Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 27-03-2024
    Ato Médico
    Cremesp leva à Polícia Civil e Anvisa farmacêutico que realizou e feriu paciente em procedimento estético
  • 25-03-2024
    Atualização profissional
    Cremesp lança segunda edição do Manual Melhores Práticas Clínicas na Covid-19
  • 25-03-2024
    Programa Mais Médicos
    Fiscalização do Cremesp encontra irregularidades em São Bernardo do Campo
  • 22-03-2024
    Acreditação de escolas
    Cremesp recebe SAEME-CFM para falar sobre qualidade do ensino médico
  • Notícias


    13-01-2020

    Publicação

    Nova edição da Revista Ser Médico apresenta dossiê sobre epidemia do HIV/Aids

     



    A edição número 89 da Revista Ser Médico destaca os avanços da ciência médica sobre o vírus HIV/AIDS, os desafios atuais da luta contra a epidemia e da prevenção da transmissão do vírus, bem como as novas pesquisas na área. Um dos destaques do conteúdo é a apresentação do trabalho do cientista norte-americano Robert Siliciano, professor da Johns Hopkins University e pesquisador do Howard Hughes Medical Institute, ambos em Maryland, nos EUA.
     
    A reportagem de capa aborda a história da epidemia, desde a descoberta do vírus até os avanços no tratamento antirretroviral, que permitiram a cronificação da doença. O dossiê ainda detalha aspectos da epidemiologia na atualidade, ressaltando também novas estratégias de prevenção, como a profilaxia pré-exposição e a busca contínua por novos medicamentos. Por fim, são apresentados os desafios da ciência na busca pela cura.
     
    Para Edoardo Vattimo, coordenador de Comunicação do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), esta é uma edição especial que aborda o amplo trabalho desenvolvido por profissionais médicos e cientistas no mundo inteiro, além dos avanços em pesquisas do vírus HIV e tratamentos que obtiveram êxito. “Convidamos grandes especialistas para apresentar um dossiê detalhado a respeito de uma das principais questões de saúde pública do século XX, a epidemia de HIV/AIDS. Escolhemos este tema por seu significado para a Medicina, desde o relato dos primeiros casos da doença, na década de 1980”, comenta. 
     
    A questão da saúde pública no país também é ressaltada. O Brasil, único país a ofertar à sua população um serviço de saúde de acesso universal para mais de 200 milhões de pessoas por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), oferece à população o tratamento contra o vírus da AIDS, desde 2013. Esse programa governamental é reconhecido mundialmente como um dos mais abrangentes e avançados.
     
    Entre os outros temas tratados na revista estão a campanha Janeiro Roxo, que aborda a hanseníase; avanços tecnológicos em Radiologia, como as impressões 3D, que podem auxiliar cirurgiões no planejamento de passos operatórios; e avanços da antiga vacina contra varíola; entre outros temas.
     
    A Revista Ser Médico é uma publicação trimestral do Cremesp, distribuída para mais de 150 mil médicos do Estado de São Paulo.
     
    Para saber mais e ler as reportagens na íntegra, acesse a edição digital da Revista Ser Médico


    Este conteúdo teve 9 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 454 usuários on-line - 9
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.