Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 17-04-2024
    Nota de pesar
    O Cremesp lamenta a morte do médico sanitarista José da Silva Guedes
  • 15-04-2024
    1º Encontro de Perícias Médicas
    Cremesp aborda aspectos essenciais das perícias cível, criminal e previdenciária em evento inédito
  • 11-04-2024
    Homeopatia
    Livro materializa esforço do Cremesp e especialistas em promover a assistência humanizada
  • 09-04-2024
    Publicação
    Cremesp lança versão impressa de livro sobre Homeopatia com transmissão ao vivo pelo Youtube  
  • Notícias


    18-08-2022

    Eventos

    Estudantes e médicos experientes recebem o Cremesp em Santos

    O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) promoveu, no dia 17 de agosto, eventos de destaque em Santos, litoral de São Paulo, nos quais estiveram em evidência dois momentos essenciais da carreira do médico: a juventude e a experiência. Um bate-papo informal com sextanistas de Medicina aconteceu à tarde e, à noite, a cerimônia solene para prestigiar colegas que completaram 50 anos de profissão. Nestas ocasiões, conduziram os trabalhos Irene Abramovich, presidente do Cremesp; Maria Camila Lunardi, diretora 2ª secretária; e Mônica Yasmin Pinto Corrado; conselheira responsável pela Delegacia de Santos. 

    Em sua 2ª edição, a “Conversa com o Cremesp” foi realizada junto a 114 alunos na Universidade Metropolitana de Santos (Unimes), contando ainda com a presença de Rogério Dedivitis, coordenador do Internato daquela instituição. Além de esclarecer sobre as atribuições de cunho regulamentador, fiscalizador, judicante, cartorial, política e educativa da Casa, o Cremesp evidenciou alguns dos erros comuns no início de carreira – e a forma de preveni-los –, e tirou dúvidas dos estudantes.

    Maria Camila Lunardi, coordenadora desta atividade, salientou algumas “armadilhas éticas”, capazes levar a queixas contra recém-formados, aconselhando: “ao assumirem os primeiros plantões, conheçam os locais onde serão realizados, e as condições disponíveis para prestar os atendimentos, já que serão responsabilizados por estes”. Já a presidente do Conselho, entre outros pontos, destacou a importância do correto preenchimento do prontuário que, na opinião dela, não serve para a defesa do médico: é a vida do paciente no hospital. “Quando a letra é ruim, escreva no computador, com todos os detalhes relevantes”.

    Entre as dúvidas estiveram desde a documentação necessária para tirar o CRM, ao significado de “imperícia”. Durante o encontro, todos receberam o Código de Ética Médica. 

    50 anos            
    Sempre emocionante e com presença dos familiares dos homenageados, a cerimônia pelos colegas que completaram 50 anos de profissão ocorreu na Câmara Municipal de Santos, em honra de médicos que atuam ou atuaram nas regiões abrangidas pela Delegacia Regional do Cremesp de Santos – na qual também é responsável o conselheiro Mário Mosca Neto, que ainda engloba Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande e São Vicente.

    Além da presidente Irene Abramovich – que lembrou as dificuldades presentes nos anos de pandemia, em que médicos de todas as idades se envolveram e fizeram o máximo possível no acolhimento dos pacientes –, e das conselheiras Maria Camila Lunardi e Monica Yasmin Pinto Corrado, a mesa diretora contou com os médicos Mariana Trazzi, diretora do Departamento de Atenção Básica do município, representando Rogério Santos, prefeito de Santos, e Adriano Catapreta, secretário municipal da Saúde; e Fleuri Gomes de Melo Filho e Eloi Guilherme Moccellin, representantes da Beneficência Portuguesa e Santa Casa de Santos, respectivamente. Presentes também na ocasião Miguel Angelo de Sousa, delegado superintendente da delegacia regional de Santos, e Milton Vitor Davoglio e Guilherme Zanutto Cardillo, também delegados de Santos do Cremesp.

    Receberam medalhas e certificados os médicos Aristides Gonçalves Júnior; Cardec Batista Fontana Rufino; Edison Fuim; Jalmar Torres; Renê Mendes; Sérgio Luiz de Almeida; Suely Corrêa Cardoso dos Santos; e Luiz Roberto Colombo Barboza – orador da turma, que em nome dos colegas, ressaltou a “honra de ter escolhido a Medicina como carreira, profissão nobre e bonita, na qual são necessários competência, dedicação e carinho ao próximo”.

    Veja as fotos dos eventos.

    Fotos: Osmar Bustos


    Este conteúdo teve 24 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 269 usuários on-line - 24
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.