Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 30-11-2023
    Evento
    Sextanistas das faculdades de Medicina da São Camilo e São Caetano recebem projeto Conversa com o Cremesp
  • 29-11-2023
    Nota de Retratação
    Decisão judicial retratação Cremesp
  • 29-11-2023
    Vistorias em Mauá
    Irregularidades constatadas em 77% das unidades de saúde fiscalizadas pelo Cremesp colocam em risco o atendimento à população
  • 27-11-2023
    4ª Conferência Estadual da Lei do Ato Médico
    Cremesp debate danos clínicos e infrações legais em procedimentos estéticos invasivos
  • Notícias


    20-10-2023

    Assassinato de ortopedistas

    Ofício do Cremesp é atendido pelo Ministro da Justiça

    O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), em nome de seu presidente, Angelo Vattimo, foi atendido em sua solicitação ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), para que providências fossem adotadas em relação ao covarde assassinato cometido no Rio de Janeiro contra três médicos ortopedistas que participariam de um congresso daquela especialidade. A resposta ao Cremesp – e adoção das medidas cabíveis – partiram de determinação do próprio ministro daquela pasta.

    No dia 5 de outubro, ofício nº 554/2023, da Presidência do Cremesp, elaborado por sua Procuradoria Jurídica (GPR/PJA), requereu a intervenção do MJSP nas investigações do episódio sem precedentes que tirou a vida dos médicos ortopedistas Marcos Andrade Corsato, Diego Ralf Bomfim e Perseu Ribeiro Almeida, e feriu gravemente o também ortopedista Daniel Sonnewend Proença. No documento, o Cremesp conclamou ao MJSP que a investigação do crime fosse “conduzida com os rigores legais e rápida apuração dos fatos, especialmente na identificação da autoria delitiva dos crimes contra a vida praticados”.

    A resposta foi encaminhada ao Cremesp em 16 de outubro, por meio do ofício nº 121/2023, emitido pela Superintendência Regional de Polícia Federal no Rio de Janeiro (SR/PF/RJ), informando que, “por determinação do Senhor Ministro de Estado de Justiça e Segurança Pública, esta Polícia Federal está acompanhando e prestando colaboração à investigação sobre o referido caso, que, no entanto, está sob responsabilidade da Polícia Civil do Rio de Janeiro”. Isso significa, em suma, que o empenho do Cremesp levou o MJSP a determinar à Polícia Federal rigor em relação a esta situação.

    Lembrando o crime  

    Os ataques aconteceram na madrugada do dia 5 de outubro, na avenida da praia da Barra da Tijuca, na zona Oeste do Rio de Janeiro. Os quatro ortopedistas haviam chegado à capital fluminense para participar, no dia seguinte, do 6º Congresso Internacional de Cirurgia Minimamente Invasiva do Pé e Tornozelo, evento internacional que contava com apoio da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé, entidade da qual os médicos faziam parte. Eles estavam em um quiosque da região, quando foram vítimas de dezenas de disparos de armas de fogo.

    Marcos Andrade Corsato era médico do Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Diego Ralf Bomfim e Perseu Ribeiro Almeida também eram especialistas pelo IOT-FMUSP, respectivamente, em reconstrução óssea e em cirurgia do pé e tornozelo. O único sobrevivente, médico Daniel Sonnewend Proença é especialista em cirurgia ortopédica, traumas, reconstrução e alongamento ósseo, graduado pela Faculdade de Medicina de Marília, instituição na qual também realizou residência médica.

    O Cremesp segue acompanhando o caso e tem adotado outras providências, inclusive em 19/10/2023, o presidente Angelo Vattimo e o coordenador do Departamento de Fiscalização, Roberto Rodrigues Junior, reuniram-se com o Secretário de Segurança Pública, Deputado (licenciado) Capitão Guilherme Derrite, para discutir temas relacionados à preocupação com a violência e segurança dos médicos do Estado de São Paulo, mantendo o propósito de atuar firmemente neste tema.
     


    Este conteúdo teve 789 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2023 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 121 usuários on-line - 789
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.