Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 27-03-2024
    Ato Médico
    Cremesp leva à Polícia Civil e Anvisa farmacêutico que realizou e feriu paciente em procedimento estético
  • 25-03-2024
    Atualização profissional
    Cremesp lança segunda edição do Manual Melhores Práticas Clínicas na Covid-19
  • 25-03-2024
    Programa Mais Médicos
    Fiscalização do Cremesp encontra irregularidades em São Bernardo do Campo
  • 22-03-2024
    Acreditação de escolas
    Cremesp recebe SAEME-CFM para falar sobre qualidade do ensino médico
  • Notícias


    03-06-2019

    Workshop

    Cremesp leva tema do assédio moral a alunos da Faculdade de Medicina do ABC

    O II Workshop Interdisciplinar de Saúde e Ética, promovido pela Sociedade Acadêmica de Medicina Legal e Perícias (Samelp), da Faculdade de Medicina do ABC, e sediado no Centro Universitário Saúde ABC, no dia 31 de maio, contou com a participação do Cremesp. O tema central das apresentações e debates foi Assédio Moral na Formação Acadêmica e Profissional, do qual participou, entre outros, Edoardo Filippo de Queiroz Vattimo, coordenador da Assessoria de Comunicação da Casa, falando sobre assédio a alunos e residentes de Medicina. 

    Trata-se de um assunto que vêm tomando vulto na saúde, e capaz de afetar o presente e o futuro da carreira. Ao encontro dessa tendência, o Conselho acaba de lançar o livro Assédio Moral na Formação Médica: conscientizar para combater, detalhado por Vattimo em sua apresentação no workshop. Entre outros pontos, destacou a vulnerabilidade ao suicídio entre jovens médicos, em especial, médicas. “É difícil estabelecer a relação direta entre as duas coisas. Mas sabe-se que as pressões, inclusive o assédio, podem funcionar como um ‘gatilho’, um ‘fator desencadeante’” a problemas de saúde mental, em meio a tal público. 


    Vattimo: "“Às vezes o atendido descarrega sobre o médico problemas da própria vida, como dívidas, violência etc. Quando isso acontece, o prontuário continua sendo a melhor forma de registrar tudo”
     

    Também participaram do evento Silmara Conchão, professora do departamento de Saúde da Coletividade da FMABC; Ivan Miziara, presidente da Associação Brasileira de Medicina Legal e Perícias Médicas; Rodrigo Sinott, psiquiatra do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo (Iamspe); e Cibele Linero, mestre em Direito do Trabalho (USP). 

    Durante as discussões, alunos da Faculdade de Medicina do ABC questionaram, por exemplo, a licitude de um aluno gravar a conversa com um professor que realiza assédio sexual a ele – pode-se gravar, se for uma das partes –; e como defender-se de assédio “vertical”, vindo de paciente. “Às vezes o atendido descarrega sobre o médico problemas da própria vida, como dívidas, violência etc. Quando isso acontece, o prontuário continua sendo a melhor forma de registrar tudo”,  afirma Vattimo.
     

    Fotos: Osmar Bustos


    Este conteúdo teve 6 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 338 usuários on-line - 6
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.