Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 12-12-2019
    Roda de Conversa
    Presidente do Cremesp visita Itapira para apresentação do Cremesp e orientações sobre atestado de óbito
  • 11-12-2019
    Roda de Conversa
    Presidente do Cremesp busca apoio para eventos pedagógicos em Marília, visando à prevenção de infrações éticas
  • 10-12-2019
    Expediente de final de ano
    Cremesp alerta sobre horários de atendimento, prazos processuais e obtenção de serviços
  • 10-12-2019
    Delegacias
    Atendimento do Cremesp em Itapeva e região passará a ser feito em Botucatu, Registro e Sorocaba a partir de 20/12/19
  • Notícias


    02-12-2019

    Roda de Conversa

    Médicos da Baixada Santista conversam com presidente do Cremesp sobre desafios locais de atendimento

    O presidente do Cremesp, Mario Jorge Tsuchiya, esteve em Santos, no dia 30 de novembro, buscando aproximação com os colegas da região e colocando o Cremesp à disposição para, juntos, superarem situações conflituosas e capazes de interferir no desempenho profissional. O encontro integrou a 7º edição da Roda de Conversa com o Presidente do Cremesp, realizada na Irmandade Santa Casa de Misericórdia local, e contou também com representantes de instituições de várias outras cidades da Baixada Santista, como São Vicente, Peruíbe e Mongaguá.  

    “Embora o Cremesp seja mais conhecido por sua função judicante, existem outras também fundamentais, como a pedagógica, na qual esta atual gestão está enfatizando”, explicou Tsuchiya. E é justamente a função pedagógica aquela destinada a orientar os médicos sobre como atuar de acordo com os ditames ético-profissionais e, assim, evitar sindicâncias – ou, por outro lado, justificar condutas que levaram a eventuais queixas.


    Proteção social

    Uma das intenções do Cremesp ao criar a Roda de Conversa foi esclarecer sobre o rol de atuações da autarquia, o que nem sempre é claro entre os próprios pares. “Há quem tenha dúvida como: “eu pago a minha anuidade, e o que o Conselho faz por mim?”.  Entre os nossos esforços está o de proteger a sociedade contra os maus médicos”, disse o presidente.
     

    Para tanto, como nos encontros anteriores – em Araraquara, Presidente Prudente, Campinas, Ribeirão Preto, Botucatu e São José dos Campos – Tsuchiya pediu ajuda dos colegas da Baixada, no sentido de apoiar iniciativas em defesa do correto desempenho ético da profissão. Vale lembrar: por mais que se empenhem, há somente 42 conselheiros regionais e cerca de 120 delegados regionais da Casa, ou seja, insuficiente para lidar com questões complexas em Saúde em um Estado com aproximadamente 150 mil médicos em atuação.

    Além de apresentar o Cremesp e solicitar apoio, o terceiro intento da Roda de Conversa é ouvir os colegas. “A Medicina está muito bem. Os que estão mal são os médicos”, lamentou Tsuchiya, que abriu espaço para a manifestação dos presentes, vindos da própria Santa Casa, Hospital Casa de Saúde, Hospital São Lucas, Hospital Frei Galvão e Beneficência Portuguesa, em Santos; Hospital Ana Costa, de São Vicente; Unidade de Pronto Atendimento (UPA), de Peruíbe; Hospital Santo Amaro, de Guarujá; e Pronto-Socorro Municipal de Itanhaém.


    Os problemas relatados envolvem desde deficiências de ordem estrutural nas cidades mais desassistidas em Saúde, como Peruíbe, Itanhaém e Mongaguá; incongruências no fluxo de atendimento entre municípios vizinhos; e, ainda, dilemas relativos à própria carreira. “As pessoas deixaram de nos respeitar, e acabam nos culpando por carências de toda a ordem”, desabafou Júlio Virgílio Isidoro, diretor técnico do PS de Itanhaém.

    As próximas Rodas de Conversa estão previstas para as cidades de Marília e Araçatuba.

    Foto: Osmar Bustos


    Este conteúdo teve 364 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 9h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h


    ESTACIONAMENTOS : NOVOS CONVÊNIOS


    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2019 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 455 usuários on-line - 364
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior