Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 25-09-2018
    27 de setembro
    Dia Nacional de Doação de Órgãos incentiva a importância desta prática
  • 21-09-2018
    Obra
    Cremesp lança edição atualizada do livro Ética em Ginecologia e Obstetrícia
  • 20-09-2018
    Institucional
    Nova Delegacia Regional de Santos é inaugurada nesta quarta-feira (19/09)
  • 20-09-2018
    Evento
    Cremesp participa da cerimônia de abertura do XV Congresso de Flebologia e Linfogia
  • Notícias


    05-07-2018

    Cooperativas

    Cremesp participa do 35o Simpósio das Unimeds do Estado de São Paulo

    O 35º Simpósio das Unimeds do Estado de São Paulo (Suesp) teve início na noite desta quarta-feira (4/7), no Guarujá. O presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), Lavínio Nilton Camarim, compôs a mesa de abertura do evento. Também participaram da solenidade, o vice-presidente do Conselho, Renato Françoso Filho, e o delegado superintendente adjunto da Regional do Cremesp em Barretos, Carlos Marcelo Borges Santiago.

    “Em um momento de tamanha tensão política e social que vivemos no país, um evento como esse traz princípios como a cooperação e a ética. Podemos afirmar que a integração do sistema unimediano beneficia os usuários, que contam com um melhor sistema de saúde, e os médicos, no desempenho de seu trabalho", afirmou Camarim.  

    Também estavam presentes à mesa de abertura Edivaldo Del Grande, presidente da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo; Alexandre Ruschi Filho, presidente da Central Nacional Unimed; Orestes Medeiros Pullin, presidente da Unimed do Brasil; Omar Abujamra Filho, presidente da Federação das Unimeds do Estado de São Paulo; Helton Freitas, presidente da Unimed Seguros; e Nilson Luiz May, presidente da Unimed Participações. 

    Mesa de debates 

    Camarim também participou nesta quinta-feira (05/07), da “Mesa de Debates: Mercado da Saúde - Desafios e Perspectivas”, juntamente com Abujamra Filho, Pullin, Reinaldo Camargo Scheibe, presidente da Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge), e Vítor Hugo Zeilmann, consultor da Hygeia Assessoria de Gestão em Saúde. 

    “A saúde suplementar enfrenta, atualmente, três grandes desafios que precisam ser discutidos”, pontuou Camarim. “A situação das órteses, próteses e materiais especiais (OPMEs), a tabela de ressarcimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e a judicialização da Saúde”, disse. 

    Para Pullin, o mercado da saúde suplementar não tem mais como crescer, por isso, os recursos disponíveis devem ser bem aplicados. “Estamos no limite do potencial de consumo para o setor de saúde suplementar. Temos que avaliar se um reposicionamento de mercado, por exemplo, vale a pena”, disse.

    “O consumidor dedica, em média, 6% de sua renda para o custeio de planos de saúde e, as empresas, 12% da sua folha para manter os convênios para os seus colaboradores. Esse fato, combinado com a crise econômica, diminui o número de pessoas com planos de saúde”, afirmou Scheibe. “As cooperativas e as operadoras precisam encontrar alternativas para oferecer um bom serviço com os recursos disponíveis. Combater as fraudes, acabar com a máfia das OPMEs e adotar a coparticipação nos planos são ações essenciais”, completou ele.

    Abujamra levantou a questão da abertura indiscriminada de faculdades de Medicina e suas implicações para os custos dos planos de saúde. “Nos últimos anos, houve o aumento de 30% no número de escolas médicas, muitas delas sem estrutura alguma, nem de profissionais e hospitais escolas”, declarou. “Essas instituições formarão maus profissionais, que irão pedir exames desnecessários e cometer mais erros.”

    Fotos: Osmar Bustos


    Este conteúdo teve 825 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    Delegacia da Vila Mariana:
    Rua Domingos de Moraes, 2187 - cj. 223 - Edifício Xangai
    Vila Mariana – São Paulo/SP - CEP 04035-000

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h


    ESTACIONAMENTOS : NOVOS CONVÊNIOS

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2018 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 240 usuários on-line - 825
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior