Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 21-02-2024
    Regionais
    Delegacia do Cremesp de São João da Boa Vista estará temporariamente fechada a partir de 23 de fevereiro de 2024
  • 19-02-2024
    Combate ao charlatanismo
    Preso em flagrante dentista denunciado pelo Cremesp por curso de reposição hormonal
  • 08-02-2024
    Feriado
    Cremesp não terá expediente nos dias 12 e 13 de fevereiro e retomará suas atividades no dia 14, a partir das 12h
  • 07-02-2024
    Fiscalização
    Cremesp atua contra substituição de médicos em unidades de saúde de São Bernardo do Campo por bolsistas do Mais Médicos
  • Notícias


    29-11-2023

    Vistorias em Mauá

    Irregularidades constatadas em 77% das unidades de saúde fiscalizadas pelo Cremesp colocam em risco o atendimento à população

    Em um total de 36 vistorias realizadas em equipamentos de saúde da cidade de Mauá (SP), o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) identificou uma série de irregularidades, levantando preocupações sobre a segurança do atendimento tanto para a população quanto para os profissionais que atuam nessas unidades. 

    Do total de unidades fiscalizadas pela autarquia, 28 delas apresentaram uma ou mais não conformidade.

    “O resultado das vistorias sinaliza a urgência de medidas corretivas e investimentos para garantir um ambiente de saúde seguro e eficiente para a população e os profissionais envolvidos”, afirma Angelo Vattimo, presidente do Cremesp. 

    Realizada entre fevereiro e julho de 2023, a iniciativa teve como objetivo a verificação das condições de funcionamento, incluindo documentação, estrutura física e recursos humanos relacionados à prática médica.

    As fiscalizações abrangeram diferentes tipos de unidades de saúde: 17 Unidades Básicas de Saúde (UBS), quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), dois hospitais, três Unidades de Saúde da Família, um ambulatório de especialidades, três Centros de Atenção Psicossocial (CAPs), um Centro de Referência em Saúde da Mulher, Criança e Adolescente, um Núcleo de Atenção à Violência Sexual, duas Residências Terapêuticas, um Serviço de Atenção Domiciliar e um Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

    As irregularidades levantadas pela ação do Conselho desrespeitam não só as regras vigentes para o ato médico, assim como outras normas, incluindo  a legislação federal.

    “Precisamos unir forças para sanar os problemas encontrados e por isso, todas essas constatações estão sendo levadas a outros órgãos competentes e atuantes do setor, como Ministério Público do Estado de São Paulo e Vigilância Sanitária, além das Secretarias Municipais de Saúde e demais conselhos de classe da área da saúde, entre outros”, comenta Roberto Rodrigues Junior, coordenador do Departamento de Fiscalização do Cremesp.

    Confira as principais irregularidades encontradas na Operação Mauá DEF Cremesp

    Documentação

    Nas unidades de saúde fiscalizadas, 23 não apresentaram Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB); 20 não apresentaram a licença sanitária (Visa); 28 não estavam devidamente registradas no Cremesp; e 21 não contavam com médico responsável técnico formalizado.

    Estrutura

    Foi constatado que 25 unidades tinham instalações inadequadas; 21 sofriam com a falta de equipamentos e/ou insumos; 14 enfrentavam escassez de medicamentos; e sete estavam com ausência de vacinas.

    Operação

    Entre as unidades vistoriadas, 26 apresentavam falhas em protocolos e/ou procedimentos; e duas estavam sem atividade médica.

    Recursos Humanos

    A operação do Cremesp apontou ainda que 16 unidades tinham número insuficiente de médicos para atender à demanda; 5 delas possuíam equipes incompletas; e, em outras 5, a qualificação dos médicos não estava devidamente comprovada.
     


    Este conteúdo teve 1316 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 449 usuários on-line - 1316
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.