Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 27-03-2024
    Ato Médico
    Cremesp leva à Polícia Civil e Anvisa farmacêutico que realizou e feriu paciente em procedimento estético
  • 25-03-2024
    Atualização profissional
    Cremesp lança segunda edição do Manual Melhores Práticas Clínicas na Covid-19
  • 25-03-2024
    Programa Mais Médicos
    Fiscalização do Cremesp encontra irregularidades em São Bernardo do Campo
  • 22-03-2024
    Acreditação de escolas
    Cremesp recebe SAEME-CFM para falar sobre qualidade do ensino médico
  • Notícias


    09-11-2018

    Premiação literária

    Cremesp participa do 60º Jabuti com livro sobre violência contra a mulher

    Momento em que o livro do Cremesp é apresentado ao público na 60ª edição do Prêmio Jabuti

    Com o livro Bioética e a violência contra a mulher - Um debate recorrente entre profissionais da Saúde e do Direito, o Cremesp foi um dos concorrentes do 60º Prêmio Jabuti, que aconteceu na noite de quinta-feira, 8/11, no Auditório Oscar Niemayer, na cidade São Paulo. A publicação concorreu na categoria Ciências, do eixo Ensaios, com mais nove obras, das quais obteve o 1º lugar o livro As Maravilhosas Utilidades da Geometria: da pré-história à era espacial, de Adalberto Ramon Valderrama Gerbasi,editora Marcelino Champagnat –Pucpress.

    Promovida pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e conduzida pelo jornalista e apresentador de TV, Sérgio Groisman, a 60ª edição do Jabuti teve 18 categorias participantes, divididas em quatro eixos (Literatura, Ensaios, Livro e Inovação), premiando o primeiro colocado de cada uma delas e elegendo um vencedor como o Livro do Ano, que recebe R$ 100 mil. O vencedor de cada categoria recebe R$ 5 mil, além da estatueta símbolo do prêmio.  Ganhou como Livro do Ano de 2018, a publicação independente À cidade, de Mailson Furtado Viana, que concorreu pelo eixo de Literatura, na categoria de Poesia.   


    Os autores ladeados por familiares e pelo diretor de Comunicação do Cremesp

    A obra do Cremesp

    Bioética e a violência contra a mulher surgiu a partir de um seminário promovido pelo Conselho, no qual diversos especialistas apresentaram palestras sobre o tema. Os textos foram revisados e, em alguns casos, ampliados pelos autores. Em mais de 20 capítulos, são focalizados temas como 'Perfil da brasileira que sofre violência'; 'Maioria das mulheres assassinadas morre pelas mãos do homem que ama'; 'Delegacia da Mulher: acolhimento ou humilhação?'; e 'O abuso sexual como conflito ético no Conselho Regional de Medicina de São Paulo’. A organização da obra ficou sob a responsabilidade de Janice Caron Nazareth, Nadir  Eunice Valverde  Barbato de Prates e Reynaldo Ayer de Oliveira.

    Janice é cardiologista, fundadora e presidente do Comitê de Bioética do Hospital Alemão Osvaldo Cruz; Nadir é professora doutora da Faculdade de Medicina da USP; e Reinaldo Ayer de Oliveira é professor de Bioética da Faculdade de Medicina da USP. 

    Os três autores e o diretor de Comunicação do Cremesp, Edoardo Filippo de Queiroz Vattimo, participaram da cerimônia do Prêmio Jabuti 2018. Nadir e Ayer destacaram que estar entre os dez selecionados já é uma grande honra, demonstrando reconhecimento ao livro. Ayer acrescentou que a seleção também reforça o papel da obra como uma referência sobre o tema no país.  

    “O Departamento de Comunicação considera que é fundamental que o Cremep seja fonte geradora e difusora de conhecimento em suas áreas de atuação. Indepentemente da troca de gestões, seguiremos valorizando a produção já realizada e continuaremos com novos projetos editorais", afirmou o diretor de Comunicação do Cremesp.

    Prêmio Jabuti 2018

    Concorrentes do Eixo Ensaios, categoria Ciências

    • A abelha jandaíra no passado, no presente e no futuro (Edufersa),
    • As Maravilhosas Utilidades da Geometria: da pré-história à era espacial (Pucpress);
    • Bioética e a violência contra a mulher - Um debate recorrente entre profissionais da Saúde e do Direito (Cremesp);
    • Brasil saúde amanhã: complexo econômico-industrial da saúde (Editora Fiocruz);
    • Capitalismo, ciência e natureza: do ideário iluminista do progresso à crise ambiental contemporânea (Autor Independente);
    • Direitos Humanos e Meio Ambiente: minorias ambientais (Editora Manole);
    • Neuroanatomia Clínica e Funcional (Elsevier);
    • Nutrição e saúde pública: produção e consumo de alimentos (Editora Manole);
    • Paisagens e Plantas de Carajás / LandscapesandPlantsof Carajás (Autor Independente);
    • Química em 50 Ensaios (Editora Átomo).


     


    ESTA MATÉRIA AINDA NÃO FOI COMENTADA:

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 10 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 516 usuários on-line - 10
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.