do 4º ano como uma ferramenta para analisar o desempenho, apontar as áreas com mais dificuldades, corrigir as deficiências do aluno e das escolas e auxiliar no aprimoramento do ensino”, explica Camarim. Ainda de acordo com o presidente do Cremesp, o exame obrigatório irá contribuir para a boa formação dos médicos e para a melhoria do atendimento à população.

     

    Fotos: Divulgação 


    Veja os comentários desta matéria


    Achei a ideia excelente, penso que deveria ser como o exame da OAB. Hoje , qualquer uniesquina tem curso de medicina .
    Ismael

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 15 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 277 usuários on-line - 15
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.