Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 27-03-2024
    Ato Médico
    Cremesp leva à Polícia Civil e Anvisa farmacêutico que realizou e feriu paciente em procedimento estético
  • 25-03-2024
    Atualização profissional
    Cremesp lança segunda edição do Manual Melhores Práticas Clínicas na Covid-19
  • 25-03-2024
    Programa Mais Médicos
    Fiscalização do Cremesp encontra irregularidades em São Bernardo do Campo
  • 22-03-2024
    Acreditação de escolas
    Cremesp recebe SAEME-CFM para falar sobre qualidade do ensino médico
  • Notícias


    02-08-2019

    Imunização

    Ministério Público contesta decisão judicial sobre vacinação com base em dossiê publicado na revista Ser Médico

    O Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) embasou seu recurso para contestar decisão judicial recente da Justiça, envolvendo a questão da queda de cobertura vacinal no Estado, no Dossiê Vacinas, publicado na edição 85 da revista Ser Médico, do Cremesp.

    Em julho, a promotora Luciana Bergamo, da Promotoria de Justiça Cível de Interesses Difusos da Infância, enviou ao Cremesp cópias do acórdão do Tribunal de Justiça e da manifestação da Procuradoria Geral de Justiça, visando efetivar a vacinação de crianças em São Paulo. Os documentos foram elaborados a partir de encontro do MPSP, realizado com secretarias da Saúde, entidades médicas e da sociedade civil, em fevereiro.  

    No recurso de apelação, o promotor Geraldo Rangel de França Neto não acatou entendimento anterior de que havia documentos científicos suficientes para demonstrar o risco das vacinas, e elaborou parte de sua argumentação, em favor da vacinação, a partir de matérias da Ser Médico.

    Entre elas, destacou, por exemplo, o artigo Panorama atual, das professoras do Departamento de Moléstias Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Ana Marli Christovan Sartori e Marta Heloísa Lopes, no qual as autoras destacam o impacto da vacinação na epidemiologia das doenças infecciosas, tanto na prevenção como na redução da mortalidade.

    Citou também trecho sobre a importância de manter as coberturas vacinais elevadas para evitar sua reintrodução de doenças já erradicadas, a exemplo dos recentes casos de sarampo ocorridos na região Norte do país, onde o vírus não circulava desde 2016, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

    O promotor também fez referência à afirmação de que não há evidência científica demonstrando que a quantidade de tiomersal, utilizada na vacina tríplice viral, represente riscos à saúde, em função de rigorosos estudos de avaliação de eficácia e segurança já realizados. 

    Ele ressaltou ainda o artigo O futuro que já se pode entrever, do médico infectologista Esper G. Kallás, no qual afirma serem as vacinas “a descoberta com maior impacto no aumento da sobrevida em toda a história da medicina”.

    Encontro com o MPSP

    Além do Cremesp, também estiveram presentes à reunião com o MPSP, no mês de fevereiro, representantes das secretarias de Saúde do Estado e do Município de São Paulo; Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP); Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP); Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIM); e Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), que  participaram ativamente do encontro, compartilhando dados importantes para a construção da peça jurídica do MPSP. 

    De acordo com o coordenador da Assessoria de Comunicação do Conselho, Edoardo Filippo de Queiroz Vattimo, “a colaboração entre o Cremesp, sociedades de especialidade e entidades da sociedade civil tem sido decisiva para o estreitamento de laços e alinhamento das decisões em defesa dos interesses da população”.

    Estudo estatístico

    Desempenhando seu papel de agente defensor da boa prática médica, o Cremesp está colaborando com o MPSP na investigação das razões da queda de cobertura vacinal no Estado. Por isso, encomendou estudo estatístico, elaborado a partir de dados do IBGE, Sim, Sinasc e Datasus, visando identificá-las e contribuir para a reversão desse quadro.

    “A diminuição da cobertura vacinal é multifatorial e está inserida em um problema maior, que envolve deficiências na atenção básica e requer políticas sérias e abrangentes na área”, afirma Vattimo. Segundo ele, recentes acontecimentos envolvendo surtos de sarampo mostram que, de fato, o Brasil vive uma situação alarmante. “É inaceitável a volta de uma doença antes erradicada no País”, afirma.


    Este conteúdo teve 7 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 337 usuários on-line - 7
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.