Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 27-03-2024
    Ato Médico
    Cremesp leva à Polícia Civil e Anvisa farmacêutico que realizou e feriu paciente em procedimento estético
  • 25-03-2024
    Atualização profissional
    Cremesp lança segunda edição do Manual Melhores Práticas Clínicas na Covid-19
  • 25-03-2024
    Programa Mais Médicos
    Fiscalização do Cremesp encontra irregularidades em São Bernardo do Campo
  • 22-03-2024
    Acreditação de escolas
    Cremesp recebe SAEME-CFM para falar sobre qualidade do ensino médico
  • Notícias


    09-12-2020

    Evento online

    Cremesp debate o programa de residência médica no País, durante fórum do CFM

    "O futuro da Residência Médica no Brasil" foi o tema central do XI Fórum da Comissão de Ensino Médico do Conselho Federal de Medicina (CFM), realizado em 5 de dezembro, em formato online, que contou com a participação da presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), Irene Abramovich.

    A primeira mesa de discussão, intitulada "Onde estamos?" e mediada pelo conselheiro e representante do CFM na Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), Anastácio Kotzias Neto, teve seu debate protagonizado por Irene e pelo conselheiro federal Alcindo Cerci Neto. Já as palestras ficaram a cargo do membro da Comissão de Ensino Médico do CFM, Milton de Arruda Martins; do presidente da Associação Nacional de Médicos Residentes (ANMR), Euler Nicolau Sauaia Filho, e do presidente da Comissão Estadual de Residência Médica (CEREM) de São Paulo, Luiz Koiti Kimura.

    Palestras
    A importância da residência médica (RM) foi discutida por Milton, durante sua apresentação. Locais como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, França, Portugal e Espanha foram citados como referência em relação ao programa que, inclusive, nestas regiões, é obrigatório para a atuação médica — diferentemente do Brasil. Martins também enfatizou que, nestas localidades, com exceção dos EUA, as vagas para a RM são definidas pelas autoridades de saúde, como forma de atender às necessidades da população.

    De acordo com Arruda, nestas regiões, a formação de especialistas está centrada na residência médica — fato este que considera essencial. "O aprendizado na vida real, sob supervisão, é o modo mais adequado para formar profissionais", destacou.

    Já Euler, em sua palestra, criticou a atual bolsa de remuneração dos residentes no Brasil, enfatizando que, muitas vezes, eles são escalados para atuar em locais distantes, sem a infra-estrutura apropriada e sem as condições necessárias para se manterem. 

    Para finalizar a rodada de apresentações, Kimura discorreu sobre o futuro da residência médica no País, e defendeu a transformação do método de ensino voltado ao conteúdo pragmático, para um que priorize o desenvolvimento de habilidades. O presidente da CEREM também apontou que a pandemia da covid-19 está e continuará  sendo responsável pela ampliação do conhecimento médico e que, inclusive, já demanda novas competências e mudanças na educação.

    Debates
    Irene iniciou o debate enfatizando e defendendo a importância de se discutir residência médica no Brasil. Embasando-se nas palestras, corroborou a fala de Martins, afirmando que o sistema de saúde precisa discutir a necessidade de especialistas no País, uma vez que há a falta de profissionais em determinados segmentos, como no caso da Medicina da Família e Comunidade. "Não temos procura espontânea de alunos por algumas especialidades. Isto ocorre, sobretudo, em decorrência da falta de incentivo do mercado e do preconceito que muitas vezes está presente nas próprias faculdades", apontou.

    A presidente do Cremesp também abordou a abertura indiscriminada de vagas para a residência médica e falou sobre os métodos de avaliação dos residentes no programa, sugerindo que é fundamental que seja feita, também, com base nos portfólios dos estudantes. Outro ponto, que foi alvo de crítica de Irene, dispõe sobre a cultura "hospitalocêntrica" da residência médica, que impede a atuação dos profissionais em postos de saúde e unidades básicas de saúde (UBS). "Hoje, a prática médica não é só hospital, é tudo!"

    Para finalizar o debate, Cerci fez algumas ponderações sobre os discursos dos palestrantes e frisou a relevância de se rediscutir o funcionamento da residência médica no País, visto que o exercício da Medicina vem se inovando, principalmente com a atual pandemia. O conselheiro federal também apontou dicotomias nas falas, relativas à dedicação exclusiva em outros países e ao valor da bolsa dos residentes.

    O evento online pode ser acompanhado, na íntegra, pelo canal do YouTube do CFM.


    Este conteúdo teve 3 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 365 usuários on-line - 3
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.