Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 20-08-2018
    Encontro
    Cremesp promove debate sobre o sofrimento psíquico aos estudantes e residentes médicos
  • 20-08-2018
    Qualidade do ensino
    Abertura de novas escolas médicas preocupa Cremesp
  • 19-08-2018
    Ensino médico
    Exame do Cremesp 2018 teve a participação de 3.885 alunos e recém-formados em Medicina
  • 17-08-2018
    Eleição Cremesp 2018
    Médico que não votou deve justificar ausência no pleito até 9 de outubro de 2018
  • Notícias


    19-04-2018

    Avaliação

    Inscrições para o Exame do Cremesp 2018 serão abertas nesta terça-feira (24/4)

    As inscrições para a 14ª edição do Exame do Cremesp foram antecipadas neste ano e serão abertas a partir desta terça-feira (24/4). Os interessados podem se inscrever, gratuitamente, até 23 de maio de 2018, pelo site da Fundação Carlos Chagas, responsável pela elaboração e aplicação das provas.

    A avaliação será aplicada no dia 19 de agosto 2018 aos egressos do sexto ano ou do 12º período de Medicina das escolas do Estado de São Paulo, mas alunos de outros Estados também podem realizar a prova. Outros detalhes podem ser obtidos no Edital de Abertura das Inscrições aqui.

    Desde 2005, o Exame é aplicado, anualmente, pelo Conselho Regional de Medicina (Cremesp) para avaliar a formação médica dos alunos. São aferidos os conteúdos básicos de áreas consideradas essenciais na Medicina, como Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Saúde Pública, Epidemiologia, Saúde Mental, Bioética e Ciências Básicas (Fisiologia, Bioquímica, Microbiologia e Parasitologia, Biofísica e Biologia Molecular). A avaliação consiste em uma prova com 120 questões de múltipla escolha e tem duração de até cinco horas.

    Para ser aprovado, o candidato deve responder corretamente a 72 questões, o que corresponde a um percentual de acertos de 60%. O Exame será realizado nas seguintes cidades: São Paulo, Botucatu, Campinas, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto e Taubaté.

    “O Exame do Cremesp é fundamental para atestar a qualidade do ensino médico, ainda mais em meio à grande quantidade de escolas médicas. Em São Paulo, são 57 cursos de Medicina e o Brasil já soma 311, sendo o segundo país com mais escolas médicas no mundo”, afirma Lavínio Nilton Camarim, presidente do Cremesp.

    Para Bráulio Luna Filho, primeiro-secretário do Cremesp e coordenador do Exame, "a avaliação também auxilia no aprimoramento dos cursos, permitindo que as escolas tenham parâmetros de desempenho por áreas, o que contribui para o aperfeiçoamento do ensino médico", reforça Luna.

     

    Residência Médica

    A participação na prova é facultativa e não está condicionada à obtenção do registro profissional, mas ganhou reconhecimento em 2015, quando passou a ser critério para acesso a importantes programas de Residência Médica (RM) e, também, para participação em concursos públicos nos âmbitos estadual e municipal.

    Dentre as instituições que consideram o Exame do Cremesp como critério para contratação, estão as secretarias de Saúde do Estado e do Município de São Paulo, os hospitais Albert Einstein, Sírio-Libanês e Oswaldo Cruz, integrantes da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), Unimeds de Ribeirão Preto, Santos, Jundiaí, Presidente Prudente, Botucatu, Bauru, Alta Mogiana (Hortolândia, Sales Oliveira, Morro Agudo, São Joaquim da Barra, Nuporanga e Ipuã) e Norte Paulista (Aramina, Buritizal, Guará, Igarapava, Ituverava e Miguelópolis).

    O Exame também passa a ser considerado para ingresso nos programas de Residência Médica nas Faculdades de Medicina do ABC, de São José do Rio Preto, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Santa Casa de São Paulo, Universidade de Santo Amaro (Unisa), Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas e, também, os hospitais do Servidor Público Estadual (Iamspe), Albert Einstein, Sírio-Libanês, Oswaldo Cruz e Hospital do Coração (HCor), que passará a considerá-lo entre os critérios de avaliação para Residência Médica.

     

    Simulado

    Na edição de 2017 do Exame, o Cremesp aplicou um simulado inédito para os alunos do 6º ano de Medicina. Elaborado pela Fundação Carlos Chagas (FCC), o Simulado do Exame do Cremesp é facultativo e proporciona aos estudantes condições de avaliar e melhorar seu desempenho, bem como se familiarizar previamente com o modelo de prova. O Simulado deste ano, com 60 questões online de múltipla escolha, será realizada em 8 de junho próximo.


    Este conteúdo teve 2703 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    Delegacia da Vila Mariana:
    Rua Domingos de Moraes, 2187 - cj. 223 - Edifício Xangai
    Vila Mariana – São Paulo/SP - CEP 04035-000

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h


    ESTACIONAMENTOS : NOVOS CONVÊNIOS

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2018 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 212 usuários on-line - 2703
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior